domingo, 30 de maio de 2021

Marconi: "Júlio da Retifica Uma Vida Baseada Em Estender a Mão"


 Júlio da Retífica, meu querido amigo de longa data, dono de um legado profissional e político ímpar, ainda mais quando foi prefeito de Porangatu e atuou com maestria como deputado estadual, sob a legenda do PSDB. Júlio, eu e Jovair caminhamos juntos desde 1994. Nossas parcerias levaram benefícios a toda gente de Porangatu, ao Norte Goiano e a todo o Estado.


Toda uma vida baseada em estender a mão, agir com sabedoria, sorrir sempre e superar. Esses são seus ensinamentos que vão ficar conosco, em nossos corações, a partir de agora. Pensar em um amigo e companheiro leal, solidário, grato e coerente, este era o Júlio da Retífica, fazedor de amigos por sua capacidade de servir e seu grande carisma.


Muito dolorido ver mais um grande companheiro partir. Valéria e eu, sentidos e pesarosos, manifestamos nossa integral solidariedade aos queridos amigos, Gláucia, filhos e familiares. Que Deus conforte os corações de todos nós.


*Marconi Ferreira Perillo Jr - ex-governador de Goiás*

Textos Indianos de 6 Mil Anos Revelam Que o Planeta Terra Já Foi Habitado Por Seres de Outros Planetas


A humanidade guarda muitos mistérios em sua antiguidade que ainda não podem ser resolvidos. Um dos principais enigmas está relacionado a textos com mais de 6.000 anos que revelam a presença de espaçonaves interestelares na Terra.

É possível que veículos voadores com tecnologia avançada o suficiente para viajar a outros Mundos tenham visitado a Terra há milhares de anos?

Existem livros que foram suprimidos propositadamente do cânone histórico da humanidade que falam sobre uma origem do homem totalmente diferente daquela conhecida. Mencionando naves voadores e visitantes de outros Mundos.

No entanto apesar do que muitos podem acreditar, essa origem alternativa da humanidade é encontrada na cultura indiana antiga . Em seus textos existem muitos segredos escondidos sobre o início dos nossos dias.

Índia Antiga e as origens da humanidade

Quando falamos sobre a cultura indiana falamos sobre uma das histórias mais extensas e ricas em informações do planeta. Na verdade é aqui que encontramos os Vedas

Esses textos foram considerados por especialistas como uma das histórias mais longas do planeta; alguns escritos que datam de 6.000 anos atrás mas que curiosamente mencionam "veículos voadores" chamados Vimanas que visitaram sua região naquela época passada.


Escritos em sânscrito védico esses manuscritos representam a parte mais antiga da escrita sânscrita e as origens do hinduísmo.


Obviamente os historiadores ortodoxos ignoram totalmente esses escritos considerando-os "fábulas confusas" uma vez que mencionam princípios aeronáuticos atuais.

Esses fatos fascinantes são encontrados especialmente no antigo livro de Vaimanika Shastra , ou "A Ciência da Aeronáutica" . São mencionados detalhes únicos sobre os veículos que eram controlados pela mente graças a uma tecnologia desconhecida .


Teóricos e alguns pesquisadores têm considerado o Vaimanika Shastra como uma espécie de guia explicando a viagem pelo espaço em detalhes.

Para realmente entender o que está escrito neste texto é necessário ir a um dos maiores especialistas em textos sânscritos Dr. V. Raghavan que escreveu mais de 120 livros e 1200 artigos sobre o assunto. Ele também foi reconhecido com o Prêmio Sahitya Akademi de Sânscrito em 1966.


Vaimanika Shastra foi considerado um guia aeronáutico por muitos especialistas.

Raghavan garantiu que existiam seres humanos que habitavam outros mundos além de seres extraterrestres que visitaram nossos primeiros ancestrais há milhares de anos.

Apesar dessa informação chocante, há uma razão pela qual esse texto antigo foi tão revolucionário na época. É composto por 3.000 versos distribuídos em 8 capítulos.


Lá são descritos os processos mecânicos e aeronáuticos usados ​​hoje bem como uma tecnologia muito mais avançada. É explicado o que são dínamos como usar a energia solar ou o que é absorção térmica.


Ele também mencionam alguns metais desconhecidos com os quais eles fizeram as naves o somaka, o soundalika e o mourthwika . A combinação dos 3 produziu até 16 tipos diferentes de metais capazes de absorver calor.

Raghavam também explica que existem muitos dados sobre a construção de armas e máquinas voadoras fascinantes. Esta informação é encontrada em traduções dos Vedas épicos hindus e outros textos antigos em sânscrito.

Outras Culturas e Veículos Voadores


Os hieróglifos em Abidos mostram aviões e helicópteros semelhantes aos atuais.


Apesar da negação da arqueologia e dos historiadores que seguem o cânone histórico tradicional, muitos outros autores e especialistas concordam com Raghavan e com o que está escrito nos Vedas e no Vaimanika Shastra.


Além disso outros textos hindus como o Mahabharata e o Ramayana também mencionam todos os tipos de tecnologia desconhecida e surpreendente.


No entanto o hinduísmo não é a única cultura que pelo menos faz menção às máquinas voadoras que visitaram a Terra há milhares de anos.


Alguns templos egípcios com datas que variam de 3.000 anos eles mostram hieróglifos estranhos que a arqueologia não foi capaz de resolver.




Em Abidos por exemplo, você pode ver esculturas semelhantes a aviões e helicópteros modernos. Discos de pedra estriados também foram encontrados em cavernas localizadas na fronteira sino-tibetana. Eles são conhecidos como Discos Dropa e falam de uma raça de seres extraterrestres que vieram para a Terra em espaçonaves há 12.000 anos.




A cultura Hopi , que habita as montanhas ao norte do Arizona há mais de mil anos, conta lendas sobre seres de Orion que chegaram às montanhas por meio de escudos voadores.


Na América esses escudos voadores também são mencionados pelos Kachinas outra tribo milenar dos Estados Unidos que coincidentemente também habita parte do Arizona.

Por outro lado, encontramos também os " aviões pré-colombianos " e os "Pájaros de Otún" estranhas figuras pertencentes à cultura Quimbaya, conhecidas pelos especialistas em aerodinâmica como maquetes de aviões.

E não vamos esquecer a gravura na lápide do grande rei maia Pakal que o mostra sentado no que parece ser uma nave em pleno voo.


Como podemos ver as Vimanas apesar de serem os veículos voadores mais detalhadas da antiguidade não são os únicos mencionados na história antiga. Então surge a pergunta: por que eles obscureceram obstinadamente essas origens da humanidade?

sábado, 29 de maio de 2021

Policiais Fazem Abordagem a Jovem Negro Que Provoca Revolta nas Redes Sociais


Policiais militares do estado de Goiás, realizaram uma abordagem a um jovem negro que estava fazendo manobras com sua bike que gerou grande revolta nas redes sociais.


Caiado gosta de se referir a polícia, usando a expressão "minha policia".

Os policiais militares não gostam desta expressão. 

Para tentar encabestrar os policiais Caiado colocou no comando da Secretaria de Segurança Pública, Rodney Miranda,  que já foi acusado pelo primo do governador, Jorge Caiado, de realizar grampos clandestinos e de corrupção no governo Caiado.

O vídeo mostra um jovem filmando suas manobras em uma bike quando recebe abordagem dos policiais. A maneira com que é feita a abordagem provocou revolta nas redes sociais.

Qual sua opinião.

Veja o vídeo







Vencedor do Prêmio Nobel de Medicina Diz Que Vacinação Durante a Pandemia Gera Novas Variantes do Vírus Covid 19


 O médico francês Luc Montagnier, recompensado com o prêmio Nobel de Medicina em 2008 pela descoberta do vírus da Aids, ao lado da colega Françoise Barré-Sinoussi, tem sido muito criticado desde que concedeu uma entrevista a uma mídia digital complotista sobre as variantes do coronavírus. Há vários anos, o especialista coleciona controvérsias na França.

⇒ Em recente entrevista ao canal complotista Hold-Up, no YouTube, Montagnier, 88 anos, disse que a vacinação contra a Covid-19 estava produzindo as variantes do coronavírus. A afirmação é enganosa, garantem especialistas, e esta não é a primeira vez que Montagnier exibe publicamente sua oposição às vacinas. Ao contrário do que disse o prêmio Nobel, a imunização reduz as chances de aparecimento de variantes mais perigosas do coronavírus.

Não há desculpa legítima para essa ditadura disfarçada de “saúde” pública – guerra biológica contra a humanidade ao ter liberado essa arma silenciosa chamada de “vacinas Covid-19”. Vacinação em massa está  espalhando “variantes” da doença, é um erro inaceitável,  avisa o virologista francês e ganhador do prêmio Nobel, Luc Montagnier .

Assim como outro cientista de renome mundial já havia alertado a OMS e ao mundo sobre o derramamento de novas variantes por conta das vacinações em massa, o ganhador do prêmio Nobel também arriscou a sua carreira e está soando o alerta vermelho, chamando as injeções de um “erro enorme” e “inaceitável”, Montagnier está alertando sobre como as injeções estão causando e espalhando o vírus chinês entre vacinados e não vacinados, o que vai levar ao desastre.

“É um erro enorme, não é? Um erro científico e também um erro médico. É um erro inaceitável ”, afirmou em entrevista recente. “Os livros de história mostrarão isso porque é a vacinação que está criando as variantes”.

Muitos acreditam que Montagnier está sendo muito gentil ao chamar isso de erro, quando parece óbvio que tudo isso foi planejado com bastante antecedência com o objetivo de criar o problema, em vez de “curá-lo”.  Esse parece o método perfeito que Bill Gates há muito tempo disse que vacinas seriam perfeitas para um despovoamento global, reduzir drasticamente a população mundial.

Pelo menos Montagnier está falando sobre isso, no entanto, muitos outros epidemiologistas e virologistas estão optando por permanecer “em silêncio” sobre o “aumento dependente de anticorpos” que ocorre depois que as pessoas são injetadas com esses coquetéis químicos experimentais.

“São os anticorpos produzidos pelo vírus que permitem que a infecção se torne mais forte”, disse ele a Pierre Barnérias, da Hold-Up Media, em entrevista no início deste mês.”

Embora seja certamente possível que algumas variantes estejam ocorrendo sem a ajuda de vacinas, a campanha de vacinação em massa, diz ele, está claramente causando a maior parte do problema. Em outras palavras, de acordo o número de pessoas vão vacinando, vão se tornando “bombas” de transmissão e mutação do vírus, ao mesmo tempo, em que cresce a mortalidade.

“O que o vírus faz? Morre ou encontra outra solução? ” ele perguntou. “Está claro que as novas variantes são criadas por seleção mediada por anticorpos devido à vacinação.”
A vacinação durante uma pandemia é “impensável”, diz Montagnier

Não deveria haver vacinação sendo administrada durante uma pandemia, Montagnier acrescentou, chamando a noção de “impensável” – e ainda aqui estamos nós com médicos “especialistas” em todos os lugares nos dizendo que isso é uma coisa boa.

Injetar em pessoas com produtos químicos diretamente associados a um vírus em circulação só vai piorar o problema, sugeriu ele, observando que agora estamos vendo as mesmas tendências em todo o mundo após a injeção.

“As novas variantes são uma produção e resultado da vacinação. Você vê em cada país, é a mesma coisa: em todos os países, as mortes acontecem depois da vacinação ”.

Montagnier já havia falado em 2020, alertando que o coronavírus foi claramente criado em laboratório e não veio apenas de alguns morcegos em um mercado molhado.

Ele também alertou o mundo que o vírus geneticamente modificado (OGM) havia sido unido para conter o DNA do HIV, que por acaso era o que Anthony Fauci estava focando durante os primeiros dias de sua carreira de décadas no governo federal como um agente infeccioso doença “autoridade”.

Desde que as injeções de vírus chinês foram introduzidas, a taxa de doenças e mortalidade só continuou a disparar, mostram os dados mais recentes. Especialmente entre os jovens, a contagem de mortes “explodiu” em todos os estados onde as injeções estão sendo amplamente administrados.

A mídia falsa está chamando cada um desses casos de “avanço”, com o sentimento de que são anormais. A verdade, entretanto, é que as variantes causadas por vacinas são a norma, e mais pessoas perceberiam isso se ao menos dessem tempo para examinar a ciência por si mesmas.”

“Mortes após vacinação” – No vídeo abaixo mostra a partir dos segundo 0:28 mostra o resultado da vacinação e mortalidade no Brasil do dia 28 de janeiro 2021

“As novas variantes são uma produção e resultado da vacinação. Você vê em cada país, é a mesma coisa: em todos os países as mortes acontecem depois da vacinação ”, disse.

Esse vídeo publicado recentemente no YouTube usa dados do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde da Universidade de Washington para ilustrar os picos de mortes em vários países do mundo após a introdução da vacinação COVID, confirmando a observação de Montagnier.

Caiado Entrou Com Ação no STF Para Não Ser Convocado Pela CPI Covid 19


O governador de Goiás Ronaldo Caiado não quer prestar esclarecimento sobre o que ele fez com os bilhões de reais que o governo federal mandou para Goiás durante a pandemia da Covid-19.

Caiado foi crítico do governo Bolsonaro na questão do Lockdown. Um leão para defender o fechamento do comércio e um gato lerdo para pedir dinheiro ao governo federal.

Caiado ingressou na justiça para não pagar a dívida do estado com a união.  
 
O ex-governador Marconi Perillo usou suas redes sociais para criticar a covardia de Caiado.

Veja a postagem de Marconi


Caiado entrou no STF para não ser convocado pela CPI da Covid-19. Quem não deve, não teme. Mais uma vez, o discurso se dissocia completamente da prática.


À época da CPI do Cachoeira pedi para comparecer e lá permaneci por 9 horas e respondi rigorosamente a todos os questionamentos e esclareci as dúvidas.




A incoerência campeia sobre mula nestes tempos de arrocha Goiás!

Lockdown: Cepa Indiana da Covid 19 Vai Provocar Milhares de Mortes e Fechar o Comércio Novamente


Para o pesquisador Gonzalo Vecina Neto, fundador da Anvisa, o Brasil precisa de um plano de ação mais contundente contra a variante indiana do coronavírus. Ele disse ao site Metrópoles:

“Nós relaxamos muito o isolamento social e já estamos vivendo um recrudescimento dessa segunda onda que nem tinha acabado ainda. A variante indiana tem grande possibilidade de se somar ao que está acontecendo. O que vai ser muito ruim.”

Para Vecina, “o lockdown é a única alternativa que nós temos”:

“Não existe maneira de diminuir a circulação do vírus sem ficar em casa, infelizmente (…). Ela (cepa indiana) chegou, vai se disseminar; nós já estamos com crescimento de número de casos por causa da P.1 e agora vamos ter um crescimento de número de casos por causa da variante indiana.”

Adesão de Goiás ao RRF só interessa ao projeto de poder de Ronaldo Caiado


Por mais que tente, o governador Ronaldo Caiado não conseguirá convencer a sociedade goiana de que o Regime de Recuperação Fiscal ao qual o Estado se submeterá, trará benefícios às finanças estaduais e conseguirá fazer com que a administração decole. Caiado está preparando o campo para deixar o Estado com a maior dívida da sua história sem que, em contrapartida, haja qualquer tipo de benefício aos servidores públicos, a educação, a saúde, a segurança pública e à infraestrutura rodoviária, dentre outras áreas.

Há mais de dois anos o governo de Goiás não paga sua dívida contraída com o aval do Governo Federal. Graças a liminares conseguidas do ministro Gilmar Mendes, do STF, o pagamento de mais de R$ 200 milhões por mês vem sendo postergados para um futuro incerto, o que fez com que o calote já ultrapasse os R$ 4 bilhões. Ao regulamentar o não pagamento com o aval do RRF, a dívida continuará sendo rolada. Quando a conta vier, com os juros e as correções que incidirão, a previsão é a de que as parcelas subam para mais de R$ 400 milhões. Certamente uma dívida que ficará para um outro governo.

Ainda que tenha recursos sobrando em caixa, que haja arrecadação suficiente para pagar a folha e, se quisesse, dinheiro necessário para recuperar rodovias, escolas, hospitais, delegacias, promover contratação de pessoal para a segurança pública e pelo menos manter as conquistas dos servidores públicos, o governador Caiado preferiu o mais fácil: vai estrangular Goiás com o RRF (que já mostrou-se ineficaz por não ter resolvido os problemas de caixa do governo do Rio de Janeiro, que a ele aderiu há mais de dois anos), sacrificando ainda mais os servidores e os municípios.

Não adianta colocar a secretária de Economia, Cristiane Schmidt para tentar justificar o injustificável. Todos perderão com o ingresso de Goiás a esse programa. Só quem ganha é Caiado, que, por não pagar as dívidas, continuará enchendo o caixa para daqui a uns meses iniciar um monte de obras eleitoreiras, se vangloriando com o falso discurso de que consertou as finanças e por isso lança o maior conjunto de obras da história de Goiás. O discurso mentiroso e ufanista de sempre.

O ingresso de Goiás ao RRF vem sendo delineado pelo governo desde 2019 quando, para demonstrar boa vontade ao Governo Federal e, principalmente, ao STF, o governo fez aprovar por sua bancada na Assembleia Legislativa a revisão do estatuto do servidor, a reforma da previdência estadual e um novo programa de incentivos fiscais. Com a sanção da lei que autoriza a venda de estatais.

Não há, no regime proposto, nenhum resquício de vantagem para os Estados e municípios que a ele aderem no longo prazo. O RRF não é nada mais do que um paliativo disfarçado em bola de neve que, em pouco tempo cobrará a fatura de forma contundente, ameaçando a estabilidade financeira dos entes federativos e sacrificando o povo.

O impacto nos servidores e sociedade em geral será gravíssimo.

As contrapartidas exigidas pelo Tesouro Nacional que devem ser cumpridas durante os nove anos de vigência do acordo, são preocupantes e podem representar uma queda na qualidade de vida dos servidores e dos serviços públicos, com consequências inimagináveis para os municípios, dos quais serão retiradas parcelas de impostos gerados por empreendimentos industriais que estão perdendo os incentivos fiscais concedidos pelo Estado. O RRF veda o Estado de realizar convênios com os Municípios o que significa que só haverá repasses na área da saúde e da educação por força dos índices constitucionais. Não haverá mais ajuda aos municípios na área de infra estrutura, na realização de eventos festivos, e nem na agricultura e pecuária. Estará tudo vedado pelo RRF.

Goiás já trilha por esse caminho do desmonte por conta de sua adesão ao RRF quando se dispôs a alienar empresas públicas e estatais, revisar o regime jurídicos dos servidores, com supressão de direitos como quinquênios, promoções, congelamentos de salários, dentre outras.

O Regime de Recuperação Fiscal paralisa por completo o Estado. Durante o seu período de vigência, o Estado não poderá aumentar sua despesa com pessoal, o que significa que não haverá realização de concursos públicos, nem reposição de servidores nem mesmo em serviços essenciais. Não haverá reposições salariais aos servidores públicos, podendo o governo tomar medidas visando sempre o enxugamento da folha de pagamento dos servidores. Hoje, principalmente as forças de segurança pública, sofrem com a falta de pessoal, quadro que tende a se agravar muito com a vigência do RRF.

As contrapartidas, apenas para lembrar, abarcarão também os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, os Tribunais de contas, o Ministério Público, a Defensoria Pública e a administração pública direta e indireta.

Outro ponto gravíssimo a ser considerado é a exigência do Tesouro Nacional de que Goiás ofereça suas receitas próprias como garantia à União, o que retira totalmente a autonomia financeira do Estado. Isso significa que o RRF entrega o Estado nas mãos da União, o que representa um retrocesso imperdoável no pacto federativo. Será mais ou menos como retornarmos à condição de território.

Sem contar que a adesão ao RRF não garante nenhum alivio para as contas públicas, pelo contrário, poderá agravar a situação econômica e social, a exemplo do Rio de Janeiro, que vive um período de caos desde que aderiu ao RRF com sua dívida aumentada de forma exponencial.

Como se pode constar, Caiado está buscando o lado mais fácil para governar. Quer arrecadar e não gastar com ações que beneficiam a população em geral. Ele não está preocupado com o bem-estar da sociedade e muito menos em minorar o sofrimento de milhares de famílias que sofrem ainda mais neste momento de crise de saúde pública.

O governador Ronaldo Caiado, ao aderir ao RRF, quer juntar dinheiro para usá-lo de forma eleitoreira quando o momento exigir. E eu só lamento que uma grande parcela dos Deputados Estaduais seja conivente e subserviente e que mais uma vez irão caminhar na contramão dos interesses dos eleitores que os elegeram.

CAIADO NUNCA MAIS !



Cláudio Meirelles

Deputado Estadual

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Vacinação de Covid 19 no Brasil Vira Putaria


A venda de laudos falsos por parte de bandidos e médicos criminosos, transformou a vacinação de Covid 19 no Brasil em uma verdadeira putaria.


Enquanto a vacinação obedecia critério de idade, até que a coisa caminhou dentro de uma normalidade. No entanto quando passou a vacinar pessoas com comorbidades a situação fugiu do controle.


Milhares de pessoas aparecem de uma hora para outra, com laudos médicos atestando doenças que elas nunca tiveram: Pressão alta, problemas cardíacos, diabetes e uma infinidade de outras doenças.


Não dá pra saber quem é mais bandido e desonesto, quem faz uso de um atestado médico falso para vacinar ou o médico que fornece o laudo médico falso. Acredito que neste caso ambos não merecem de serem chamados de seres humanos. Estão mais para rejeito genético da raça humana.


Se houvesse o mínimo de seriedade neste país, haveria uma investigação com perícia médica para identificar as pessoas e médicos que praticaram estes crimes.


Ao tirar a vacina de alguém que esteja realmente na fila esperando a sua vez, essas pessoas criminosas podem estar matando outras pessoas.



Cadeia para essa gente é o mínimo que podemos pedir!

Atlético-GO Tem Desfalques Para Estreia do Brasileirão Contra o Corinthians


O Atlético-GO tem problemas para a estreia no Campeonato Brasileiro, domingo, fora de casa, contra o Corinthians. Recém-contratado, o técnico Eduardo Barroca não conta com Danilo Gomes, que volta ao São Paulo após o fim do contrato de empréstimo.



Além disso, Arthur Gomes, com dores musculares, é dúvida e também deve ficar fora. Como Janderson e André Luís, que pertencem ao Corinthians e estão emprestados ao Dragão, não podem jogar por força de contrato, a tendência é que o jovem Ronald, de 19 anos, seja titular.


Ronald estava emprestado ao Grêmio Anápolis, campeão goiano, e até fez gol contra o Atlético-GO na semifinal.


A provável escalação rubro-negra tem Fernando Miguel; Dudu, Nathan Silva, Éder e Natanael; Gabriel Baralhas, Willian Maranhão, Marlon Freitas e João Paulo; Ronald e Zé Roberto.


Corinthians e Atlético-GO se enfrentam domingo, às 18h15, em São Paulo. O técnico Eduardo Barroca já estará à beira do gramado, pois foi regularizado nesta sexta.

Goiás Terá a Pior Seca dos Últimos 90 Anos


Goiás está entre os cinco estados em que o Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) emitiu nesta semana alerta de emergência hídrica para o período de junho a setembro. Federações estão na região da Bacia do Paraná, que abrange além do estado goiano, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, informou o Ministério da Agricultura.




O comitê responsável pelo monitoramento do setor elétrico, o CMSE, esteve reunido na última quinta-feira, 27, para avaliar a situação do sistema energético, constatando que a situação é delicada. Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que faz a gestão do sistema, apontam que o volume de chuva se manteve baixo do normal em maio, e o país entra no período seco em situação delicada no que se refere a oferta de água. As regiões Sudeste e Centro-Oeste serão as mais afetadas com a seca neste ano.




O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) apresentou nesta semana uma sequência de medidas que serão adotadas para enfrentamento do período de seca deste ano. As ações visam preservar as bacias hidrográficas do Rio Meia Ponte, na Grande Goiânia, e do Ribeirão Piancó, no município de Anápolis. O decreto será utilizado como instrumento para regulamentar as ações adotadas pelo Governo de Goiás nos próximos meses.




O documento deve vigorar até o fim do período de seca e, consequente, retorno das chuvas. O objetivo é garantir o uso prioritário da água para os usuários. Com a medida, a captação de água nessas bacias será restringida para atividade agropecuária, industrial, comercial, de lazer e outros usos, de modo a priorizar o consumo humano e a dessedentação de animais.




A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, disse que em 2021 o estado atravessa o nível de “atenção” e conta com uma “disponibilidade menor do que a média”, porém, ainda “preparado”. Assegurando ainda que, apesar do “cenário mais crítico”, o uso negociado e 25 barragens com a Semad garante uma segurança hídrica consistente para o ano de 2021. “Atravessamos um período seco e a ajuda de todos será fundamental para que possamos superar esse momento”, avaliou.