sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Depois de Quase 5 Anos Bragantino Demite Técnico Marcelo Veiga


Os mais supersticiosos vão falar que este é um sinal que o mundo acaba mesmo em 2012. O fato é que o Bragantino decretou o fim de uma era, nesta quinta-feira. Depois de quase cinco anos à frente do clube, o técnico Marcelo Veiga não resistiu à derrota para o lanterna Ipatinga, por 2 a 0, nesta terça, e pediu demissão. O novo técnico também já está definido. Será Roberto Cavalo, que se desligou do Oeste e deve se apresentar, nesta sexta.


"Nós tivemos uma conversa e ele pediu um tempo para se 'reciclar'. Agora, vamos atrás de um substituto", revelou o presidente do Braga, Marco Chedid, que ainda não oficializou o nome de Cavalo. O agora ex-treinador alvinegro deve se reunir com o elenco, na tarde desta quinta, apenas para se despedir.

Marcelo Veiga viu a pressão por resultados aumentar, após a trágica derrota para o Ipatinga. Isso porque o grande objetivo traçado por Chedid era o acesso, mas depois de 16 jogos, o time corre risco de rebaixamento.
Com um aproveitamento de apenas 31,2%, o Massa Bruta figura na 16ª colocação, com 15 pontos. No entanto, pode cair para a degola com o complemento da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Para isso, basta o ASA, primeiro na zona de rebaixamento, vencer o Guarani, sexta-feira, em Arapiraca.
Veiga encerra seu ciclo
Ferguson do Interior

Na história recente do futebol brasileiro, Veiga era o treinador mais longevo em um clube. Em dezembro deste ano, o técnico chegaria aos cinco anos e quatro meses à frente do Braga. Marca que quebraria o recorde do falecido Telê Santana, que é de cinco anos e três meses no São Paulo. Por estes números, ele ficou conhecido como “Alex Ferguson do Interior”, em alusão treinador escocês que está há 25 anos à frente do Manchester United-ING.

Nas três passagens pelo clube (2004-2005), 2006-2007 e 2007-2012), Marcelo Veiga comandou o Massa Bruta em 390 partidas, completadas justamente na derrota para o Ipatinga. Havia uma grande expectativa de que o treinador chegasse ao jogo de número 400, o que aconteceria contra o América-MG, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Nestes 390 jogos, o técnico conseguiu manter um aproveitamento de 47,4%. Foram 151 vitórias conquistadas, além de 102 empates e 137 derrotas. Sob o comando do treinador, o Bragantino anotou 585 gols e sofreu 505, um saldo positivo de 80 gols.
Veiga também conseguiu muitas conquistas. Entre elas, o acesso para a Série A2 para a A1 em 2005; o vice-campeonato da Copa Federação Paulista de Futebol de 2006, competição que classificou o Bragantino para a disputa do Brasileiro da Série C de 2007; além do título do Brasileiro da Série C de 2007, que valeu o acesso para a Série B 2008.

Fonte: Futebol do Interior

Nenhum comentário: