quinta-feira, 5 de julho de 2012

A Falta de Amor do torcedor Pela Cultura de Sua Região

A final da libertadores entre Corinthians e Boca Júnior, serviu para levantar uma questão importante sobre ser bairrista. O termo "bairrista" geralmente possui uma conotação negativa, pois ao bairrismo está vinculada uma visão estreita de mundo que menospreza tudo aquilo que vem de fora. Raramente o bairrismo é encarado como uma atitude positiva, de amor e orgulho por uma região.Todos sabemos que por influência da televisão, muitos escolhem seus times em diferentes estados do Brasil. Muitos torcedores, torcem por um time no seu estado e acaba torcendo por um clube do Rio de Janeiro ou São Paulo. Cheguei a conclusão que o problema é cultural: No Rio Grande do Sul o número de torcedores que torcem para times de outros estados é o menor do pais, exatamente por ser o gaúcho bastante regionalista, muitas vezes até com exagero. 
Veja por exemplo o titulo dado por um site do Rio Grande do Sul sobre a conquista do Corinthians: Futebol: Apesar de treinar o Corinthians, técnico Gaúcho é campeão da Libertadores http://churr.as/PbhUMg. "Tite consegue superar sina de perdedor do clube paulista e chega ao título inédito na sua carreira".  Ter cultura e ter identidade própria. O gaúcho sabe cantar o seu hino, usa a sua bandeira. Quase não vejo isso pelo resto do Brasil. O Gaúcho bate no peito e diz  "eu sou do sul, é só olhar pra ver que eu sou do sul, a minha terra tem o céu azul....Eu sou do Sul"  Uma coisa é valorizar as tradições, dar valor a o que seu povo tem, outra coisa é achar que isso faz sua cultura ser superior a dos outros.

Com o nordestino acontece exatamente o contrário. Ele por muito tempo cultivou o complexo de inferioridade e muito lentamente vem resgatando e valorizando sua cultura e suas tradições. Esta evolução cultura precisa chegar também no futebol. Ainda é comum no Norte, Nordeste, quando um clube do Rio de Janeiro ou São Paulo vai jogar, quase sempre sua torcida divide o estádio com a torcida local. Quando o Flamengo joga contra o Goiás no Serra Dourada, divide o estádio. Faço então um questionamento: Por que nascemos, moramos, trabalhamos e vivemos em um estado e torcemos para um time de outro estado? Por que isso acontece em menor número no Rio Grande do Sul? Será por que não temos times para torcer que conquiste campeonatos importantes? Ou será por que não somos culturalmente desenvolvidos para valorizar a questão regional? 
Fico triste de ver um goiano, paraibano, baiano, cearense ou pernambucano, torcendo para um clube que não seja do seu estado. Da mesma forma a "regra" deve ser aplicada quando um brasileiro torcer para um clube de outro país, contra um clube brasileiro. Acima da rivalidade deve estar o orgulho de ser brasileiro. O fato de torcedores do sul não torcerem para times de Rio e São Paulo e torcedores do norte, nordeste e centro-oeste torcerem seria um problema cultural? Se for ainda vai demorar uns 20 anos para que os torcedores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, cheguem no estágio que hoje se encontram os gaúchos. Para concluiu e provar o quão atrasados  estamos em relação ao Rio Grande do Sul na questão cultural, basta dizer que qualquer criança gaúcha sabe cantar o hino do Rio Grande, ai te pergunto, você sabe a letra ou  cantar o hino do seu estado? Um dia os Nordestinos e goianos vão ser tão bairrista quanto os gaúchos, mas vai demorar . Por enquanto, os nordestinos e  goianos preferem continuar torcendo para clubes do Rio e São Paulo e reclamar dos gaúchos. Os foguetes estourados na vitória do Corinthians são testemunhas desta verdade.

Como o Gaúcho Vê o Mundo

Nós nos achamos.

Quando o sol se deita atrás do Guaíba desenha o mais belo pôr de sol da Terra.

Gisele Bündchen, de Horizontina, é a mais linda mulher do mundo. A segunda mais linda é Alessandra Ambrósio, de Erechim. A terceira mais linda deve estar passeando agora mesmo pela Padre Chagas.

Ronaldinho já foi escolhido duas vezes o melhor jogador de futebol do mundo, e só não é de novo porque não quer.

A rivalidade Gre-Nal é a mais acirrada do planeta.

Grêmio e Inter já foram campeões do mundo e deverão ser de novo qualquer dia desses.

Em Porto Alegre espicha-se a mais bela rua de todas as cidades do Universo.

No Rio Grande do Sul se assa o melhor churrasco do mundo, preparado pelos melhores assadores do mundo, que usam carne do melhor boi do mundo, que come as melhores pastagens do mundo.

Nós acreditamos em tudo isso. Saímos repetindo essas coisas por aí, cantamos o Hino do Rio Grande do Sul nos estádios, gritamos tchê a todo momento, amarramos nossos cavalos nos obeliscos de quaisquer cidades estrangeiras.

4 comentários:

LUIS PERES disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LUIS PERES disse...

Infelizmente, a mídia infesta seus meios de atuação com uma cultura Sudestina, indo de encontro ao que versa a lei das concessões da comunicação. Interferem, na cultura e na auto-estima das demais regiões, forjando, desde crianças, pessoas submissas a uma cultura alienígena. O conceito de Democracia nos mantém calados, sob pena de sermos taxados de intolerantes. Contudo, essa intromissão nos torna escravos da eterna subserviência desejada por eles.

Zé Carlos disse...

Parabens pelo maravilhoso texto!

Gasparzinho disse...

Bem vindo à essa bela causa,Cleuber .
Goiás:um time,um estado ,duas paixões!