segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Governador Entrega 1228 Viaturas Que Renovarão a Frota da Segurança Pública no Estado‏


O governador Marconi Perillo entregou, na manhã de hoje, à Secretaria de Segurança Pública e Justiça, 1228 viaturas novas que renovarão a frota das instituições que integram a pasta. Os veículos serão repassados à Polícia Militar (1115), à Polícia Civil (50), à Superintendência da Polícia Técnico-Científica (43) e ao Corpo de Bombeiros Militar (20). As viaturas, modelo Volkswagen Gol, motor 1.6, pertencem ao primeiro lote de veículos que substituirão por completo a frota da segurança pública. O segundo lote deve ser entregue em até dois meses.

Marconi lembrou os problemas crônicos com as viaturas policiais, vividos no passado, e a descrença de que a frota fosse renovada por inteiro. “Eram viaturas sem pneus, motor, sem combustível, que iam para oficinas improvisadas, e que ali ficavam meses e até anos. Isso acabou. Com o conceito de terceirização da frota, de manutenção permanente dos veículos, e de pagamento rigorosamente em dias aos que prestam o serviço. É uma realidade nova”, declarou.

Os veículos foram locados da empresa CS Brasil Transportes de Passageiros e Serviços Ambientais LTDA, que venceu o pregão eletrônico. Segundo o contrato de 20 meses, o Estado não precisará arcar com seguro e manutenção das viaturas. No segundo lote serão entregues 681 carros,entre os quais picapes de tração 4x4 para patrulha rural da PM, furgões para transporte de menores que cumprem medidas socioeducativas nas unidades da Secretaria de Cidadania e rabecões para o Instituto Médico Legal (IML). Também serão entregues modelos SUV para grupamentos especiais, como o Batalhão de Choque e Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam).

Segundo o secretário de Segurança Pública e Justiça, Joaquim Mesquita, os veículos contribuirão para o aprimoramento e melhoria das condições de trabalho dos policiais. O governador disse que estava contente pela oportunidade de entregar, pela segunda vez este ano, viaturas novas para o enfrentamento à violência e combate à criminalidade.

Novos conceitos

Marconi disse que novos conceitos estão sendo implantados na administração estadual. As mudanças garantem autonomia aos órgãos e melhor prestação de serviços. “São conceitos que vieram para ficar. O aluguel de viaturas veio para ficar, e agora com a tranquilidade de que não há mais prorrogação, nem aditivo. Nos hospitais, apesar de algumas resistências, estamos introduzindo conceitos novos também, como a gerência por meio de Organizações Sociais (OSs), com objetivo de melhorar o trabalho dos profissionais e a prestação de serviços aos usuários. Na educação, começamos a passar o dinheiro direto para os conselhos gestores, para os diretores, para que eles possam fazer as escolhas das prioridades e investir”, explanou.

Ele garantiu que essas mudanças chegarão também à segurança pública. Comentou que há projetos importantes que estão para ser votados na Assembleia Legislativa, e disse que há estudos para que os recursos da pasta sejam transferidos diretamente aos delegados e chefes de agência, como acontece na área da educação. “Na segurança pública, muitas mudanças estão em curso, muitos projetos na Assembleia, acompanhados de perto pelo secretário. Também vamos inserir na secretaria (de segurança) a cultura de manutenção permanente, que vai começar agora na educação. Faremos uma licitação para que todos os órgãos a tenham. E estamos nos preparando para repassar diretamente para os delegados e chefes de agência, o dinheiro como fizemos na educação, para que eles possam fazer os primeiros reparos e reformas”, explicou.

O governador disse que um novo futuro se anuncia para a segurança pública no Estado. “Meu sentimento é de convicção que daremos à população todas as respostas que ela reivindica. Temos todas as condições para realizarmos um trabalho cada vez mais eficiente, de combate rigoroso à criminalidade e às drogas”, afirmou. Ele reiterou que ainda neste mês será aberta a licitação para construção do Centro de Reabilitação e Recuperação de Dependentes Químicos (Credeq). “É preciso primeiro combater a entrada da droga e, na educação, trabalhar a cabeça das crianças para que elas possam seguir outro caminho”, ponderou.

Marconi pediu aos dirigentes das instituições beneficiadas que, ao fazerem a entrega dos veículos, levem a mensagem do governo de que as mudanças na área da segurança serão sólidas. “A oportunidade de fazer a entrega é também a de levar o discurso do que nós estamos fazendo e vamos fazer para a nossa população”, recomendou.

Nenhum comentário: