Goiás sempre teve nomes importantes com destaque nacional, seja na politica ou no meio empresarial.
No meio empresarial, os goianos perderam o protagonismo. Nenhum empresário goiano se destaca a ponto de ser referência nacional. Os poucos que aparecem em reportagens nacionais, são em sua maioria, porque pagam. Não por merecimento pessoal ou profissional.
Está no seguimento classista, o goiano com maior expressão nacional.
Franscisco Almeida
Francisco Antônio Silva de Almeida é um goiano nascido em Minas Gerais. Ele nasceu em Belo Horizonte-MG, em 30 de setembro de 1958. Aos dois anos de idade mudou-se para o estado de Goiás com sua família, onde construiu sua história de vida e carreira profissional. É o terceiro filho do ex-deputado estadual Juarez Magalhães e de Maria da Silva Almeida. É casado com a psicóloga Raquel Dias Batista Siqueira de Almeida e pai de três filhos: Fernanda, Daniel e Paula.
Francisco Almeida, como é mais conhecido, é engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal de Goiás em 1980 e empresário. Durante sua carreira profissional exerceu vários cargos públicos: foi chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Planejamento do Estado de Goiás; presidente da Companhia Agrícola do Estado de Goiás (CAESGO); presidente da Agência Municipal de Obras da Prefeitura de Goiânia.
Sua vida profissional também é dedicada às atividades classistas. Foi conselheiro do Crea-GO por dois mandatos (1982/87 e 1993/97); vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros (1986/88); presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás (1993/97); presidente do Crea-GO por 4 mandatos e diretor geral da Mútua-GO (2012/2014).
Pelos relevantes trabalhos realizados na esfera pública, o belo-horizontino Francisco de Almeida recebeu, no dia 12 de março de 2008, o Título de Cidadão Goianiense; e, no dia 12 de dezembro do mesmo ano, recebeu o Título de Cidadão Goiano, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.
Presidente do Crea - GO por 4 mandatos. Por duas vezes Francisco elegeu seu sucessor. É um lider nato, que ganhou projeção nacional, ao ser eleito presidente da Mútua.
Mútua
Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua) – uma sociedade civil sem fins lucrativos criada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
Desde sua criação há 44 anos, o engenheiro Francisco Almeida, é primeiro goiano, a ocupar a função de presidente nacional da Mútua, uma sociedade civil, sem fins lucrativos, criada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia -Confea), um cargo de relevância nacional para os profissionais dos segmento de Engenharia, da Agronomia e Geociências.
Como presidente da instituição, Francisco gerenciar uma carteira com cerca de 100 mil associados, com um mandato até 24 de agosto de 2024.
.
Pela sua atuação à frente da instituição, Francisco Almeida foi um dos indicados para receber o Troféu Leão do Norte Brasil 2023, no próximo dia 24 em Pernambuco. Ele estará também sendo homenageado no evento que será realizado no Hotel Beach Class Convention , em Recife - PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário