terça-feira, 15 de setembro de 2020

Paulinho Oficializa Fernando Nazaré Como Candidato a Prefeito de Hidrolândia


O ex-vereador e produtor rural Fernando Nazaré (PP) oficializa nesta terça-feira, em convenção, às 19h, sua candidatura a prefeito de Hidrolândia. Com apoio do PSDB e PSD, Nazaré chega com um discurso de políticas modernas para manter o salto de desenvolvimento conquistado nos últimos anos. Ele tem o apoio formal do prefeito Paulinho, considerado um dos melhores gestores da histórica do município.


Paulinho tem quase 80% de aprovação e notabilizou pelos investimentos em obras, como a construção do novo Hospital Municipal.

Nazaré já foi vereador, presidente da Câmara e vice-prefeito de Paulinho. Também tem experiência à frente do Sindicato Rural do Município e é de família tradicional de Hidrolândia.

A convenção seguirá todos os protocolos sanitários de combate ao coronavírus.

O Abuso do Poder Econômico e Abuso Político nas Eleições 2020

Adicionar legenda

Entre as condutas ilícitas praticadas nas campanhas eleitorais e que conduzem à inelegibilidade do candidato por oito anos, conforme a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010), estão o abuso do poder econômico e o abuso do poder político. A Lei da Ficha Limpa alterou a Lei de Inelegibilidades (LC nº 64/1990), que estabelece os casos em que um candidato é impedido de ser votado. As definiçõeus de abuso do poder econômico e abuso do poder político podem ser encontradas no Glossário Eleitoral , disponível na aba "Eleitor" do Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Abuso de poder é a imposição da vontade de um sobre a de outro, tendo por base o exercício do poder, sem considerar as leis vigentes. O TSE exige, para que fique comprovado o abuso de poder, provas concretas e indiscutíveis sobre os fatos denunciados como abusivos.

A Lei da Ficha Limpa estabeleceu que, para a infração eleitoral ficar comprovada, não será mais considerada a potencialidade de o fato alterar o resultado da eleição, mas a gravidade das circunstâncias que a caracterizam, que deve ser investigada de maneira minuciosa em cada caso concreto.

Assim como é exigido nos casos de abuso do poder político, na hipótese de abuso do poder econômico também devem ser produzidas provas concretas da prática ilegal e deve ser pesada a gravidade das circunstâncias que a caracterizam.

Abuso do poder econômico

O abuso do poder econômico em matéria eleitoral é a utilização excessiva, antes ou durante a campanha eleitoral, de recursos financeiros ou patrimoniais buscando beneficiar candidato, partido ou coligação, afetando, assim, a normalidade e a legitimidade das eleições.

Por uso do poder econômico entende-se o emprego de dinheiro mediante as mais diversas técnicas, que vão desde a ajuda financeira, pura e simples, a partidos e candidatos, até a manipulação da opinião pública, da vontade dos eleitores, por meio da propaganda política subliminar, com a aparência de propaganda meramente comercial.

O uso do poder econômico, quando feito por meio dos partidos e com obediência estrita à legislação, é lícito. O que o torna ilícito é o seu emprego fora do sistema legal, visando a vantagens eleitorais imediatas, com o fato de intervir no processo eleitoral, definindo os resultados de acordo com determinados interesses.

Abuso do poder político

O abuso do poder político ocorre nas situações em que o detentor do poder vale-se de sua posição para agir de modo a influenciar o eleitor, em detrimento da liberdade de voto. Caracteriza-se, dessa forma, como ato de autoridade exercido em detrimento do voto.

A preocupação com o abuso do poder político nas eleições ganhou peso após a inclusão do instrumento da reeleição no processo eleitoral brasileiro, com a edição da Emenda Constitucional nº 16/1997. Essa emenda autorizou a reeleição para um único período subsequente, do presidente da República, dos governadores de Estado e do Distrito Federal, dos prefeitos e quem os houver sucedido ou substituído no curso dos mandatos. Ou seja, permitiu-se que os chefes do Poder Executivo, no âmbito federal, estadual e municipal disputassem as eleições sem precisar se afastar dos cargos já ocupados.

A Constituição Federal prevê a proibição do abuso do poder político e econômico nas eleições ao dispor que devem ser estabelecidos por lei complementar os casos de inelegibilidade e seus prazos, para proteger a probidade administrativa, a moralidade para exercício de mandato - considerada a vida pregressa do candidato - e a normalidade e legitimidade das eleições contra a influência do poder econômico ou o abuso do exercício de função, cargo ou emprego na administração direta ou indireta.

Entre as hipóteses de condutas vedadas estão: o uso, em benefício de candidato, partido político ou coligação, de bens móveis ou imóveis pertencentes à administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos territórios e dos municípios; o uso de materiais ou serviços, custeados pelos governos ou casas legislativas, que excedam as prerrogativas de seus regimentos; ceder servidor público ou empregado da administração direta ou indireta federal, estadual ou municipal do Poder Executivo, ou usar de seus serviços, para comitês de campanha eleitoral de candidato, partido político ou coligação, durante o horário de expediente normal; e fazer ou permitir uso promocional em favor de candidato, partido político ou coligação, de distribuição gratuita de bens e serviços de caráter sociais custeados ou subvencionados pelo poder público, entre outras hipóteses previstas na lei.


Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é a instância jurídica máxima da Justiça Eleitoral brasileira tendo jurisdição nacional. As demais instâncias são representadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE), juízes eleitorais e Juntas Eleitorais, nos momentos de eleição, espalhados pelo Brasil.

Eduardo Prado Desiste de Ser Candidato a Prefeito de Goiânia


Eduardo Prado revela que "o partido não cumpriu o primeiro acordo firmado comigo, o que fragiliza qualquer projeto político sério" - (Foto: Reprodução)


Decisão foi tomada em conversa com a base, família e partido

O deputado estadual Delegado Eduardo Prado (DC) decidiu nesta segunda-feira (14) retirar sua pré-candidatura a prefeito de Goiânia. A decisão foi tomada após consulta a sua equipe, família, base eleitoral e integrantes da sigla.

O deputado afirma que reconhece a liderança do presidente do partido, o empresário Alexandre Magalhães, mas discorda do DC não seguir unido para a disputa de novembro, o que inviabiliza a sustentação de uma candidatura competitiva.

“O compromisso firmado entre mim e o DC era de que haveria um consenso interno, absoluto, em torno do nome que mais se destacasse e pontuasse nas pesquisas eleitorais. Sou homem de palavra e compromisso. O partido não cumpriu o primeiro acordo firmado comigo, o que fragiliza qualquer projeto político sério. Não participo de certos jogos políticos. Ademais, há informações de que o DC não rompeu com a base do governador Ronaldo Caiado, havendo possibilidade de alianças com outros candidatos antes mesmo da convenção partidária”, afirmou.

O deputado agradece o apoio que teve nas redes sociais. “Participei desta fase inicial da disputa com muita responsabilidade, sem aceitar negociatas ou qualquer fato que desabone minha história”, declarou Delegado Eduardo Prado

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Mulheres na Política

 


Quando uma mulher tem voz ativa, ela incentiva outras a falarem também.

Quando uma mulher lidera, ela incentiva outras a liderarem também.
Quando uma mulher ocupa um espaço político, ela incentiva outras a ocuparem também.
Atualmente, as mulheres ocupam cerca de 16% dos cargos políticos no Brasil.
Afinal, quando uma mulher defende seus direitos, ela incentiva outras a defenderem também.
Mudar essa realidade é fundamental para a democracia.
Mulheres na política. Seja o exemplo que nós precisamos

domingo, 13 de setembro de 2020

Internado em Estado Grave Jornalista Faz Apelo ao Vice Governador Lincoln Tejota: "A Palavra do Homem Tem Que Valer"

 


O comunicador de Trindade, Léo Machado está internado no Hospital Jardim América, com quadro de Pancreatite. O estado dele é considerado grave porque parte do pâncreas está necrosando. Os médicos avaliam que risco de uma cirurgia devido a inflamação.

Ele estava internado na UTI, seu quadro teve uma leve melhora. Ao ser retirado da UTI ele tomou conhecimento que o vice governador Lincoln Tejota e o Governador Ronaldo Caiado estão avaliando não permitir que Roni Ferreira (CIDADANIA) confirme a sua candidatura a prefeito de Trindade.

Mesmo em delicado estado de saúde, no leito do hospital, Léo Machado, fez um apelo emocionado  ao vice governador Lincoln Tejota e ao Governador Ronaldo Caiado, pedindo que eles não tirem o sonho do Roni e permita que ele seja Candidato a Prefeito.


Roni é o terceiro colocado na disputa em Trindade, mas é o candidato que mais cresce nas pesquisas de intenção de voto.

Após a publicação do vídeo o pré candidato a prefeito Roni Ferreira se manifestou em suas redes sociais.





População de Trindade Faz Carreata Pedindo Para Caiado Deixar Roni Ferreira Ser Candidato a Prefeito

 


Na tarde deste domingo centenas de pessoas participaram de uma grande manifestação pelas ruas de Trindade, pedindo para o governador Ronaldo Caiado deixar Roni Ferreira (CIDADANIA), ser Candidato a prefeito.


Como pré candidato, Roni foi o que mais cresceu na preferência da população, atingindo 15 pontos na pesquisa, que o próprio governador mandou fazer. 

No entanto, o governador Ronaldo Caiado determinou que o vice governador retirasse a candidatura de Roni e o colocasse na vice de Dr Antônio.




O presidente do CIDADANIA de Trindade Bruno chegou a gravar um vídeo neste sentindo. A repercussão negativa foi gigastesca, até mesmo eleitores de outros candidatos se manifestaram favoráveis a candidatura de Roni e desaprovarão a atitude do governador de impedir a candidatura de Roni Ferreira. Gerando rejeição para o candidato apoiado pelo governador. Nas redes sociais a hashtag usada para a manifestação foi

#CaiadoDeixaRoniSerCandidato



sábado, 12 de setembro de 2020

Oficial: Vanderlan é Candidato a Prefeito de Goiânia Apoiado Pelo Caiado

 


Martelo batido, Vanderlan Cardoso (PSD) é candidato a prefeito de Goiânia com apoio do governador Ronaldo Caiado.

Com o acordo celebrado, Vanderlan tem total liberdade para construir as alianças até dia 16. 

Francisco Júnior retirou a candidatura de forma pacífica e Vilmar Rocha volta a ser aliado de Ronaldo Caiado.


Divina Lúcia - A Mulher Que Carrega a Gratidão No Coração

 


A ex -prefeita de Mossâmedes, Divina Lúcia, decidiu ser candidata a prefeita na eleição deste ano. 

Divina Lúcia foi prefeita de Mossâmedes  em dois mandatos consecutivos, de 2009 a 2016. Ela terminou seu mandato com 70% de aprovação popular e  elegeu seu sucessor, Cassim Adorno.

Após  a eleição, Cassim Adorno, traiu Divina ao se unir ao adversário, Júnior Perereca, ex prefeito, condenado por improbidade administrativa.

Divina Lúcia é movida pelo sentimento da gratidão. Querida pela população porque é uma mulher generosa, amiga e   está na política para fazer o bem. 

Mulher guerreira, determinada e com grande capacidade na gestão pública, Divina Lúcia é favorita para vencer as eleições em 15 de novembro. 


 Divina Lúcia nunca ficou ausente da política de  Mossâmedes, seu nome  sempre foi lembrado pela população de Mossâmedes como uma boa prefeita. Agora que ela decidiu ser candidata, a tendência natural é uma vitória sem muita dificuldade contra Cassim Adorno que está maculado pela ingratidão de se voltar contra a mulher que lhe estendeu a mão e carregou nos braços na última eleição.

Gratidão

Antes de mais nada, a gratidão é uma virtude moral, um relevante, saudável e positivo aspecto do desenvolvimento humano. É valorizada por todos os povos e em todas as culturas. Ela existe quando reconhecemos que alguém prestou um benefício, um auxílio ou um favor ou que provocou alguma situação positiva em relação à nós.

Pesquisas da Psicologia Positiva revelam que pessoas que sentem-se agradecidas são mais carinhosas, alegres e entusiasmadas. Notavelmente, a família, os amigos, os parceiros e outras pessoas do seu relacionamento relatam que elas são mais extrovertidas, mais otimistas e mais confiáveis.

Pessoas verdadeiramente gratas não são passivas ou bobas, pelo contrário, elas são ativas e possuem muita força de vontade.

Ainda na Psicologia Positiva, a gratidão é uma força pessoal. Ela faz parte da Virtude “Transcendência” que mostra conexão com algo maior que nós mesmos.

E infelizmente, encontramos mais ingratidão que gratidão. Todos nós temos certamente, vários episódios de ingratidão para consoco…

A Ingratidão


Já a ingratidão é considerada pelos maiores estudiosos do mundo, a mais terrível, inatural e maléfica atitude de um ser humano. A pessoa ingrata não reconhece o que fazemos por elas. Pelo contrário, ao conquistar o que desejava, parece fazer questão de apagar a página da vida onde consta o nosso auxílio quando mais precisou. E faz de conta que ninguém a ajudou a alcançar o sucesso.

E uma das razões pelas quais as pessoas odeiam umas às outras é o fato de não serem reconhecidas nem valorizadas pelos seus empenhos e esforços.

Apesar de tudo que recebem, os ingratos não dizem nem ao menos “obrigado”.  São incapazes de reconhecer o empenho e as energias despendidas quando precisaram de outras pessoas.

E muitas vezes, elas não percebem sua própria natureza ingrata. E continuam sendo ingratas vida afora…


sexta-feira, 11 de setembro de 2020

George Morais Dá o Troco no Caiado e Leva o PDT Para os Braços do MDB


A decisão de Ronaldo Caiado de apoiar a candidatura do Dr Antônio(DEM) em Trindade foi uma lambança política do governador. 

Não demorou nem 24 horas para George Morais, presidente estadual do PDT dar o troco no governador. 


George Morais acertou parceria com o MDB em Goiânia e Aparecida de Goiânia.

Em vídeo divulgado, gravado ao lado do ex-vereador Assis Brasil (PDT), que retirou sua pré-candidatura em Aparecida, e do presidente municipal do partido, Anésio Rodrigues, o presidente estadual, George Morais, cita a eleição dos pré-candidatos a vereador e fala que “o momento é de união pelo bem de Aparecida”, e assinala que a opção por coligação veio após “muito diálogo”.

Segundo a assessoria de Gustavo Mendanha, o prefeito deve participar da convenção municipal do PDT, que será realizada por videoconferência no sábado, 12.



As informações são de que também em Goiânia a aproximação entre o PDT e o MDBt temtudo para se consolidar. A movimentação do presidente George Morais teve mais agilidade após a declaração do apoio do governador Ronaldo Caiado (DEM) ao correligionário Dr. Antônio (DEM) em Trindade, com quem George deve disputar a cadeira de prefeito. 

Em Goiânia Caiado vai apoiar Vanderlan, enquanto o PDT vai apoiar Maguito.

Em 2022 o PDT muito provavelmente deverá estar como adversário de Caiado na chapa de Daniel Vilela que deverá ter a deputada Flávia Morais, como candidata a vice governadora ou senadora.

Tratorada de Caiado Provoca Rejeição a Candidatura de Dr Antônio em Trindade

 


Caiado como articulador político sempre foi um desastre. É um elefante em uma loja de cristais.

 A última vez que  Caiado  tentou articular politicamente, foi na eleição da presidência da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás. Álvaro Soares Guimarães, tinha uma eleição tranquila. Caiado fez uma visita na Assembleia e tentou tratorar, passando por cima dos deputados, sem diálogo, na base da imposição. Como resultado, até mesmo seus aliados mais próximos, como o Dr Antônio (DEM), impuseram a ele uma derrota histórica.


Em Trindade o Dr Antônio, mesmo sem o apoio declarado de Caiado, vinha liderando as pesquisas para a prefeitura. Caiado mais uma vez, de forma equivocada, atabalhoada, decidiu tratorar o processo. 

Querendo impor sua vontade, traiu o aliado George Morais e forçou a retirada de pré candidatos a prefeito da base, acreditando que isso ajudaria Dr Antônio.

Caiado mais uma vez errou. E errou feio. Não ajudou, pelo contrário, atrapalhou muito Dr. Antônio em Trindade. 


A tratorada de Caiado em Trindade provocou revolta da população e políticos. A tratorada  não agradou nem mesmo o Dr Antônio, que viu, de uma hora para outra, aumentar sua rejeição, exatamente por causa da ação direta de Caiado.

George Morais afirmou que não irá retirar sua candidatura e não vai apoia Dr Antônio. 


Jeann, Carlos, Roni e Dr Rogério, que tiveram seus tapetes puxados, não conseguem, conter a revolta de seus apoiadores, que descartam acompanhar a decisão tomada no palácio das esmeraldas,  de forma ditatorial e arbitrária. 

Caiado pode levar os partidos para a campanha do Dr Antônio, mas não irá levar as lideranças que não aceitam cabresto. Só irá para a campanha, aqueles que aceitam colocar o rabo entre as pernas, o cabresto no pescoço e focinheira na boca.



Até mesmo os apoiadores de Caiado entendem que a atuação do governador foi desastrosa e danosa para a campanha do Dr Antônio. Gerando mais rejeição do que apoio. Principalmente a retirada da candidatura a prefeito de Roni Ferreira(CIDADANIA), terceiro lugar nas pesquisas. 

A tratorada de Caiado provocou uma gigantesca reação nas redes sociais, com pessoas defendendo o direito a democracia e pedindo a manutenção da candidatura de Roni Ferreira a prefeito. Houve pessoas saindo as ruas com seus carros, protestando contra o governador e gritando "Deixe o Roni Ser Candidato".  Centenas de pessoas gravaram vídeos pedindo ao governador para deixar o Roni ser Candidato. A hashtag #DeixeRoniSerCandidato inundou as redes sociais.

Mais uma vez Ronaldo Caiado mostra sua falta de habilidade como articulador e sua ação pode provocar a derrota de Dr Antônio, assim como provocou de Álvaro Soares Guimarães.