sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Jovair Faz Compromisso de Zerar Déficit de Vagas nos CMEIs


Os anos passam e o problema continua: faltam vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). De acordo com levantamentos realizados pelos conselhos tutelares de Goiânia, a prefeitura precisa ainda disponibilizar oito mil vagas para atender a demanda. No plano de governo do candidato a prefeito Jovair Arantes (PTB) a proposta número um no quesito Educação é zerar este déficit.

Onde não há CMEIs, Jovair vai construi-los. Onde estão inacabados, vai conclui-los. Onde estiverem caindo aos pedaços, o candidato da coligação Goiânia 24 Horas vai reformá-los e reequipa-los. Para completar, o petebista vai firmar parcerias com igrejas e entidades do terceiro setor que oferecem ensino às crianças em caráter voluntário. A administração vai potencializar o serviço que já é prestado nos dias de hoje.

Ao mesmo tempo, Jovair vai avançar na adoção do modelo de ensino em tempo integral – iniciando nos bairros mais carentes. A meta é atingir 100% das escolas durante seu governo. Para o candidato, ampliar o tempo dos alunos em sala de aula é uma forma de impedir o envolvimento deles com as drogas.

Uma força tarefa formada pela Secretaria de Infraestrutura, Secretaria Municipal deEducação, diretores da rede e representantes da sociedade organizada vão visitar as instituições existentes para juntos vão propor o que deve ser reformado ou ampliado para melhorar e aumentar o atendimento nas escolas.

Como forma de minimizar a escassez de professores qualificados e garantir excelentes profissionais nas salas de aula, a administração de Jovair vai investir na classe, oferecendo cursos que levem os professores a uma mudança verdadeira na prática docente. A prefeitura vai criar uma gratificação para o professor que optar pela dedicação exclusiva, pois não é possível melhorar a qualidade do ensino oferecido sem aumentar a remuneração do docente. 

Jovair vai priorizar e potencializar a educação inclusiva. Os alunos da Rede de Inclusão que necessitam de um atendimento educacional especializado vão receber novas escolas. A prefeitura vai ampliar o número de escolas inclusivas, com profissionais devidamente preparados. Hoje, a Secretaria de Educação oferece apenas duas escolas dessa categoria.

Para facilitar o acesso do jovem estudante ao mercado de trabalho, a administração de Jovair ainda vai implantar quatro Unidades Completas de Formação Profissional na Capital.

“Se a Educação é um direito básico, então porque eu não consigo uma vaga para meu filho, que tem 12 anos. Saio seis da manhã de casa e volto só seis da tarde e até hoje não consegui uma vaga para o meu filho na rede municipal.”, questiona a cozinheira Dilma Alves Avelino.

Nenhum comentário: