quinta-feira, 16 de agosto de 2012

TRE de Goiás Censura Google e You Tube a Pedido do PT


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou a retirada do ar de um vídeo que associa o prefeito Paulo Garcia (PT), candidato à reeleição, ao acusado de contravenção Carlos Cachoeira. O vídeo, postado no site YouTube, tem autoria desconhecida e apresenta uma montagem feita com o prefeito, Cachoeira e imagens do Parque Mutirama. Além de desobedecer à legislação, que não permite o uso de montagens ou trucagens em propaganda eleitoral, o vídeo mostra Paulo e Cachoeira “dançando” ao som de uma música que acusa o prefeito de ter recebido propina da empresa Warre Engenharia, responsável pelas obras do Mutirama.

A Coligação Goiânia Cidade Sustentável, de Paulo, entrou com uma ação contra a Coligação Goiânia 24 Horas, do candidato Jovair Arantes (PTB), contra a Google Brasil Internet Ltda., empresa responsável pelo site YouTube, e contra a jornalista Eni Isabel de Aquino, da Fonte TV. Segundo o texto, o vídeo constitui propaganda eleitoral de cunho negativo e foi veiculado com o intuito de denegrir a imagem de Paulo Garcia.

O TRE decidiu apenas notificar a coligação de Jovair. A decisão da juíza Maria Cristina Costa pede que a Google retire do ar o vídeo, dando um prazo de 48 horas a partir de ontem. Caso isso não ocorra, a empresa deverá pagar uma multa diária de R$ 10 mil.

Eni Aquino é acusada de ter divulgado o link do vídeo em sua conta no Twitter, onde possui cerca de 4 mil seguidores. O tribunal determinou que a jornalista retirasse a postagem de sua conta no Twitter, sob pena de multa de R$ 1 mil por dia. Em entrevista ao O POPULAR, Eni Aquino disse não ter divulgado o vídeo em sua conta. “Eu vi o vídeo no Facebook, não curti e nem compartilhei. Mas fiz um comentário no Twitter, sem colocar links. Falar que achou algo engraçado em Goiás agora é crime”, disse.

Em nota, a coligação Goiânia 24 Horas informa que foi notificada da decisão do TRE, mas que não há provas de que Jovair esteja ligado ao vídeo”.
Fonte: O Popular

Nenhum comentário: