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Ao notarem que um dos motores CF34 havia parado e que o outro perdia gradativamente potência, até manter apenas um fornecimento mínimo, os comandantes imediatamente reportaram emergência. Naquele momento, estavam a uma distância de 100 milhas náuticas (~185 km) a Sudoeste de Nashville, no Tennessee.
Obrigados a planar
Em coordenação com o Centro de Controle de Área de Atlanta, a tripulação do jato iniciou a descida em voo planado, enquanto executava as checklists de emergência com o objetivo de retomar a potência dos motores.
Tela do FlightRadar24 com a rota do voo
Quando a equipe entrou em contato com o Controle de Aproximação de Nashville – que já estava trabalhando para reter todo o tráfego e ter apenas a emergência em sua frequência – o controlador consultou imediatamente a tripulação antes de emitir qualquer instrução.
– Você recuperou o motor?, perguntou o controlador
E a equipe de tripulantes respondeu:
– Ainda não, estamos trabalhando nisso
No entanto, cerca de dois minutos depois, retornaram o contato com o controle, informando que haviam concluído suas listas de verificação e que agora estavam prontos para aceitar os vetores para Nashville.
![](https://i1.wp.com/www.aeroin.net/wp-content/uploads/2019/10/KNAS-APD.jpg?resize=383%2C578&ssl=1)
O controlador então informou que todas as pistas, exceto a pista fechada 02L / 20R, estavam disponíveis para eles.
Diagrama do aeroporto, com indicação da pista fechada
Nesse momento, o aeroporto já havia interrompido todas as partidas e chegadas, os voos visuais próximos ao aeródromo foram instruídos a afastarem-se, as aeronaves que taxiavam foram encaminhadas para os pátios e todas as pistas mantidas estéreis (livres, esperando pela decisão final da tripulação de onde pousar).
A aeronave conseguiu nivelar-se a 8000 pés (~2.700 metros) e continuou para a aproximação visual da pista 13 de Nashville. Nesse momento, a Torre de Controle do aeroporto questiona:
– Apenas confirme, você tem potência total em um dos motores?
Ao que a tripulação respondeu com um tranquilizante “sim”.
Minutos após, a aeronave pousou com segurança na pista 13 cerca de 27 minutos depois de deixar o nível de voo FL290, e desocupou a pista. Por medida de precaução, a tripulação, já em frequência de solo, solicitou que os serviços de emergência verificassem o motor esquerdo, mas nada de danos ou fumaça foi notado.
Por se tratar de um incidente grave, as investigações começaram imediatamente, lideradas pela NTSB.
Frota de quase 200 Embraer E170/175
A aeronave envolvida era um Embraer E170 operado pela Republic Airways em nome da United Airlines. A aeronave possuía o registro N632RW – que, segundo o Airfleets, está na Republic Airways desde 2016. O Airfleets relata que a aeronave estava na Shuttle America antes disso – de 2005 a 2016. E de 2004 a 2005 voou com a Chautauqua Airlines.
De acordo com o site da Republic Airways, a companhia aérea opera uma frota totalmente Embraer E170 / 175, totalizando 64 E170s e 127 E175s.
Sediada em Indianapolis, Indiana, a Republic Airways opera curtos voos regionais para as três principais companhias aéreas dos EUA. Segundo a Wikipedia, isso inclui serviços para American Eagle, Delta Connection e United Express, todas divisões regionais da suas companhias-mãe. A transportadora regional também teve um acordo com a Frontier Airlines de 2007 a 2018.
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