segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Rede Sustentabilidade Pode Eleger Jorge Carneiro Deputado Estadual Com Apenas 7 Mil Votos

Jorge Carneiro poder ser deputado com a menor votação
A grande maioria dos eleitores brasileiros votam sem conhecer as regras do jogo de uma eleição. Por isso muitos não entendem  porque um candidato que tem mais votos,  em uma eleição para deputado estadual não vai eleito e outro com menos votos se elege.

Existe uma regra básica para ser eleito deputado federal ou estadual, além de obter votos para si, o candidato também depende dos votos que serão dados ao partido ou à coligação a que pertence. Ao contrário dos cargos majoritários, cujo eleito é o mais votado, no caso dos parlamentares, a vitória depende do cálculo do quociente eleitoral e partidário.
Para calcular o quociente eleitoral, divide-se o número de votos válidos (sem brancos e nulos) pelo número de cadeiras em disputa. Em Goiás calcula-se que cada partido ou  coligação deve precisar de cerca de 70 mil votos para eleger um deputado estadual. 

Somados os votos de todos os candidatos de uma coligação ou partido, a cada 70 mil votos  elege um deputado. Se a coligação tiver 350 mil votos,  serão eleitos 5 deputados. É por isso que um candidato pode ser o mais votado de uma eleição e esse candidato não ser eleito se o partido não atingir o quociente eleitoral. 

Um exemplo pratico desta situação aconteceu na eleição de 2014. Sergio Bravo foi candidato a Deputado Estadual  pelo PROS e foi eleito com 8.607 votos (0.28%)

Julio da Retífica foi candidato a Deputado Estadual pelo PSDB  e não foi eleito com 27.664 votos (0.88%).


Os partidos e candidatos mais experientes, apreenderam a jogar de acordo com a regra da eleição e procuraram montar chapas com candidatos do mesmo tamanho e mesmo potencial.  Exatamente por isso, o PSDB não conseguiu fazer coligação com nenhum partido. Para ser eleito deputado estadual pelo PSDB,  o candidato precisará ter acima de 30 mil votos. 

A Rede Sustentabilidade montou uma chapa em coligação com outros pequenos partidos  com 54 candidatos a deputados estaduais  e essa coligação pode eleger um deputados com apenas 7 mil votos,  se a coligação alcançar o quociente eleitoral que deve ser de cerca de 70 mil votos. 

Este ano existe uma nova regra em vigor,  o candidato para ser eleito precisará ter pelo menos 10% dos  votos do quociente eleitoral. Em resumo,  se o quociente eleitoral for de 70 mil votos, o candidato precisará ter no mínimo 7 mil votos para ser eleito. 

A maioria dos candidatos da REDE são candidatos que devem ter  menos de 2  mil votos. existem 2 ou 3 candidatos com potencial para superar a casa de 7 mil votos.

 O favorito para se eleger é Jorge Carneiro,  que na eleição de 2006  foi candidato a deputado estadual pelo PT do B e obteve 9.051 votos. Votação essa que provavelmente  seria suficiente para elege-ló deputado estadual nesta eleição.

Jorge Carneiro é professor, advogado e desportista. Outro detalhe que favorece Jorge Carneiro,  é o fato dele ter sua base eleitoral no Conjunto Vera Cruz e bairros adjacentes,   onde mora a mais de 30 anos, uma das regiões mais populosas da grande Goiânia, com   cerca de 40 mil eleitores, sendo que  ele é único candidato da região com chance de ser eleito, o que deve potencializar sua candidatura.

Para sair vitorioso de uma eleição não basta ter voto,  é preciso saber jogar de acordo com a regra da eleição, neste ponto a REDE Sustentabilidade está jogando com o regulamento debaixo do braço e pode eleger 1 ou 2 deputados, mesmo com baixa votação.

Nenhum comentário: