quarta-feira, 3 de novembro de 2021

IMPLANON: ENTENDA COMO FUNCIONA O CHIP ANTICONCEPCIONAL


A chegada da pílula contraceptiva, na década de 1960, transformou nossa relação com o controle da natalidade. Desde então, a evolução não para. O desenvolvimento do implante anticoncepcional é uma prova disso. O Implanon, por exemplo, é um chip anticoncepcional de extrema eficácia.

Este método de contracepção tem despertado interesse e dúvidas em muitas mulheres. E é justamente por isso que preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre o Implanon, suas vantagens e indicações. Siga conosco nessa leitura!

O que é um implante anticoncepcional?

Antes de começarmos a falar sobre o chip anticoncepcional, é importante entender um pouco mais sobre o implante e suas características. O Implanon, único produto dessa categoria aprovado no Brasil, é um método de alta eficácia, amplamente estudado e reconhecido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Trata-se de um método contraceptivo reversível de ação prolongada. Ele tem a forma de bastão — com 4 centímetros de comprimento e 2 milímetros de diâmetro — e contém etonogestrel. O hormônio é liberado continuamente, inibindo a ovulação, além de alterar o muco cervical, impedindo a passagem dos espermatozoides.

“O etonogestrel é um hormônio feminino sintético, semelhante à progesterona.” 

Qual a diferença entre o implante e outros métodos anticoncepcionais convencionais?

O principal diferencial que se pode destacar entre o Implanon e os outros métodos anticoncepcionais mais recorrentes é a independência da paciente, que fica livre do regime diário, semanal ou mensal da medicação.

Segundo o fabricante e a própria ANVISA, o implante anticoncepcional é capaz de proteger a mulher de gravidez indesejada pelo período de até 3 anos, de acordo com as condições clínicas da paciente.

O que você precisa saber sobre o Implanon

Quando conhecemos uma nova tecnologia, é comum que sua adoção seja cercada por dúvidas. Então, esta seção vai responder às perguntas mais frequentes na internet e nas consultas com o ginecologista.

O Implanon é seguro?

Sim, o chip anticoncepcional é considerado um dos métodos mais eficazes de contracepção da atualidade. Isso por que a sua eficácia ultrapassa os 99% durante os cerca de 3 anos em que o implante segue liberando seu princípio ativo para a corrente sanguínea. 

De acordo com uma revisão sistemática realizada recentemente pela USP, o implante anticoncepcional está no topo da lista dos métodos anticoncepcionais mais eficazes, como mostramos na sequência:

Nenhum comentário: