sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Neymar é Crucificado em Capa de Revista Placar e Gera Polêmica

A re­vista Placar, da Edi­tora Abril, di­vulgou nesta quarta-feira a capa de sua pró­xima edição. E o re­sul­tado está ge­rando muita po­lê­mica. A pu­bli­cação es­por­tiva exibe uma fo­to­mon­tagem do ata­cante Neymar, do Santos, na po­sição de Jesus Cristo, cru­ci­fi­cado. Tudo para jus­ti­ficar a re­por­tagem sobre a con­de­nação ao atleta por sua fama de "cai-cai".
Em nota di­vul­gada no site da re­vista, o di­retor de re­dação Sérgio Xa­vier de­fende que o ata­cante se tornou um bode ex­pi­a­tório de "um es­porte em que todos jogam sujo". A dis­cussão que se formou em torno do as­sunto, prin­ci­pal­mente nas redes so­ciais, no en­tanto, diz res­peito, em maior grau, à com­pa­ração de Neymar com Cristo. A re­vista diz que apenas se valeu da imagem para ilus­trar a re­pos­tagem, sem qual­quer co­no­tação re­li­giosa.
"Agra­de­cemos pelas crí­ticas também. A gente com­pre­ende a con­fusão que as pes­soas fazem, mas essa é uma in­ter­pre­tação equi­vo­cada do nosso tra­balho", afirma o di­retor de re­dação da Placar, Mau­rício Barros. "Vale dizer que a cru­ci­fi­cação é um mé­todo his­tó­rico de exe­cução pú­blica. Pe­dimos des­culpas a quem se sentiu ofen­dido".
A capa da re­vista, que será man­tida, abre es­paço para ana­lisar o que os jor­na­listas ob­ser­varam com a ex­pe­ri­ência da co­ber­tura do fu­tebol. "A gente per­cebeu que au­men­taram as crí­ticas a Neymar por si­mular faltas e pen­samos como o jo­gador mais im­por­tante do Brasil, que re­cebe mais faltas também, é o mais mar­cado, e está sendo ro­tu­lado de mau exemplo. É uma in­versão de va­lores", disse Barros, lem­brando crí­ticas ao ata­cante feitas pelo go­leiro Ro­gério Ceni e pelos co­rin­ti­anos Tite e Paulo André.
"Ele está le­vando culpa por algo que acon­tece sempre no fu­tebol bra­si­leiro, como agarra-agarra em co­brança de es­can­teio, trei­na­dores que pre­ju­dicam os juízes... O fu­tebol é um am­bi­ente onde todos que estão dis­pu­tando querem levar van­tagem, de ma­neira lí­cita ou não."
A re­vista Placar chega às bancas nesta se­mana. Uma nota foi di­vul­gada pe­dindo des­culpas a quem se sentiu ofen­dido pela ilus­tração, com­pa­rando Neymar a Jesus Cristo.
Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: