sábado, 29 de setembro de 2012

Marconi Convida Empresários dos Estados Unidos a Investir em Goiás


Em um dia muito produtivo da viagem aos Estados Unidos, o governador Marconi Perillo participou, no Harvard Club, em Nova Iorque, do Seminário intitulado Nova Fronteira do Brasil – Como Investir em Goiás, um Estado da região Centro-Oeste, organizado pela Câmara de Comércio Brasil Estados Unidos (Amcham). O seminário foi uma oportunidade para que o governador e os representantes da comitiva goiana, composta pelos principais dirigentes das entidades do setor produtivo do Estado, apresentassem aos empresários estadunidenses convidados e que demonstram interesse em diversificar seus investimentos as oportunidades que Goiás oferece.

O seminário foi aberto com intervenções do presidente da Fecomércio, José Evaristo dos Santos; do Sifaeg, André Luiz Rocha; do secretário da Indústria e Comércio, Alexandre Baldy; do presidente da Fieg, Pedro Alves Filho; do presidente do Sebrae-Go, Marcelo Baiocchi, e da presidente da Acieg, Helenir de Queiroz. Cada um discorreu sobre o que significa cada área dessa dentro do contexto da economia goiana e o que dispõe em termos de perspectiva de investimento. Os empresários dos Estados Unidos fizeram perguntas e aproveitaram também para estreitar os laços com vistas a posteriores contatos.

Palestrante,o embaixador Luiz Felipe Seixas Correia, Cônsul Geral do Brasil em Nova Iorque, disse ser “fantástico testemunhar o crescimento econômico de Goiás nos últimos anos, despontando como uma das fortes economias brasileiras e mundiais, com alvissareiros e destacados números no desenvolvimento do seu potencial de produção”, acrescentando que o Estado tem o condão de promover o desenvolvimento industrial e comercial mantendo suas raízes culturais preservadas, como é o caso da cidade de Goiás, patrimônio da humanidade, das Cavalhadas em várias cidades e das festas religiosas.

Para ele, o desenvolvimento de Goiás impressiona e tem chamado a atenção dos investidores como um pólo de destaque no Centro-Oeste brasileiro. “A presidente Dilma tem ressaltado que o Brasil está crescendo com sustentabilidade, apesar da crise mundial, com impressionantes números do aumento do mercado de trabalho e do consumo interno também”, afirmou Luiz Felipe Seixas, observando que este encontro vai tornar o nome de Goiás forte na memória dos investidores dos Estados Unidos.

O governador Marconi disse que vê em encontros como este a possibilidade de mostrar a novos investidores os grandes avanços vividos por Goiás, especialmente na indústria e no comércio, e de propor a eles um novo e diversificado mercado. “Nos últimos 30 anos migramos da condição de economia primária para uma pirâmide sustentada pela agroindústria e pelos serviços e das grandes oportunidades em função disso”, observou o governador.

Para ele, foi com a chegada de novas indústrias que Goiás cresceu em produção e investimento, aumentando ao mesmo tempo sua capacidade de competitividade com o mundo. E acrescentou: “Venho aqui convidá-los a pensar sobre a oportunidade de investirem em novos negócios em nosso Estado. Se o Brasil é líder na produção econômica na América do Sul, Goiás está na liderança nacional, com um intenso movimento de expansão de sua capacidade produtiva.”

Disse ainda que em todas as atividades econômicas goianas há cadeias de produção e arranjos já organizados de tal forma a permitir expansão e novos investimentos com rentabilidade. “Da parte do governo estadual estamos realizando investimentos em infraestrutura, como a recuperação das estradas, para garantir o presente e respaldar demandas futuras. Goiás está se transformando em um entreposto logístico, consolidando uma plataforma, que garantirá a operação dos modais aéreo, viário e ferroviário numa região estratégica o Brasil,” ressaltou.

De acordo com Marconi, o crescimento do setor agroindustrial em Goiás trouxe junto a ampliação de comércio e serviços, assim como o desenvolvimento de várias atividades correlatas, ou mesmo sem nenhuma vinculação. “Há de se concluir que a economia está em expansão no Brasil e que Goiás representa o que modestamente denominamos de Novo Eldorado”, concluiu Marconi.

No meio da tarde, o governador Marconi e comitiva foram à Organização das Nações Unidas – ONU -, onde se reuniram com o embaixador Eraldo Munhõz, diretor do Bureau para América Latina e Caribe das Nações Unidas.

Nenhum comentário: