quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Governador Discute na Infraero Andamento do Projeto do Aeroporto de Goiânia


Em mais uma tentativa de resolver o problema das obras do aeroporto de Goiânia, o governador Marconi Perillo foi hoje à tarde à Infraero, em Brasília, para cobrar informações novas sobre se já há alguma definição a respeito do projeto executivo. O presidente da Infraero, Gustavo Vale, informou ao governador que amanhã terá reunião com o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o alto comando do Exército para discussão a respeito do projeto. Na reunião, segundo Gustavo Vale, será definido se o Exército dará continuidade à elaboração do projeto técnico executivo ou se a incumbência voltará ao comando da Infraero.
O governo estadual trabalha na perspectiva de que o projeto executivo seja liberado até dezembro e o início das obras ocorra no mais tardar em janeiro ou fevereiro.  Para isso, Marconi fará nova visita ao Tribunal de Contas da União (TCU), na tentativa de acelerar o trâmite burocrático. “Estamos aqui, mais uma vez, trabalhando para que seja destravado o início das obras do Aeroporto de Goiânia”, disse Marconi, ao enfatizar a presença em sua comitiva dos três senadores do Estado e de quatro deputados federais. De acordo com Marconi, a disposição da presidente Dilma Rousseff em ajudar no destravamento desse processo, como acertado com o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, há duas semanas, vai contribuir em muito também para a aceleração dessa obra.
Integraram a comitiva do governador à Infraero os senadores Lúcia Vânia, Cyro Miranda e Wilder Morais, os deputados federais Jovair Arantes (PTB), João Campos, Carlos Alberto Leréia e Valdivino de Oliveira (PSDB), além do secretário estadual de Infraestrutura, Danilo de Freitas.
Após cumprir agenda na Infraero, o governador foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) para uma reunião com o ministro Luiz Fux. Na reunião estava presente também o governador da Bahia, Jaques Wagner. Em discussão está a batalha jurídica que Goiás trava com aquele Estado e que envolve os limites geográficos entre os dois entes de federativos e mais Tocantins e Minas Gerais. Goiás alega que a Bahia anexou ao seu território terras que originalmente pertencem à jurisdição goiana. O vice-governador José Eliton Júnior, que é natural de Posse, região envolvida no conflito, e o deputado estadual Iso Moreira (PSDB), representante do Nordeste goiano na Assembleia Legislativa, acompanharam o governador na audiência.


Nenhum comentário: