quinta-feira, 16 de março de 2017

Prefeitos destacam repasse direto de investimentos para municípios


Iniciativa do governador Marconi Perillo e do vice José Eliton é avaliada como “democrática e inovadora”. Gestor de Caldas Novas, Evandro Magal diz que “são os prefeitos quem absorvem as demandas da população” ao se referir à “sensibilidade político-administrativa” do governo

Prefeitos goianos reconhecem iniciativa pioneira do governo em repassar diretamente às prefeituras os investimentos resultantes de convênios firmados com o governo de Goiás. A decisão foi elogiada pelos gestores municipais durante reuniões ocorridas nesta quarta-feira (15/03) com o vice-governador José Eliton, que segue com audiências. Grande parte dos municípios destinará os recursos para obras de infraestrutura.

No período da manhã os prefeitos de Amaralina, Caldas Novas, Moiporá, Nova América, Caturaí, Bonfinópolis e Maurilândia acertaram os detalhes do convênio. Juntamente com o vice-governador, os gestores discutiram as obras mais importantes para suas cidades e que resultarão em benefícios para toda a população.

Em Amaralina, o prefeito Vandeilson Gonçalves explicou que usará parte da verba para recapeamento de vias urbanas e o restante para aquisição de equipamentos destinados a atividades físicas, e que serão instalados na Praça da Saúde, proporcionando aos moradores um local adequado para prática de exercícios e lazer. “Parabenizo o vice-governador por nos receber e o empenho em ajudar os municípios, destinando recursos que serão de grande valia para todos”, pontua.



Em Caldas Novas, o prefeito Evandro Magal também usará a verba para pavimentação asfáltica. De acordo com ele, cerca de oito bairros serão beneficiados. Magal avalia a maneira como estão sendo destinados os recursos como “democrática e inovadora”. Segundo opina, “nunca tinha visto essa liberdade que o governo deu, de nos mostrar o caminho, que avalio como correta, porque são os prefeitos quem absorve as demandas dos munícipes. É um espirito público inovador, democrático, participativo e, acima de tudo, de muita sensibilidade político-administrativa”, afirma.



O prefeito Eurípedes Miguel, de Nova América, também vai aplicar os recursos disponibilizados para o município em asfalto, recapeamento e calçadas. “Poucos governos têm ajudado os municípios como estamos vendo aqui em Goiás. É uma grande alegria, mesmo em tempos de crise, conseguir esses recursos”, afirma. Em Moiporá, o prefeito Wolnei Moreira, o Nei, avalia o encontro como “de grande valia e uma parceria que vai beneficiar uma população carente e que muito precisa”, concluiu.



Em Caturaí, a prefeita Divina Aparecida Zago afirma que os recursos serão utilizados para asfaltar dois bairros e três ruas no Centro. “Esta é uma gestão nova. O vice-governador José Eliton se empenha por Caturaí”, resumiu. Kleton Pinheiro, de Bonfinópolis, afirma que a documentação para celebrar o convênio já está encaminhada. “Serão utilizados para recuperar as vias de nosso município”, comemora. Em Maurilândia, a prefeita Edjane Alves de Almeida elogia o “grande projeto do governador Marconi Perillo”. Ela também vai usar os recursos para recuperar vias urbanas. “Serão asfaltados três bairros, importantes locais para a comunidade de Maurilândia”, resume.



Apoio às regiões

No período da tarde, o vice-governador José Eliton deu sequência às reuniões com prefeitos para a definição de onde os recursos oriundos de convênios com o governo de Goiás serão aplicados. O prefeito de Sítio D'Abadia, Weber Reis Lacerda, direcionou os investimentos para pavimentação asfáltica. Ele relata a satisfação com o resultado da audiência com o vice-governador José Eliton. “Reunião muito produtiva em que foi reafirmado o apoio do governo de Goiás para alavancar o desenvolvimento do Nordeste goiano”, disse.



Já a representante de Turvelândia, Reila Naves, fala da liberação dos recursos e da atenção dispensada ao município. “Nosso vice-governador José Eliton é sempre um grande parceiro de Turvelândia. Volto muito satisfeita, pois os recursos serão utilizados em benefício da nossa população”, diz a prefeita.


Do leste goiano, o prefeito de Cocalzinho, Alair Ribeiro, assim como a maioria, decidiu utilizar os recursos no asfaltamento de bairros. Ele destaca que esta é a principal prioridade do município, que tem perto de 27 mil habitantes. “Temos dois distritos, e um deles, o Girassol, praticamente dobrou o número de habitantes nos últimos cinco anos; só do programa Minha Casa Minha Vida foram duas mil casas”, acentua. Alair Ribeiro disse, ainda, que vai buscar formas alternativas de pavimentação, como a utilização de paralelepípedo sextavado que tem vida útil maior que a pavimentação convencional. “Agradeço ao governador e ao vice-governador por tudo o que estão fazendo pela população de Cocalzinho”, completa.



Em seguida, José Eliton se reuniu com o prefeito de Davinópolis, Robson Luiz da Silva Gomes, que comemorou a liberação dos valores. “É uma satisfação muito grande receber esses recursos, porque o nosso município, como tantos outros, vive em dificuldades”, afirma. A cidade de Davinópolis terá todas as ruas asfaltadas a partir de convênio da prefeitura com o governo do estado. “Já temos 80% das ruas pavimentadas, e com esses recursos vamos acabar de asfaltar a cidade”, garantiu Robson Gomes, ao informar, também, que o município já construiu toda a infraestrutura de saneamento básico para a chegada do asfalto.


Por fim, para o prefeito de Damianópolis, Gilmar José Ferreira, o fato de poder escolher onde e como aplicar os recursos é algo inovador. “Eu escolhi utilizar em asfaltamento, pois vejo que é o que faz mais falta na cidade”, declara, lembrando que os pontos danificados no asfalto que já existe serão recuperados em outras ações. “Nesse convênio vamos gastar o dinheiro para asfaltar os bairros que ainda não tem, e agradecemos ao governador Marconi Perillo e ao vice-governador José Eliton por esse apoio”, afirma.

FOTOS: WILDES BARBOSA E ANDRÉ SADDI

Nenhum comentário: