domingo, 15 de maio de 2022

Frio Infernal: Goianos Vão Congelar Com Temperatura Recorde Próxima de 0°


A previsão de que Goiânia pode registrar um frio histórico, com mínima de 4º C na próxima quinta-feira (19), de acordo com previsões do Climatempo, pegou muitos goianienses de surpresa. Caso se confirme tal temperatura, a capital de Goiás vai obter um frio histórico, batendo os 5,7º C em 18 de maio de 1977, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).


O povo goiano está acostumado com temperaturas elevadas próximo de 40 graus. Quando a temperatura baixa e chega próximo de 20 graus, os goianos vestem blusas que são utilizadas no frio europeu. Com 10 graus, poucos saem as ruas, agora se a temperatura baixar para próximo de zero grau como está previsto, não sabemos qual será o comportamento dos goianos, pois será uma situação sem precedente. 

O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim concedeu entrevista a Sagres e confirmou a chegada do frio recorde.

“Está se confirmando [o frio]. Para este final de semana, temos áreas de instabilidade que pode ocorrer, mas chuvas de baixo volume. Segunda e terça também por conta do avanço da frente fria. Mas, na retaguarda disso vem a Massa de Ar Polar e essa sim, olhando os prognósticos no momento, promete sim baixar e muito as temperaturas aqui no Estado de Goiás”, explicou.

André Amorim ainda destacou que o frio deve avançar tanto que a tendência atual é que os termômetros também registrem baixas no sul de Tocantins e da Bahia, mas com temperaturas mais amenas em relação a Goiás.

Nós estamos com esse avanço do ar frio já na quarta e quinta-feira, mas como fica frio de um dia para o outro, acaba que alterna um pouco, mas teremos sim temperaturas baixas. A diferença dessa onda de frio é que, costumeiramente, maio não faz tanto frio, é atípico, chegava até a região de Goiânia e Anápolis. Agora, vai avançar o Vale do São Patrício, Ceres e chega a Porangatu”, afirmou.

Nenhum comentário: