quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Governador Marconi Perillo Visita Prefeito de Goiânia Paulo Garcia e Propõe Parcerias Para a Realização e Agilização de Obras


O governador Marconi Perillo fez, na manhã de hoje, visita ao prefeito Paulo Garcia no Paço Municipal para cumprimentá-lo pela reeleição do dia 7 de outubro e discutir parcerias entre o governo e a prefeitura com relação a questões de mobilidade na Capital. Acompanhado do presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), Jayme Rincón, e dos secretários de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, e de Infraestrutura, Danilo de Freitas, o governador se reuniu com o prefeito por mais de uma hora e tratou, dentre outros assuntos, da necessidade de união de forças entre Prefeitura, Governo, bancadas de senadores e de deputados e setor empresarial, para o desentrave das obras do aeroporto Santa Genoveva.
Segundo Marconi, foram discutidos muitos assuntos importantes para Goiânia, para os quais o Governo do Estado e a Prefeitura têm pressa em viabilizar. Obras de duplicação, como de Goiânia a Bela Vista, a construção de três viadutos na Avenida Perimetral; áreas de licenciamento da Prefeitura para a construção de dois hospitais, o da Região Noroeste e o Hospital da Mulher; além de parcerias em relação à revitalização da Praça Cívica que culminaria também na construção de um museu no local da antiga sede administrativa do município, conhecida como Palácio das Campinas.
“Pedimos ainda colaboração na construção do viaduto da Marginal Botafogo com a Avenida 88; do viaduto da Goiás Norte; da estação gastronômica que pretendemos fazer em frente ao zoológico, dentre outros projetos importantes, como é o caso do VLT, que vai precisar fundamentalmente da parceria e do apoio da Prefeitura”, frisou o governador.
Ele sintetizou os projetos discutidos como “ação para vitalizar a cidade e colaborar para que o goianiense tenha uma qualidade de vida melhor”. Disse que foi muito bem recebido pelo prefeito e que obteve garantia de que trabalharão unidos em favor do goianiense. Marconi disse também que, para a maioria dos projetos, há recursos. “Temos recursos assegurados no caso dos viadutos e das duplicações por meio da cooperação com o BNDES. Do VLT, estamos fazendo uma parceria público-privada e já temos uma parte dos recursos assegurados. Aos outros, ainda temos de assegurar, mas a grande maioria já está assegurada. E como estamos tendo a primeira conversa após as eleições, é claro que vamos buscar condições de viabilizar tanto os recursos da Prefeitura, quanto os recursos do Governo estadual”, esclareceu.
Em relação à paralisação das obras do aeroporto, o governador disse que teve conversa prática com o prefeito e afirmou que o problema hoje é mais técnico do que político. Ele convocou o prefeito e a bancada goiana para uma “conversa contundente” com a Infraero. “Eu estive várias vezes no TCU, na Infraero, conversando com o consórcio de empresas, Ministério dos Transportes, e o problema hoje está exatamente na conclusão dos projetos executivos e complementares. A Infraero contratou o Exército, e o Exército não entregou os projetos conforme era interesse da Infraero, e agora ela está em dúvida se devolve ao Exército, já que ele tem, por força de lei, o domínio sobre a elaboração dos projetos e está exigindo isso; ou se licita de novo esses projetos e conclui”, declarou. “Convoquei todos, porque toda a população goiana está padecendo com a precariedade do nosso aeroporto. Se tivesse ao nosso alcance resolver alguma coisa concreta, já teria sido resolvido. O que podemos e devemos é nos unir e fazer pressão para que o problema seja solucionado”, definiu.

Nenhum comentário: