sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Pesquisa Grupom/Rádio730: Diferença Entre Iris e Vanderlan Cai Para 6,6%

Caiu a vantagem de Iris Rezende (PMDB) para Vanderlan Cardoso (PSB). Pesquisa eleitoral para prefeito de Goiânia, realizada pela Grupom, divulgada pela Rádio 730 em parceria com o Diário de Goiás, indica que a diferença entre os dois prefeitáveis é de 6,6%, o menor índice entre todos os levantamentos realizados no atual processo eleitoral e este é o primeiro levantamento que os dois encontram-se em empate dentro da margem de erro da pesquisa.
Iris Rezende lidera com 34% das intenções de voto na estimulada, quando são aprseentados os nomes dos candidatos ao eleitor durante a entrevista. Este é o menor percentual que o peemedebista tem até o momento, segundo as pesquisas divulgadas, desde que  manifestou a intenção de ser candidato a prefeito de Goiânia. Vanderlan Cardoso cresceu, em comparação com a última rodada tem 27,4 pontos percentuais, sendo esta a maior pontuação do pessebista nesta campanha.
A margem de erro da pesquisa é de 4,3% para mais ou para menos. Levando em consideração este fator, Iris Rezende na sua menor variação e Vanderlan Cardoso na maior ficam empatados tecnicamente, com leve vantagem para o candidato do PSB. Neste cenário, Iris tem 29,9% e Vanderlan 31,3%. Na maior diferença entre os candidatos, Iris tem 38% contra 23% do pessebista.
Em comparação com a rodada anterior, Iris teve uma queda de 2,1, pontos percentuais, variação negativa ainda dentro da margem de erro. O peemedebista aparecia em 26 de agosto com 36,1%. Já Vanderlan Cardoso tinha 15,2%, era apenas o 3º colocado, atrás de Delegado Waldir (PR) que na ocasião tinha 21,1%. O candidato do PSB cresceu 11,9%, acima da margem de erro.
TABELA ESTIMULADA – PERGUNTA: Destes políticos ( DISCO COM OS NOMES ), que são os candidatos a prefeito de Goiânia, em qual votaria se a eleição fosse hoje ?  **
%
Iris Rezende34,0
Vanderlan Cardoso27,4
Adriana Accorsi6,5
Delegado Waldir5,8
Francisco Júnior2,1
Djalma Araújo0,2
(*) Branco/Nulo6,9
(*) Não avaliou/Indeciso17,1
(*) Categoria não estimulada
(**) O candidato Flávio Sofiati não pontou
Adriana passa Waldir
Delegado Waldir (PR) teve uma queda acentuada segundo a pesquisa Grupom/Rádio 730/ Diário de Goiás. O prefeitável teve uma redução de 15,3 pontos percentuais. De 21,1%, hoje ele tem 5,8%. Pesquisas como a Serpes/ O Popular indicaram a queda do candidato de forma gradual, semana a semana.
Com a queda de Waldir na atual rodada, Adriana Accorsi (PT) que mesmo tendo uma leve redução, dentro da margem de erro, passando de 6,9 para 6,5 pontos percentuais, ainda assim assumiu a terceira posição, deixando o candidato do PR em quarto lugar.
Os candidatos Francisco Júnior (PSD), Djalma Araújo (Rede) e Flávio Sofiati (PSOL) tiveram diferentes variações, em comparação com a pesquisa anterior realizada pelo Grupom. Francisco Júnior na rodada passada tinha 1,2% e subiu para 2,1%. Djalma Araújo de 0,8% caiu para 0,6%. Flávio Sofiati tinha 1,2% e no atual levantamento.
Faixa Etária
Entre as pessoas de mais idade, ou seja, a partir de 55 anos, o candidato Iris Rezende tem a maior preferência dos eleitores, com 40,2%. Vanderlan Cardoso: 27,5%. Na rodada passada, na estratificação por idade, a pesquisa Grupom/Rádio 730 e Diário de Goiás mostrava que Iris Rezende liderava em todas as faixas. A preferência de Iris entre os mais idosos aumentou além da margem de erro, antes ele possuía 31,9%.
No grupo de eleitores mais jovens, ou seja, entre pessoas de 16 a 25 anos, Iris tinha a melhor aceitação. 43,4% dos entrevistados desta faixa etária disseram em agosto que votariam em Iris, hoje o número caiu e Vanderlan Cardoso passou a ter a preferência, com 31,8%. Iris tem 25,9%. Neste grupo de eleitores, Delegado Waldir apresenta seu melhor índice: 12,9%.
Já na faixa de eleitores que tem entre 25 e 40 anos, Iris tem a maior vantagem frente a Vanderlan Cardoso: 37,5% contra 25%. Por fim, entre as pessoas que tem entre 40 e 55 anos, a situação é de equilíbrio. Iris: 30,4%. Vanderlan: 27,8%.
Região
Na estratificação por região, na rodada passada havia uma curiosa divisão da opinião dos eleitores divididos nas macrorregiões utilizadas pela pesquisa. Iris Rezende liderava em duas, Oeste (46,5%) e Noroeste (53%) e o delegado Waldir liderava na região Centro-Sul (27,5%). Na região Leste, havia um empate entre Iris e Vanderlan, com 24%, e Waldir obteve 22% entre os eleitores mais divididos da cidade, segundo a pesquisa.
Na atual rodada, o cenário mudou. Vanderlan passou a liderar na região Leste da capital: 33,3% contra 26,9% de Iris. Na região Centro-Sul, equilíbrio. Iris lidera com 31%, contra 27,8 de Vanderlan. Iris tem boa vantagem na região Oeste, em que o peemedebista tem 37,6%, contra 24,8% do pessebista.
A região noroeste também mostra um cenário curioso. É nela que o Delegado Waldir apresenta seu melhor índice: 10,4%. E é nesta região que Iris tem sua maior diferença para Vanderlan. Iris tem 40,6%, contra 24,5%, uma vantagem de 16,1 pontos percentuais.
Grau de Instrução
A liderança de Iris Rezende é maior entre os eleitores com primeiro grau (38,4%). O menor índice do peemedebista é entre os eleitores com curso superior (27,1%). Vanderlan Cardoso tem 26,1%, ou seja, há empate técnico. Já os consultados que tem o Ensino Médio Completo, Iris tem 35,4% e Vanderlan 31%
Empate técnico no 2º turno
A pesquisa Grupom/Rádio 730/ Diário de Goiás fez simulações de 2º turno. O cenário mais provável entre Iris Rezende e Vanderlan Cardoso no 2º turno, mostra equilíbrio total. De acordo com o levantamento, Iris tem 41,7%, contra 40,7% de Vanderlan Cardoso. Votos Brancos e Nulos: 10% e não avaliaram ou ainda estão indecisos: 7,7% dos consultados.
Foi feita também simulação de 2º turno entre Iris e Delegado Waldir. O peemedebista vence por 52%, contra 25% do candidato do PR. Votos Brancos e Nulos: 14,8% e não avaliaram ou ainda estão indecisos: 8,3% dos consultados.
Espontânea
Neste tipo de levantamento não é apresentado nome de nenhum candidato, o eleitor escolhe livremente. Diferente da pesquisa estimulada, não há empate técnico considerando as variações dentro da margem de erro.  Iris lidera com 31,7% das intenções de voto. Em agosto ele possuía 20,4%.
Vanderlan Cardoso passou de 6,7% para 22,5%. Delegado Waldir estava na rodada passada da pesquisa com 10% e caiu para 5,6%. Adriana Accorsi aparecia com 2,3% e hoje está com 5% das intenções de voto. Francisco Júnior cresceu 1 ponto percentual, saindo de 0,2 para 1,2%. Djalma Araújo não havia sito citado e hoje está com 0,2% da preferência do eleitor. Flávio Sofiati tinha 0,6%. Na atual rodada, não pontuou. 34% dos eleitores não avaliaram.
TABELA ESPONTÂNEA – PERGUNTA - Em 2 de Outubro próximo, teremos eleição para prefeito. Se a eleição fosse hoje, em quem o(a) sr(a) gostaria de votar para ser prefeito de Goiânia?  *
%
Iris Rezende31,7
Vanderlan Cardoso22,5
Delegado Waldir5,6
Adriana Accorsi5,0
Francisco Júnior1,2
Djalma Araújo0,2
Não avaliou34,0
(*) O candidato Flávio Sofiati não pontou
Rejeição
A rejeição ainda é um grande problema para as candidaturas de Delegado Waldir (PR) e de Iris Rezende (PMDB), de acordo com a pesquisa Grupom/Rádio 730/ Diário de Goiás. Waldir tem 35,5% de rejeição. Iris: 32,2%. Adriana Accorsi e Djalma Araújo: 31,7% cada. Flávio Sofiati: 25,7%. Francisco Júnior: 24,6%. Vanderlan Cardoso é o menos rejeitado com 24%. Pode votar em todos: 29%. 

Nenhum comentário: