sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Oxente com Orgulho: Nordeste Brilhou na Abertura do Returno do Brasileirão Série A e B


Nordeste de povo guerreiro, de dificuldades mil, com praias belas, sertões de luta intensa, povo humilde e hospitaleiro. Em comparação com as outras regiões brasileiras, tem o terceiro maior território, o segundo maior colégio eleitoral (com 36.727.931 eleitores em 2010), o menor IDH (em 2005) e o terceiro maior PIB (em 2009).

Uma região importante, embora nem todos a enxerguem assim, e no futebol é uma das maiores em termos de paixão de suas torcidas, que na maioria das vezes se fidelizam a equipes que sequer ganharam algo nacionalmente. São torcedores de verdade e não da mídia.

Para se ter uma idéia, sem a torcida do Norte e Nordeste o Flamengo declinaria para no mínimo a 6ª, saindo da ponta nesse quesito.

Enfim, voltando ao futebol atual a abertura do returno foi de grande alegria para essa imensa massa de torcedores nordestinos que lotam seus estádios, mesmo estando na 4ª divisão, como o Santa Cruz.

E essa rodada 20° do Campeonato Brasileiro das Séries A, B foram de deixarem o torcedor da terrinha orgulhosa.

Pela Série B, no final de semana passado CRB, Vitória, Ceará e Asa fizeram a festa atuando dentro e fora de casa. O Vitória venceu o lanterna e disparou na ponta da tabela rumo ao título da competição, agora com 5 pontos de vantagem par ao Criciúma, segundo colocado. O CRB foi até Bragança e venceu o Bragantino por 2×0. O ASA Atropelou o Azulão por 4×1 e o Ceará vem no embalo e venceu o ex-líder América-MG, hoje 9° lugar. O ABC não venceu, mas também não perdeu, ficou no 2×2 em casa. E o América-RN vem fazendo uma boa campanha perdeu por 1×0 do Goiás mais segue firme na cola do G-4.

Já pela Série A foi show, Náutico e Bahia mostraram o poder arretado do povo nordestino e meteram lapada boa no Figueirense e no Santos de Neymar e Cia. Oxente cadê o super time da vila que vinha de três vitórias seguidas, equipe muito mais rica. Nos Aflitos o poder continua, 7ª vitória. O melhor, de virada, 1, 2 3 e vitória. Na Vila Belmiro o Santos fez 1×0 e perdeu boas chances de ampliar para 2 ou 3, mais o tricolor de aço foi lá e virou para 3×1. No duelo em Recife também com muita raça a equipe que terminou a etapa inicial perdendo por 2×0 e por pouco não levou o terceiro gol voltou fervendo a carbureto e virou a partida com dois gols do Elicarlos, que fazia a sua partida de número 150. Inesquecível.

E o Sport, que jogou hoje, sendo o nordestino mais necessitado, conseguiu um empate contra o Flamengo, com agouro da Coruja em sua trave e tudo, fechando com chave de ouro a rodada e ainda de quebra derrubando o seu atual obstáculo que era o jejum de gols (chegaria ao 8 jogos sem marcar, mas Felipe Azevedo evitou)… Um verdadeiro show do balacobaco Nordestino.

Claro que a região ainda tem um longo caminho pela frente, a começar pela capacitação e profissionalização de seus gestores. Uma vez que no eixo do mau isso não seja tão necessário pelo aporte financeiro que eles tem. faz com que seus amadorismos fiquem escondidos debaixo do tapete.

Nordeste é imortal, e a Copa Nordestina de 2013 provará isso para todo o Brasil. São únicos e especiais e tem times sim para torcerem, mesmo com o eixo do mal dificultando cada vez mais temporada pós-temporada. Vide o Caso do Náutico que assina com a poderosa por 1 ano enquanto os demais clubes por 4 anos ou mais. Fora o absurdo da disparidade financeira que deixa pouco competitiva quem não é de interesse.

Mas não conseguiram nunca colonizar esse povo guerreiro por inteiro, que um dia dará a volta por cima.

Por que o A justiça tarda, mas não falta. A lua não fica cheia em um dia. E o nordestino não é porreta por acaso… E assim como a cultura nordestina se enraíza cada vez mais no Brasil a cada dia que passa. Lembrem-se disso.

Bolasemfreio

Nenhum comentário: