sábado, 22 de setembro de 2012

Jornalista Pergunta a Paulo Garcia Se Ele Não Está "Prometendo Demais"


O jornalista Marcelo Rosa, apresentador do Jornal Anhanguera 1ª Edição, deixou o prefeito Paulo Garcia (PT) em uma saia justa na sabatina realizada no programa de hoje. Ao comparar os números de sua gestão tímida com um plano de governo que projeta inúmeras obras para os próximos quatro anos, Marcelo perguntou: “o senhor não está prometendo demais?”

As perguntas formuladas pelo jornalista desmoralizaram o prefeito e desconstruíram o compromisso que Paulo Garcia diz ter com a sustentabilidade. Um exemplo: em julho do ano passado, o petista lançou um projeto para construção de ciclovias, mas não construiu nenhuma. Apenas uma ciclofaixa – que é de caráter temporário – na rua 10. ” Isso aí não é um exemplo da falta de sustentabilidade?”

Marcelo também alertou que, com o reinício do período chuvoso, a parca estrutura de escoamento de água e o recolhimento defeituoso do lixo aumentam os riscos de alagamento. O jornalista disse também que a prefeitura, sob a gestão de Paulo Garcia, não construiu as bocas de lobo que a cidade precisa. E refez o questionamento: “O seu plano de governo não cita uma solução para isso. Falta visão de sustentabilidade nessa área?”

Em vez de responder às perguntas, Paulo adotava a estratégia do diversionismo. Ou seja: ocupou o tempo da maneira que quis e respondeu apenas o que queria responder. Ao tratar dos problemas do trânsito, o apresentador lembrou que Goiânia acaba de completar 1 milhão de veículos circulando nas ruas, e os ônibus, que poderiam servir de alternativa aos carros,  continuam lotados e falta fiscalização da prefeitura. “As ações pontuais não surtiram efeito”, afirmou Marcelo. “A promessa é para os próximos quatro anos, então?”

Nervoso, o prefeito disse que, “com humildade”, discordaria das críticas e apontamentos feitos pelo jornalista. Afirmou que os seus dois anos e cinco meses como prefeito foram importantes para ele “adquirir experiência” e disse que, a partir de agora – só agora – ele pretende retomar o planejamento para a cidade crescer de maneira ordenada.

Marcelo Rosa lembrou que, no programa de TV, Paulo Garcia promete construir quatro novos viadutos, mas até hoje não conseguiu consertar o viaduto que foi construído na T-63. “Está com placas caindo, o que significa riscos de acidentes para motoristas. Como explicar isso ao eleitor? O senhor prometeu outros quatro, mas ainda não deu conta de resolver um problema que se tornou crônico, no viaduto da T-63”.

Já irritado e alheio ao cronômetro, que mostrava que os seus oito minutos já estavam perto do fim, Paulo afirmou que o problema do viaduto é só “visual”, e que ele, apesar de oferecer riscos à vida das pessoas, já cumpriu sua finalidade, que é melhorar o trânsito.

Nenhum comentário: