segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Estudos Indicam o Fim da Religião em Países Ricos

Estudo indica que religião pode ser extinta em 9 países ricos
Projeção feita por cientistas americanos baseada em dados de censo identifica declínio em nações como Austrália, Holanda e Canadá.

Quanto mais evoluída uma nação  menos se acredita em crenças, segundo o escritor  Sam Harris, essas falsas crenças constantemente se baseiam em maus argumentos em debate público. "Criamos explicações para o mundo devido a nossa ignorância e nossa necessidade de ver causalidade nos fenômenos naturais". Argumenta o escritor. 



UMA PESQUISA BASEADA EM DADOS DO CENSO E PROJEÇÕES DE NOVE PAÍSES RICOS CONSTATOU QUE A RELIGIÃO PODERÁ SER EXTINTA NESSAS NAÇÕES. ANALISANDO CENSOS COLHIDOS DESDE O SÉCULO 19, O ESTUDO IDENTIFICOU UMA TENDÊNCIA DE AUMENTO NO NÚMERO DE PESSOAS QUE AFIRMA NÃO TER RELIGIÃO NA AUSTRÁLIA, ÁUSTRIA, CANADÁ, REPÚBLICA CHECA, FINLÂNDIA, IRLANDA, HOLANDA, NOVA ZELÂNDIA E SUÍÇA.


ATRAVÉS DE UM MODELO DE PROGRESSÃO MATEMÁTICA, O ESTUDO, DIVULGADA EM UM ENCONTRO DA AMERICAN PHYSICAL SOCIETY, NA CIDADE AMERICANA DE DALLAS, INDICA QUE O NÚMERO DE PESSOAS COM RELIGIÃO VAI PRATICAMENTE DEIXAR DE EXISTIR NESTES PAÍSES.

O estudo evidência uma constatação: Quanto mais rica e evoluída uma nação, menos se acredita em religião. Quanto mais pobre uma nação mais o povo acredita em crenças.


''EM MUITAS DEMOCRACIAS SECULARES MODERNAS, HÁ UMA CRESCENTE TENDÊNCIA DE PESSOAS QUE SE IDENTIFICAM COMO NÃO TENDO UMA RELIGIÃO; NA HOLANDA, O ÍNDICE FOI DE 40%, E O MAIS ELEVADO FOI O REGISTRADO NA REPÚBLICA CHECA, QUE CHEGOU A 60%'', AFIRMOU RICHARD WIENER, DA RESEARCH CORPORATION FOR SCIENCE ADVANCEMENT, DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE DO ARIZONA.


O ESTUDO PROJETOU QUE NA HOLANDA, POR EXEMPLO, ATÉ 2050, 70% DOS HOLANDESES NÃO ESTARÃO SEGUINDO RELIGIÃO ALGUMA.




A PESQUISA SEGUIU UM MODELO DE DINÂMICA NÃO-LINEAR QUE TENTA LEVAR EM CONTA FATORES SOCIAIS QUE INFLUENCIAM UMA PESSOA A FAZER PARTE DE UM GRUPO NÃO-RELIGIOSO.


A EQUIPE CONSTATOU QUE ESSES PARÂMETROS ERAM SEMELHANTES NOS VÁRIOS PAÍSES PESQUISADOS, RESULTANDO NA INDICAÇÃO ERA DE QUE A RELIGIÃO NELES ESTÁ A CAMINHO DA EXTINÇÃO.


"É UM RESULTADO BASTANTE SUGESTIVO", DISSE WIENER. "É INTERESSANTE QUE UM MODELO TÃO SIMPLES ANALISE ESSES DADOS...E POSSA SUGERIR UMA TENDÊNCIA."


"É ÓBVIO QUE CADA INDIVÍDUO É BEM MAIS COMPLICADO, MAS TALVEZ ISSO SE AJUSTE NATURALMENTE", DISSE ELE.

Nenhum comentário: