A Associação Goiana de Municípios promove nessa quarta-feira (20) solenidade de posse de sua diretoria para um mandato de 2 anos biênio 2019/2020. Várias autoridades foram convidadas e confirmaram presenças. A entidade completou em janeiro último 62 anos de criação e hoje é uma das mais atuantes do país na defesa do municipalismo. Através de suas ações, em conjunto com outras entidades e com a participação ativa dos gestores, os municípios têm obtido importantes conquistas.
A principal luta dos municípios é a mudança no Pacto Federativo que já vem de um longo tempo. Com o passar dos anos eles foram sendo enfraquecidos devido a concentração de poderes pela União. Principalmente a arrecadação de impostos e a centralização da politica de repasse de recursos.
Os municípios brasileiros vivem hoje a pior crise de toda a sua história com o aumento de suas responsabilidades e a redução do seu poder financeiro.
Para agravar ainda mais a situação nos últimos anos têm surgido problemas na esfera estadual como o atraso no repasse de recursos para setores vitais como a saúde e a educação.
Todos os membros da diretoria a ser empossada foram reeleitos e tem como presidente Paulo Sérgio de Rezende (Paulinho) prefeito de Hidrolândia.
Dentro da programação de atuação da entidade para esse primeiro semestre está a mobilização dos municípios goianos para a XXII Marcha à Brasília que acontece no período de 8 a 11 de abril próximo. Desta vez os participantes do evento estão esperançosos quanto a avanços na luta pelo Pacto Federativo uma vez que já é quase certa a participação do presidente da República Jair Bolsonaro que, durante sua campanha e em visita a CNM, se comprometeu em atender as reivindicações dos prefeitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário