Notícias Goiás – O Sr. está satisfeito com o trabalho realizado ao longo de praticamente sete anos à frente da Prefeitura de Hidrolândia?
Paulinho – Sem dúvida, estou muito satisfeito. Trabalhamos nesse período de quase sete anos de uma forma muito objetiva, com planejamento, trazendo para a cidade de Hidrolândia grandes investimentos, especialmente em infraestrutura, levando asfalto para bairros que nunca haviam sido asfaltados, construímos e equipamos escolas, nossas áreas rurais foram atendidas. Acho que temos um saldo bastante positivo e faço pesquisa constantemente e hoje nossa administração tem quase 70% de aprovação. É lógico que falta muito para realizar, mas ainda temos um ano e dois meses de mandato.
Quem assume prefeituras de pequeno e médio porte geralmente encontra a parte administrativa e financeira desorganizada, como foi seu caso no primeiro mandato. O Sr. conseguiu organizar a máquina pública, pagar servidores em dia e manter os serviços básicos?
Graças a Deus, temos hoje todas nossas contas organizadas, o INSS pago no mês corretamente, o Fundo de Previdência também, não temos dívidas, Os funcionários pagamos sempre até o dia 30 do mês trabalhado. Então, o próximo prefeito de Hidrolândia pegará uma cidade muito organizada, uma cidade equipada e com as contas sanadas para que possa dar continuidade a isso e a cidade continue se desenvolvendo.
Como o Sr. conseguiu esse feito?
Principalmente graças às emendas de parlamentares como Wilder Morais, Alexandre Baldy e Francisco Oliveira. Foi com verbas destinadas à cidade via emendas por esses parlamentares, principalmente, que conseguimos fazer obras estruturantes e muito importantes para o município.
Como está a área de saúde em Hidrolândia?
Aqui construímos três PSFs (unidades do Programa Saúde da Família), equipamos tudo com recursos federais, via emendas do Wilder Morais e Alexandre Baldy. Então fizemos grandes investimentos na saúde e acredito que o ano que vem eu já concluo a inauguração do nosso prédio do Hospital Municipal, que construímos dois blocos e já está liberado pela Suvisa, faltando apenas alguns detalhes para que o ano que vem possamos ter o nosso próprio prédio do Hospital Municipal de Hidrolândia, haja vista que hoje a sede é alugada e pagamos quase R$ 50 mil por mês desde o começo da nossa gestão, o que onera um pouco os cofres públicos. Já adquirimos 95% dos equipamentos para o nosso novo hospital, também através de emendas do nosso ex-deputado Alexandre Baldy e do nosso ex-senador Wilder Morais.
O atendimento médico é feito no próprio município?
Todos os procedimentos, incluindo cirurgias de pequena e média complexidade (parto, laqueaduras, hérnia inguinal), tudo é feito aqui, no nosso hospital. Agora, procedimentos mais complexos são encaminhados para Goiânia. Nesse caso é feita a pactuação, através do SUS.
“Vamos fazer um grande desfile das nossas escolas no aniversário da cidade”
O Sr. conseguiu melhorar a qualidade da educação ofertada pelo município?
Nossas escolas foram todas reformadas, algumas ampliadas, construí uma escola nova e 26 salas de aula, equipamos com lousa branca todas as salas, adquirimos novos materiais didáticos, fizemos uma grande estruturação na educação do município, inclusive criamos uma sala de música para nossos alunos em todas as escolas municipais.
E o pagamento do piso nacional para os professores…
Pagamos o piso para o professor, essa questão é bem resolvida aqui em Hidrolândia.
Os professores do município possuem um plano de cargos e salários?
Ainda não. Está sendo feito um estudo para que possamos criar um plano para nossos professores.
Hidrolândia faz aniversário dia 5 de novembro. Como será a comemoração?
Sim, vamos fazer um grande desfile das nossas escolas aqui na cidade de Hidrolândia, com o Colégio Militar e as escolas municipais, para mostrar e contar um pouco da história da cidade nesse desfile, que será realizado no dia 9.
Haverá outras atrações?
Será apenas o desfile mesmo, até porque, devido às condições financeiras, nesse momento estamos priorizando o fechamento da folha salarial e fechamento do final de ano com nossos fornecedores para que o caixa seja fechado da melhor forma possível.
“Pra mim, é indiferente, se tem foto ou não tem. Não sou candidato mais”
A sua gestão teve problemas com o Ministério Público?
Aqui, sempre trabalhamos em parceria com o Ministério Público, que é um órgão fiscalizador mas que também ajuda na administração, indicando onde há problemas, que buscamos corrigir rapidamente. Hoje ser gestor é difícil, mas buscamos sempre seguir a legislação e, até agora, não tive problemas com o Ministério Público nem com o Tribunal de Contas dos Municípios
Recentemente teve uma recomendação do Ministério Público Estadual para retirar fotografias pessoais do prefeito das repartições públicas municipais...
Na verdade, tenho essas fotografias em prédios públicos deste o primeiro ano da minha gestão. Já eram afixadas. Agora, no sétimo ano, não sei por que cargas d’água… O Ministério Público pediu, após uma denúncia, para que nós retirássemos.
O Sr. não era obrigado a acatar a recomendação do MP… Por que preferiu retirar?
Pra mim, é indiferente, se tem foto ou não tem. Não sou candidato mais. Talvez se eu fosse candidato à reeleição, eu lutasse contra a recomendação, mas na verdade estamos recebendo todos os dias pessoas novas no município. Às vezes essas fotos ajudam a pessoa a reconhecer o prefeito, quando vê a gente na rua. Porque eu ando nas ruas e hoje, devido ao desenvolvimento da cidade, por ter uma boa educação, uma boa saúde, um bom transporte, as pessoas têm migrado para Hidrolândia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário