segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Câmara Abre CPI e Prefeito de Itumbiara Zé Antônio Pode ser Afastado do Cargo

A Câmara Municipal de Itumbiara acatou duas ações populares, na Sessão Extraordinária, desta segunda-feira, 23/09, que pedem a cassação do prefeito Zé Antônio, por improbidade administrativa e instalou duas Comissões Parlamentares de inquérito, para apurar as duas denúncias.
A primeira é de autoria de Lindaura Mota Dinato, que denuncia o não repasse dos recursos recolhidos da contribuição Social dos funcionários da prefeitura para o IPASMI e o não repasse do dinheiro dos empréstimos consignados dos servidores municipais, para a instituição bancária.

A segunda denúncia é de autoria de Paulo Fernando Elias Martins, conhecido como Donza, que acusa o prefeito municipal de atrapalhar o andamento dos trabalhos do Poder Legislativo de Itumbiara. Segundo o denunciante, o prefeito não promulgou duas leis, que tiveram vetos parciais, cujos vetos foram derrubados pela Câmara Municipal, incorrendo em crime de responsabilidade.
Após acatar as denúncias e instalar a CPI, a Mesa Diretora deve publicar os decretos de afastamento de Zé Antônio, do cargo de prefeito, pelo período de 90 dias, até que a investigação seja concluída pela Comissão de Investigação.
Na votação para instalação da CPI, com base na primeira denúncia, apenas os vereadores Daniel Borges e Ednon Fio votaram contra.
Na votação para instalação da CPI, com base na segunda denúncia, apenas o vereador Ednon Fio foi contra.


Os membros de cada comissão foram escolhidos por sorteio.
A Comissão Parlamentar de Inquérito que vai apurar a denúncia apresentada pela Lindaura Mota Dinato ficou composta:
Presidente: Neto Karfan
Relator: Sargento Azevedo
Membro: Zezé Preto.

Com informações de Heber Arantes

A Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar a denúncia de Paulo Fernando Elias Martins ficou composta:
Presidente: Romildo Formigão
Relator: Daniel Borges
Membro: Ednon Fio

Nenhum comentário: