terça-feira, 11 de outubro de 2016

Polícia Federal Vai Investigar Falsa Reportagem da Globonews Feita Pela Turma de Iris Rezende

Com pouco menos de 20 dias para o pleito do segundo turno, candidatos que se veem sem chance de crescimento nas intenções de voto partem para o ataque. Ainda que para isso seja preciso inventar fatos. Corre nas redes sociais montagem com falsa matéria da Globo News que teria sido proibida de ir ao ar pelo governador Marconi Perillo. Numa clara intenção de desqualificar a campanha de Vanderlan Cardoso (PSB) à prefeitura de Goiânia.

A suposta matéria não passa de uma montagem feita no programa Photoshop. Além de usar fatos inverídicos, já que a matéria nunca foi produzida ou colocada no ar, a montagem utiliza imagem da apresentadora Renata Lo Prete, o logo da Globo News e a imagem de Vanderlan sem as devidas autorizações. Tudo feito com a intenção de manchar a imagem do candidato à prefeito pelo PSB. 

Diante dos fatos, a coligação Uma Nova Goiânia pediu investigação judicial e a Polícia Federal está no caso.

A suspeita é que a produção do material foi feita com participação de gente ligada a Iris Rezende (PMDB) ou mesmo produzido dentro de seu comitê. Não é a primeira vez que a campanha do PMDB utiliza deste tipo de subterfúgio. No primeiro turno, chegaram a colocar no ar, nas rádios e TV, propagandas com falsos entrevistados com falas que desqualificavam Vanderlan Cardoso. Na ocasião a Justiça suspendeu a propaganda e tirou do ar um site onde eram publicadas.

Outras montagens com notícias atribuídas a veículos de imprensa sérios também foram propagados pelas redes sociais e estão sob investigação. Normalmente são textos apócrifos, com montagens, poucas referências de fontes e com dados e informações que podem ser checadas.

Pesquisas
A falsa notícia compartilhada fala que o instituto Serpes teria “vendido dados” para a campanha de Vanderlan.  No entanto, as pesquisas de intenção de votos do primeiro turno deram números discrepantes justamente a favor do candidato do PMDB. Enquanto pesquisas mostravam diferença de mais de 18 pontos percentuais entre Vanderlan e Iris, o resultado das urnas mostraram diferença de apenas 9 pontos.                         

A Rede Globo também vai pedir investigação pelo uso da imagem

Nenhum comentário: