segunda-feira, 23 de março de 2020

Bolsonaro Diz Que Governadores São Exterminadores de Empregos

O presidente Jair  Bolsonaro criticou em entrevista a TV Record na noite deste domingo,  os     Governadores que estão fechando industrias e comércios.

  Sem citar nomes  Bolsonaro afirmou que Governadores que  adotam estás  medidas são exterminadores empregos e serão responsabilizados no futuro por essa medida.

O governador de Goiás Ronaldo Caiado é um dos Governadores que adotou essas medidas restritivas para conter a pandemia.

Certas medidas preventivas são perfeitamente compressivas como suspensão de aulas, reuniões, shows, eventos, missas e cultos e aglomeração.

Em certo ponto Bolsonaro tem razão.

Fechamento do comércio e industria vai provocar uma catastrofe maior que a pandemia do  coronavírus. Não vai
demorar para se instalar o caos social, saques, desemprego, pandemia de violência e fome, toque de recolher, perda de direitos políticos e mudança de regime  com fechamento das instituições para restabelecer a ordem. Anotem...os saques a estabelecimentos em busca de comida é só uma questão de tempo

sábado, 21 de março de 2020

Parlamentares sugerem adiar eleições municipais de 2020

Senadores sugeriram nesta sexta-feira que as eleições municipais previstas para outubro sejam adiadas por conta dos impactos da epidemia do novo coronavírus.

 O líder do PSL no Senado, Major Olímpio (SP), encaminhou ofício à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, em que pede o adiamento das eleições para 2022 para evitar o contágio de pessoas com o início da campanha eleitoral e ajudar na economia de recursos públicos.“A crise provocada pelo coronavírus, com a consequente incerteza não somente sobre a extensão, mas também sobre a duração desta pandemia que tem vitimado milhares de pessoas em todo o mundo, tem gerado a paralisação de diversas atividades”, diz o documento encaminhado ao TSE. 

O senador argumenta, no ofício, que o início da campanha eleitoral, em agosto, irá resultar em “movimentação e aglomeração de pessoas não somente durante todo o período da campanha política, mas também no dia da população ir as urnas, momento que pode gerar uma grande multiplicação do contágio desta doença” “É válido ressaltar também, além do fatos de disseminação do vírus, que por sua ação há um reflexo direto na economia no Brasil”, citando gastos previstos com o fundo eleitoral, e os recursos a serem utilizados pela Justiça Eleitoral para a realização das eleições.


 O líder do PSL não foi o único a recorrer ao TSE sobre as eleições. Constam, no sistema eletrônico do tribunal, pelo menos duas consultas sobre o tema. Durante a sessão desta sexta-feira em que foi aprovado o decreto de calamidade pública por unanimidade, parlamentares aproveitaram para tocar no assunto. 

O senador Carlos Viana (PSD-MG), aproveitou fala em inédita sessão remota da Casa para levantar o tema. “Quero aqui também, senhor presidente, colocar a todos os pares do Senado, já há um primeiro pensamento sobre a possibilidade de nós adiarmos as eleições de outubro”, disse. “É claro que essa é uma decisão ainda prematura, mas que precisa começar a fazer parte das nossas discussões, em primeiro lugar pelo calendário que ora já está valendo e que pode ser muito prejudicado pelas quarentenas com o cancelamento das reuniões”, argumentou, acrescentando ser necessário que o ministro Roberto Barroso, próximo a assumir o comando da Justiça Eleitoral, inicie uma avaliação sobre a possibilidade.... 

“Ainda que legalmente não tenhamos hoje essa possibilidade constitucional, se por parte do TSE for colocada essa necessidade por conta da pandemia, eu tenho a certeza de que o Parlamento irá responder com toda a tranquilidade, para, quem sabe, criarmos um novo calendário, para que o Brasil possa ter um novo marco também na questão eleitoral”, afirmou Viana. Na mesma linha, o senador Elmano Férrer (Podemos-PI), chamou a atenção para a hipótese, prevendo que pela “curva de crescimento dessa pandemia”, “ela vai ser grave exatamente nos meses de junho e julho”. 

“Eu acho que chegou o momento de nós prorrogarmos as eleições, para que haja uma coincidência de eleições --eleições gerais em 2022, de prefeito, vereador, deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República”, defendeu. Já a senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), informou ter protocolado uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre as eleições e sobre a destinação de recursos de campanha. “Eu estou protocolando uma PEC hoje, em razão também da eleição que vem agora. Não podemos destinar dinheiro para as eleições, sendo que estamos precisando de dinheiro para a saúde, e aí vamos desfavorecer candidatos que não estão no poder”, disse, durante a sessão em que os senadores se pronunciavam por videoconferência ou por telefone. “Por isso estou protocolando uma PEC hoje sobre isso e também sobre a destinação do fundo especial de campanha.” Na quinta-feira, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), apresentou projeto de lei que autoriza o Executivo a destinar recursos dos fundos partidário e eleitoral ao enfrentamento de crises de saúde pública em casos de declaração de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS).... - 

Secretaria de saúde tenta localizar 40 passageiros que estavam em ônibus com mulher com coronavírus


Uma mulher que foi diagnosticada com Covid-19 em Jataí, no sudoeste de Goiás, pode ser multada em até R$ 20 mil sem sair de casa. A determinação é de uma decisão judicial expedida na quinta-feira (19), após pedido do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO).


Segundo o MP-GO, a paciente e seus familiares estão descumprindo as determinações de ficarem em isolamento domiciliar para evitar que não haja proliferação do coronavírus.


O G1 entrou em contato com a filha da paciente após a decisão e aguarda retorno. Antes disso, elas já haviam relatado que estavam sendo vítimas de preconceito e ataques nas redes socais por causa do diagnóstico de Covid-19.


A juíza Sthella de Carvalho Melo, que assina a decisão, explicou que não foi possível colher a defesa da paciente, mas decidiu agir para evitar a disseminação do vírus.


“O momento não autoriza a oitiva da parte contrária, com o intuito de confirmar a veracidade das notícias/ informações anônimas (no sentido do descumprimento da recomendação de isolamento), sendo "melhor prevenir do que remediar", como já dizia o ditado”, afirma a juíza.

Infectada com coronavírus fez viagem em ônibus intermunicipal; Justiça determina multa caso ela saia do isolamento — Foto: Reprodução\TV Anhanguera



Diante da situação, ela estipulou a multa para a paciente e familiares dela, caso algum venha a sair do isolamento domiciliar. Também na decisão, ela determina que todos forneçam amostras para serem testadas.


A magistrada justifica que “o vírus em questão transmite-se em progressão geométrica, podendo a atitude negativa dos réus atingir toda a sociedade, gerando estado de calamidade pública na saúde pública local”.




Transmissão em viagem




Segundo a Prefeitura de Jataí, foi apurado que a mulher chegou à cidade em um ônibus intermunicipal que saiu de Goiânia, depois de voltar de uma viagem à Espanha.


A administração municipal disse que recebeu a lista de passageiros da empresa responsável pela viagem e procura quem estava no veículo. O objetivo é que eles também sejam testados para saber se foram contaminados.

Segundo o superintendente de ação integral à saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Jataí, Paulino Alves, 23 dos 44 passageiros já foram localizados e receberam orientações de como proceder. Todos devem seguir isolados em casa seguindo as orientações do órgão.

Devem ficar atentos todos que viajaram de Goiânia, no dia 12 de março, às 13 horas, com destino a Jataí em um ônibus da empresa Expresso São Luís. Quem identificar que esteve no mesmo veículo que a paciente, deve entrar em contato pelo telefone (64) 3606-3691 para receber as orientações.



Catalão Tem 1º Caso de Coronavírus e Número de Infectados em Goiás Sobe Para 18


O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) na noite desta sexta-feira (20) aponta que 18 casos de Covid-19 já foram confirmados em Goiás. O balanço mostra ainda que 506 casos ainda estão sob investigação. O número de casos descartados já não é mais informado.
Em Goiânia são nove casos. Rio Verde tem três, enquanto Anápolis e Aparecida de Goiânia têm dois pacientes cada. Jataí tem um caso confirmado. O 18º caso não consta especificado no boletim. No entanto, a Secretaria Municipal de Catalão notificou o primeiro caso da cidade. Trata-se de um paciente de 28 anos, que vive no exterior e estava viajando pela Europa. A família dele vive em Catalão.

Em áudio divulgado nas redes sociais, o paciente diz que está bem, sem sintomas fortes e isolado em casa. Ele diz que não esteve em grandes aglomerações durante seu período na cidade.


Um novo decreto para barrar o avanço do novo coronavírus foi publicado pelo governador Ronaldo Caiado, especificando as restrições de abertura de estabelecimentos e vetando viagens interestaduais para lugares com transmissão sustentada do vírus ou que decretaram estado de emergência.

Transmissão Comunitária no Brasil: “Não viajei e não sei como peguei o coronavírus”

A paulista de 35 anos não tem ideia de como se infectou com a Covid-19. Para ela, solidão e insegurança definem o isolamento

Diagnosticada com coronavírus, a paulista Clara*, de 35 anos, vive dias de ansiedade e solidão. Na última segunda-feira (16/03), a administradora teve a certeza de que seus sintomas – tosse, febre e dor no corpo – não eram os de uma gripe comum. Um resultado surpreendente, já que ela não viajou para o exterior recentemente e não encontrou com ninguém que o tenha feito. Seu caso é definido como transmissão comunitária, quando não se sabe como houve o contágio.


Clara começou a sentir fortes dores no corpo e fadiga em 6 de março. Três dias depois, teve náuseas e febre alta. Procurou ajuda médica e a trataram como se o quadro fosse de uma virose qualquer. Depois, fez testes para dengue e outras enfermidades. Apenas na sexta-feira (13/03), quando já tossia e sentia falta de ar, convenceu os médicos de que devia realizar o exame para Covid-19.

“Ninguém levantou a bola sobre o coronavírus. Eu que insisti muito para fazer o teste. Olhando hoje, acho que houve negligência. Mas os hospitais não estavam preparados naquele momento”, conta. A primeira providência tomada por Clara foi avisar a todas as pessoas com quem teve contato desde a manifestação dos primeiros sintomas sobre a descoberta. Aliviada, ela diz que ninguém apresentou os sinais da doença até agora.

Em Tempo de Coronavírus o Relato Emocionante do Diretor do Hospital de Hidrolândia Dr. Womer

Dr. Womer e família. Foto arquivo pessoal
Em mais de 6 anos à frente da direção clinica do hospital municipal, desta nossa cidade, nunca fui muito de comentar em grupos de WhatsApp, sequer tenho perfis em redes sociais, acredito até que essa pode ser a primeira vez que venho a escrever alguma coisa por aqui ou em qualquer outro grupo que não seja estritamente o da minha família ou de amigos íntimos. Não é que eu não me importo ou qualquer cosia do tipo, na verdade, quem me conhece bem sabe que não tenho é muita simpatia ou paciência para estas coisas, acho tudo muito legal, admiro quem consiga administrar bem estes recursos e contribuir socialmente com eles, mas acabo por utilizar com cautela as vantagens destas plataformas digitais.

Porém, nestes últimos dias, venho sentido uma grande necessidade de conversar com todos vocês, de reportar o quanto é importante este momento para todos nós. Esta pandemia é um fato mundial, histórico e único, jamais a humanidade lidou com isto nesta escala, em nível global e de tão rápida disseminação. A globalização trouxe avanços benéficos, mas também tem suas consequências negativas, um destes efeitos colaterais é justamente fruto deste acesso intercontinental simplificado, que, ao facilitar transpor fronteiras geográficas tão facilmente, beneficia a propagação de um organismo letal de um continente para o outro fatidicamente em poucas horas. E sim, é verdadeiramente letal. Diferente de algumas informações não técnicas, não cientificas, não especializadas, que incorrem por toda a internet, o altíssimo risco de contaminação é verdadeiro e o contaminado pode chegar ao óbito em poucos dias. Não é somente o grupo de risco (idosos, enfermos gravosos ou aqueles imunologicamente frágeis), você que está lendo pode morrer, seu filho pode morrer, seu companheiro ou esposa pode morrer, entendeu?

Meu objetivo não é causar pânico, mas sim desacreditar aqueles que ainda não se atinaram para o risco. Como já falei a vocês eu navego pouco pela internet, mas mesmo fazendo tão pouco uso desta ferramenta pude perceber que tem aqueles que criticam, brincam, fazem piada com o momento, há até políticos que desinformam ou sequer dão a devida importância. Eu não quero ser alarmista, longe disto, mas, de coração, não quero ver as pessoas que cresci, que jogaram bola comigo na rua e que tive o prazer de ser um de seus conterrâneos aqui no hospital, só porque caíram na bobeira de acreditarem que se tratava de mais uma “gripe que matava somente gente velha e doentes”.

Não posso deixar também de agradecer a sorte que venho tendo nestes anos como clinico no hospital, trabalho e trabalhei com muita gente guerreira, pessoas fortes e profissionais sem preguiça de arregaçar as mangas do jaleco. Mesmo sabendo, conforme estudos preliminares, que o Covid-19 apresentou risco de contaminação de 30% (trinta por cento) aos operadores da saúde (enfermeiros, técnicos e médicos) que lidaram com pacientes infectados não tive reclamações ou verifiquei falta de vontade em ajudar, minha equipe é de encher o peito de orgulho. Ainda bem que são eles ali todos os dias, se não fossem eles, do pessoal da limpeza ao diretor administrativo e secretaria da saúde, todos os dias ali comigo ao meu lado, acho que não teria conseguido todos estes anos. Nos vamos passar por mais este período emergencial, vamos sofrer com a dor e angustia dos amigos que atendermos, mas nós, assim como toda a cidade, vamos superar trabalhando para ver dias melhores. E é isto, enquanto todos devem ficar em casa vamos trabalhar sim, pois somos os únicos habilitados para estar na linha de frete contra esta doença. Tivemos também apoio da administração pública, do nosso prefeito, secretario de finanças e secretaria de Saúde se não fossem eles, dificilmente teríamos os recém adquiridos equipamentos e materiais e EPI, itens indispensáveis para a diminuição do risco de nossa contaminação. Não tive noticia de nenhum outro hospital público de porte semelhante no Estado que foi agraciado com esses investimentos. 

Por fim, acho que vocês já devem estar se perguntando – e este medico que nunca fala no grupo e quando finalmente decide escrever não para mais? Mas é que tem coisas que não podemos guardar, e esse agradecimento a todos da área da saúde de minha cidade de Hidrolândia, GO, estava tão grande no peito que não podia mais ser contido, eu queria mesmo era poder ir de casa em casa, abraçar todos vocês colegas, agradecer pessoalmente, mas como não posso, por motivos óbvios, me contento a vir aqui, nesta internet fria e chata, agradecer desta única forma possível. Muito obrigado a todos, até o próximo plantão, ao qual agradeço a Deus que vai ser com um de vocês, porque, como já disse, se fossem outros não sei o que seria de mim. 

Dr. Womer Luiz Vieira – Diretor Clinico do Hospital Municipal de Hidrolândia, Goiás.

PM desarticula laboratório de refino de drogas na Cidade de Hidrolândia

_🚨🚔 #HIDROLÂNDIA 📈


⚡ ✅ 8° BPM - 2°Cia⚡

🌎👮🏼‍♀✍ PM desarticula laboratório de refino de drogas na Cidade de Hidrolândia


✅ Flagrante - Tráfico de drogas:

Na noite desta quinta- feira , 18, a equipe da Polícia Militar composta pelo ST Luiz e Sd R. Silva juntamente com o  3°SGT França e 3° SGT Negreiro em continuidade as ações de combate ao tráfico de drogas  defragrou operação  na região do Portal das Águas.

Na casa do autor que funcionava como um laboratório de refino de drogas foi encontrado:

⛔ 01 prensa;
⛔ 02 liquitificadores;
⛔ 04 Kg de ácido;
⛔ 01 funil para refino;
⛔ 03 balanças;
⛔ 28 porções de cocaína embaladas;
⛔ 100 gramas de cocaína;
⛔ R$ 509,00 ( quinhentos e nove reais)
⛔ 02 vidros de acetona;
⛔ 30 caixas de resfenol;
⛔ diversas embalagens;

🚷 01 detido e 02 testemunhas;

O autor que tem participação em diversos crimes na Cidade foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

Fonte: 2° Cia - 8° BPM

Polícia Militar de Goiás, 161 anos fazendo parte da sua históri

Anvisa alerta que uso de hidroxicloroquina contra o coronavírus não é recomendado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou nesta quinta-feira (19) que não tem recomendação para uso de medicamentos que contém hidroxicloroquina e cloroquina no tratamento da Covid-19. As substâncias estão presentes em medicamentos contra a malária, reumatismo, inflamação nas articulações, lúpus, entre outros.

“Apesar de promissores, não existem estudos conclusivos que comprovam o uso desses medicamentos para o tratamento da Covid-19. Assim, não há recomendação da Anvisa, no momento, para o uso em pacientes infectados ou mesmo como forma de prevenção à contaminação. Ressaltamos que a automedicação pode representar um grave risco à sua saúde.” – Anvisa


Ao menos quatro medicamentos apresentaram resultados positivos – mas ainda preliminares – em pesquisas científicas no tratamento da Covid-19. A cloroquina foi testada em um grupo muito pequeno em Marselha, na França, em 20 pacientes. O vírus desapareceu depois de seis dias.

O teste com o kevzara vai começar com pacientes em Nova York e vai ser expandido para 16 lugares. A intenção é estudar a reação em 400 pacientes em estado grave para entender o impacto na febre e falta de ar.


A China prometeu publicar em breve um estudo detalhado do uso do favipiravir, desenvolvido no Japão que, segundo médicos chineses, mostrou resultados promissores em 340 pacientes.


O Remdesivir salvou a vida de um paciente com a Covid-19 nos Estados Unidos, segundo o New England Journal of Medicine. Na Universidade de Nebraska, o médico brasileiro André Kalil lidera os testes com essa droga e espera ter um resultado preliminar nos próximos meses.


Apesar dos testes trazerem esperança, ainda é muito cedo para saber se esses remédios realmente serão eficazes no tratamento da Covid-19. Os especialistas são unânimes no alerta de que a automedicação pode causar um problema ainda maior do que o próprio coronavírus.

“Se simplesmente as pessoas começarem a receber qualquer tipo de medicação, não só vai haver o risco de pessoas morrerem em função das drogas em vez de morrerem em função do vírus, mas também, no final do surto, nós não vamos saber o que funciona e o que não funciona”, explicou Kalil.


Sem estoques – Nos EUA, farmácias independentes e a Sociedade Americana de Farmacêuticos do Sistema de Saúde (ASHP) dizem que os estoques da hidroxicloroquina – droga para tratar malária – estão agora com oferta pequena com o aumento da demanda no meio da propagação do novo coronavírus.


O presidente dos EUA, Donald Trump, pediu nesta quinta-feira aos reguladores de saúde do país para acelerar a aprovação de terapias potenciais com o objetivo de tratar a Covid-19, para a qual ainda não há tratamentos ou vacinas aprovadas.


Trump disse que o governo avalia a hidroxicloroquina e o medicamento antiviral exprimental da Gilead Sciences, o Remdesivir, que passa por testes clínicos para a doença respiratória.


“Atualmente trabalhamos com quatro distribuidores diferentes e desde hoje temos impossibilidades de encomendar tanto a cloroquina quanto a hidroxicloroquina”, que estão em atraso, disse David Light, chefe executivo da farmácia online Valisure, em um comunicado por e-mail.


“Kaletra e losartan estão sendo racionados, o que significa que podemos pedir apenas quantidades limitadas”, acrescentou.


Kaletra, medicamento que faz parte do coquetel de tratamento para o HIV e é vendido pela AbbVie, e o genérico para tratamento de pressão arterial losartan também foram considerados com potencial para tratar o vírus, embora investigadores chineses tenham reportado que o Kaletra fracassou em melhorar os resultados para os pacientes da Covid-19 em estado grave.

Jeff Bartone, dono da Hock’s Pharmacy em Ohio, disse que conseguiu comprar cinco frascos de hidroxicloquina nesta quinta, mas que em um intervalo de uma hora seu distribuidor já estava sem estoque do medicamento. Ele disse ter quatro fornecedores reserva mas que todos também estavam sem o medicamento.


Fonte: G1, com informações da Anvisa

Saiba Porque Você Vai Morrer Se For Contaminado Com Coronavírus e Ficar em Estado Grave

A velocidade com que o coronavírus se espalhou pelo mundo é impressionante. A capacidade de contagio do vírus é ainda mais impressionante. O Brasil apresenta números semelhantes ao dá Itália, no inicio da contaminação. O que significa que o coronavírus vai matar milhares de pessoas em território brasileiro. 

Mas por que isso vai acontecer? Simples, questão matemática. Segundo um estudo conduzido pelo Observatório Covid-19 BR, que analisa os números da pandemia no país e do qual fazem parte por sete universidades, o número de casos deve passar de 3 mil já na terça-feira (24)A tendência é que ele dobre a cada 54 horas e 43 minutos

O ritmo da disseminação do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no Brasil é, hoje, igual ao da Itália semanas atrás – e ele está acelerando.

o pico da pandemia no Brasil será no final do mês de abril, com o colapso total do sistema de saúde no mês de maio. 

Segundo dados estatísticos da Organização Mundial da Saúde, metade das pessoas infectadas vão precisar de cuidados médicos e 25% delas precisarão de UTIs com ajuda de respirador.

 É aqui que está o X da questão. 

De acordo com o Conselho Federal de Medicina, o Brasil tem hoje, 1,1 UTI do SUS para cada grupo de 10 mil pessoas, sendo que 95% destas UTIS já estão ocupadas, antes mesmo da chegada do coronavírus. A pessoa   infectada pode ter seu quadro agravado em questões de horas. O pulmão deixa de funcionar e sem ajuda do respirador da UTI a pessoa morre em questão de minutos.

 O tempo médio de internação de uma pessoa contaminada pelo coronavírus na UTI é de 14 a 21 dias. Com muitas pessoas ficando doentes ao mesmo tempo, o índice de mortalidade será maior do que na Itália, que é um país do primeiro mundo, tem um rede de saúde mais estruturada que a brasileira e tem uma população de 60 milhões de habitantes.
Com cerca de 220 milhões de habitantes e uma rede de saúde já deficitária, antes mesmo da chegada do coronavírus, estamos as portas de um genocídio brasileiro.
Durante o colapso do sistema de saúde, as chances de conseguir uma UTI serão mínimas, por isso, a sua melhor chance para sair desta pandemia vivo é não sair de casa para não se contaminar.

sexta-feira, 20 de março de 2020

Polícia Militar de Hidrolândia Prende Proprietária de Bar Que Desrespeitou a Lei


PM no combate ao descumprimento ao DECRETO 9332 / 2020 na Cidade de Hidrolândia.


✅ TCO - Crime - Infração de medida sanitária

A Polícia Militar por meio do Comandante da 2° Cia, Capitão Thiago Freitas e Sd Marrins juntamente com 3° SGT França e Sd Gualberto durante fiscalização do cumprimento do decreto do Governo de Goiás deparou com um bar com aproximadamente 10 ( dez ) pessoas no local em pleno funcionamento.

No local foi constatado que os frequentadores gravaram um vídeo afrontando e desrespeitando o Decreto em vigência.


Diante dos fatos a proprietária do estabelecimento foi detida e autuada pelo crime do art. 268 C.P. por meio do T.CO. e liberado após assinar o termo de comparecimento em audiência.


⛔ Contamos com a colaboração e compreensão de todos, acreditando que, conjuntamente, reverteremos essa situação.⛔🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝


Fonte: 2° Cia - 8° BPM

Polícia Militar de Goiás, 161 anos fazendo parte da sua história!_