A Secretaria Municipal de saúde de Senador Canedo há 15 meses passa por problemas preocupantes na falta de verbas que deveriam ser repassadas pelo governo estadual. De acordo com fontes da secretaria ouvidas pela reportagem, os valores que não estão chegando à saúde do município fazem muita falta à pasta e por este motivo a cidade acaba enfrentando vários problemas que chegariam inevitavelmente, às unidades de saúde. Com isso medicamentos e materiais usados nas unidades poderiam faltar, prejudicando, portanto, os pacientes que necessitam de atendimento médico e, também, prejudicando toda equipe de funcionários. À reportagem, uma enfermeira da secretaria disse que espera que a Secretaria Estadual de Saúde pague o mais rápido esses valores para que as prefeituras de Goiás não continuem passando por este problema:
"Os pacientes quando chegam à unidade de saúde, eles não querem saber quem está faltando passar as verbas para a prefeitura, eles querem ser atendidos. E estão certos mesmo, o que nós, profissionais da saúde, devemos fazer é procurar atendê-los da melhor maneira possível. Mas o governo estadual precisa fazer sua parte e enviarem as verbas para o problema não se agravar".
Além de o não repasse dos valores da saúde causarem problemas na falta de medicamentos, a situação também chega aos médicos, que se não fosse a prefeitura municipal ficariam sem receber seus salários, uma vez que o governo estadual não tem repassado parte desse recurso pactuado, que também ajuda a pagar o profissional, valores esses que são retirados de outras áreas para atender a demanda. Entendendo que saúde é prioridade.
A prefeitura de Senador Canedo está diante da crise avançando e conseguindo cumprir e cobrir na medida do possível esses valores não repassados pelo governo estadual, o município está deixando de receber cerca de R$ 180 mil mensalmente, esse valor acaba ocasionando sérios problemas para a secretaria, que mesmo assim não deixa de cumprir seus compromissos com a sociedade fazendo um maior controle entre receita e despesas, diminuindo gastos e equilibrando as ações.
O Município assume os plantões ambulatoriais da UPA e outros três plantões que funcionam 24 horas por dia que foram abertos pela atual gestão, a Prefeitura de Senador Canedo tem cumprido com seu papel de atender a sociedade mesmo sem o repasse e ainda sim avança pagando o funcionalismo público municipal dentro do mês, exemplo foi o Último mês de Fevereiro onde a prefeitura mesmo com a maior crise financeira do país conseguiu efetuar o pagamento do servidor dentro do mês.
Em comparação com outros municípios do estado, Senador Canedo tem saído na frente cumprindo seu papel e resgatando seu compromisso de fazer o melhor pelo povo.
Um comentário:
Meu deus tenha piedade....a pior administração do país...duvido que existiu, existe ou existirá uma administração tão catastrófica como essa desse tal divino lemes...kd você PF?
Postar um comentário