quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Caldas Novas recebe conferência do Pacto Social Goiás Pela Vida


Evento contou com presença maciça de representantes de segmentos organizados da sociedade. Secretário Edson Costa destaca a segurança pública como direito e obrigação de todos

Caldas Novas, cidade localizada na região Sul do estado, recebeu na tarde desta terça-feira (21/02) o ciclo de conferências municipais do programa Pacto Social Goiás Pela Vida e Segurança. O evento foi desenvolvido com o objetivo de envolver a população na construção de propostas, que vão resultar na maior política pública de segurança social e preventiva da história de Goiás.

O modelo de gestão do programa foi idealizado tendo como elo principal da estrutura de governança, o Comitê Executivo do Pacto Social com a presença de 12 notáveis e representantes tanto do governo quanto da sociedade se reunindo mensalmente, responsáveis por acompanhar as ações pactuadas e os resultados alcançados, permitindo um mapeamento real e a adoção de soluções para continuar reduzindo a criminalidade no Estado.

Nesta edição, foram realizadas discussões do Pacto Social e a definição do Plano Estratégico e Operacional para o município, com base na mobilização e articulação social com os demais atores governamentais. Foram debatidas também as necessidades de atuação para o combate à criminalidade em Caldas Novas, por meio de mapeamento dos principais atores e fatores de sucesso.

O secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, coronel Edson Costa Araújo, lembrou que o Pacto Social Goiás Pela Vida e Segurança surgiu da constatação de que o alcance do Estado na pacificação social extrapola a atuação das forças policiais. “O envolvimento da sociedade como a que estamos vivenciando hoje aqui, nos dá a convicção de que vamos atingir o objetivo de colocar a segurança pública como direito e obrigação de todos”, avaliou. 

Em sua apresentação, o superintendente do Pacto Social Goiás Pela Vida, Rogério Felix, mostrou as linhas de ações a serem desenvolvidas pelo programa em busca da redução da criminalidade por meio de ações transversais de segurança primária. Ele lembrou que a ação é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), mas depende da união de esforços entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além da sociedade civil. “Só assim atingiremos o objetivo de coibir a criminalidade”, disse.

Para a juíza da Vara Criminal de Caldas Novas, Vaneska da Silva Baruki, não se pode contar apenas com ações preventivas na área de segurança. “Posso assegurar aos senhores que sem o engajamento de toda a sociedade o sistema vai piorar, e o cidadão de bem terá  de ficar trancados em casa sem sair às ruas”, declarou.

Em Caldas Novas chegou-se à 21ª edição entre os 23 encontros programados pela SSPAP. Após essa etapa, será realizado um fórum com abrangência estadual, onde será apresentado um plano estratégico – cujas ações serão resultado das discussões nos municípios. A finalidade deste evento é estabelecer os parâmetros e as metas produzidas nas conferências municipais. Esse planejamento estratégico será uma ferramenta prática para fortalecer a capacidade de governança e o monitoramento dos resultados de enfrentamento e na prevenção de violências.

Também participaram do evento,  o vice-prefeito de Caldas Novas, Fernando Rezende; o comandante do 26º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Carlos Eduardo Belelli; o promotor de Justiça de Caldas Novas, Giordane Naves, a juíza do Juizado Especial Cível e Criminal de Caldas Novas, Fabíola Pitangui; presidente da OAB de Caldas Novas, Andrei Barbosa; a representante do Conselho Comunitário de Segurança Pública Rural, Katiane Camila, entre outras autoridades.


LEGENDA PARA FOTOS: WILDES BARBOSA

O secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, coronel Edson Costa Araújo, durante reunião do Pacto Social Goiás Pela Vida, em Caldas Novas: “O envolvimento da sociedade nos dá a convicção de que vamos atingir o objetivo de colocar a segurança pública como direito e obrigação de todos” 

Nenhum comentário: