segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Lula e Demóstenes São Apontados Como Os Mais Corruptos do Brasil

O Movimento 31 de Julho, grupo voltado para o combate à corrupção, divulgou nesta semana uma parcial da edição 2012 do “Troféu Algemas de Ouro”. Trata-se de uma disputa em que a população, por meio de uma enquete no Facebook, pode votar em quem seria o maior corrupto do Brasil ainda impune pela Justiça. Até o momento, o ex-presidente Lula e o ex-senador goiano Demóstenes Torres lideram a votação.

No ano passado, os “vencedores” foram o senador José Sarney, com 60% dos votos, o ex-ministro José Dirceu, em segundo lugar com 20%, e em terceiro, a deputada federal Jaqueline Roriz.

Neste ano os concorrentes são o ex-senador Demóstenes Torres (ex-DEM), acusado de usar seu mandato em serviço de Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira; o deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB), suposto articulador do chamado “mensalão tucano”; a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra (PT), pivô de um escândalo de tráfico de influência; o Ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel (PT), acusado de “prestar” consultorias fantasma; o ex-presidente da construtora Delta, Fernando Cavendish, acusado de envolvimento com o grupo de Cachoeira; o senador Jader Barbalho (PMDB), suspeito de participação no escândalo da Sudam; o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (ex-DEM), cassado por corrupção; o ex-presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), listado por negar a existência do mensalão e por suspeita de ter pressionado o Supremo Tribunal Federal (STF) para adiar o julgamento do caso; o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), pelo “conjunto da obra”, e por ser procurado pela Interpol; e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), acusado de firmar acordos ilícitos com a Delta e de também ter envolvimento com Carlinhos Cachoeira.

O Movimento 31 de Julho ressalta que José Sarney não concorre nesta edição para não haver “desequilíbrio entre os concorrentes”. “O Troféu Algemas de Ouro resolveu homenageá-lo em ‘hors concours’, estabelecendo uma disputa mais equilibrada entre peso-pesados da política brasileira”, diz o texto divulgado pelo grupo.

Na última parcial divulgada, o ex-presidente Lula liderava com 35,5% dos votos. Logo atrás estavam Demóstenes Torres, com 28,1%, e Eduardo Azeredo, com 25,2%. A votação vai até o dia 15 de janeiro, na página do Movimento no Facebook, e a divulgação do resultado deve acontecer no dia 20 “em festividade a ser divulgada oportunamente”.

Nenhum comentário: