segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Santa Helena Tira Vaga do Trindade Na última Rodada






Foi dramática a definição da condição de 4º semifinalista do Campeonato Goiano da Divisão de Acesso/2012. A vaga foi conquistada pelo Santa Helena, que jogando em casa, precisava da vitória diante do Goiânia, triunfo alcançado com um gol marcado aos 45’ do 2º tempo, ou seja, a definição aconteceu praticamente no último minuto do último jogo que determinaria a classificação do 4º semifinalista da competição.

O Trindade, que dependia do Santa Helena não vencer o Goiânia, já goleava a rebaixada Jataiense em casa por 5x0, resultado final da partida, com o 5º gol sendo assinalado aos 20 minutos do 2º tempo e parecia com a classificação conquistada, uma vez que o Santa Helena perdia para o Goiânia por 2x1 até os 40’ do 2º tempo. Porém, com gols aos 41’ e aos 45’, o Santa Helena virou o placar para 3x2 e assim conquistou de maneira emocionante para a torcida helenista a classificação à Fase Semifinal da competição.

O Santa Helena conquistou os mesmos 26 pontos ganhos do Trindade, o 5º colocado, porém, ficou com uma vitória a mais (8 contra 7). Foi uma reação fulminante, a empreendida pelo Santa Helena no Campeonato. Para se ter uma idéia, tanto na 7ª Rodada do 1º Turno quanto na 9ª e última Rodada do 1º Turno, o Trindade tinha 10 pontos a mais em relação ao Santa Helena (14 a 4 na 7ª Rodada e 17 a 7 na 9ª Rodada).

O time helenista só figurou na faixa de classificação à Fase Semifinal nestas duas últimas Rodadas (17ª e 18ª) desta 1ª Fase do Campeonato, justamente as duas únicas Rodadas em que o Trindade não figurou nesta faixa.

Nas outras duas partidas desta última Rodada da 1ª Fase, os classificados Anápolis e Mineiros pouparam praticamente todos os seus titulares e ficaram no empate em casa respectivamente diante do Iporá (2x2) e Aparecida (1x1).

O Anápolis, 1º colocado da 1ª Fase da competição, com 37 pontos e 6 de vantagem sobre o Grêmio Anápolis, o 2º colocado, só não figurou na faixa de classificação na 1ª Rodada do Campeonato, tendo liderado em 14 das 18 Rodadas da 1ª Fase.

O Grêmio Anápolis, 2º colocado, somou 31 pontos e teve três pontos de vantagem sobre o Mineiros, o 3º colocado, figurando na faixa de classificação em 17 Rodadas, a excessão foi justamente a 9ª e última Rodada do 1º Turno, oportunidade em que perdeu o 4º lugar para o Goiânia.

O Mineiros, 3º colocado, contabilizou 28 pontos, ficando com dois pontos a mais do que o Santa Helena, o 4º colocado, sendo o único time que permaneceu todas as 18 Rodadas da 1ª Fase na faixa de classifcação e tendo liderado a competição em quatro Rodadas.

Agora vem a decisiva Fase Semifinal da competição. Os dois confrontos são Anápolis x Santa Helena e Grêmio Anápolis x Mineiros.

Anápolis e Grêmio Anápolis, respectivamente 1º e 2º colocados da 1ª Fase tem a vantagem da igualdade de pontos e gols nos dois jogos de ida e volta (estes em casa) para serem finalistas da competição e mais do que isso, conquistarem o acesso ao Goianão 2013.

Os jogos acontecem nos dois próximos finais de semana, assim definidos:


Jogos de Ida:

Dia 19/08/12 – Domingo:

Santa Helena x Anápolis – 16:00 – Pedro Romualdo Cabral (Santa Helena)

Mineiros x Grêmio Anápolis – 16:00 – Odilon Flores (Mineiros)


Jogos de Volta:

Dia 25/08/12 – Sábado:

Grêmio Anápolis x Mineiros – 16:00 – Jonas Duarte (Anápolis)

Dia 26/08/12 – Domingo:

Anápolis x Santa Helena – 16:00 – Jonas Duarte (Anápolis)


As partidas da Fase Final envolvendo os dois classificados estão marcados para os dias 29 de agosto (quarta-feira) (jogo de ida) e 2 de setembro (domingo) (jogo de volta).

Nenhum comentário: