segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Coronato: Grupo Que Divulgou Pesquisa Fraudada em Hidrolândia em 2012 Prepara Nova Pesquisa em 2016

O TRE-GO precisa tomar medidas punitivas em relação aos Institutos de pesquisas que são usados por candidatos com o objetivo de publicar pesquisas que não retratam a realidade, com o claro objetivo de enganar a população e tentar influenciar o voto do eleitor.

Isso acontece em toda eleição e é fácil identificar aqueles institutos que não tem nenhuma credibilidade, para tanto, basta analisar as pesquisas publicadas por eles nas últimas eleições.

Em 2012 na cidade de Hidrolândia, faltando poucos dias para a eleição, o Grupo "Coronato" divulgou o resultado de uma pesquisa onde dizia que o candidato, Jurandir Pereira, liderava a disputa pela prefeitura com 46,2% dos votos contra 45,79% de Paulinho. O titulo da divulgação da pesquisa foi Jurandir Vira e Assume a Liderança em Hidrolândia.

Computado os votos da eleição o resultado foi bem diferente do divulgado pela pesquisa do Grupo Coronato. Paulinho venceu por 64,31% dos votos validos contra 35,69% dos votos para Jurandir. De 45,79% para 64,31% são 18,52 pontos de diferença, portanto, muito longe de qualquer margem de erro, comprovando que a pesquisa foi fraudada.

Institutos que fraudam pesquisas deveriam ser multados e proibidos de realizar novas pesquisas, mas o TSE faz vista grossa para este tipo de fraude eleitoral.


No dia 24 de setembro de 2012 o Blog do Cleuber Carlos  divulgou a seguinte matéria: Pesquisa Serpes Aponta Que Paulinho Será Eleito Prefeito de Hidrolândia. O resultado da pesquisa estimulada foi preciso e refletiu exatamente o resultado das urnas, computando somente os votos validos.

A diferença entre as duas pesquisas deixou claro que não foi apenas um erro eventual ou algum fato politico que tenha provocado mudança brusca do resultado. Foi fraude eleitoral.

O Grupo Coronato está de volta em Hidrolândia nesta eleição. Na última sexta-feira registrou no TRE/GO uma pesquisa para ser divulgada no próximo dia 30/09/2016 nas vésperas da eleição, provavelmente com o mesmo objetivo de 2012. 

A pesquisa  tem cheiro de fraude eleitoral. 

A GK de Oliveira Coronato produções -ME está registrada na avenida Milão nº 2.415 Quadra 8 Lote 5 Residencial Eldorado condominio Jade, apto 904. De cara dá pra se ver que é um endereço residencial e não um endereço comercial. 

O Grupo Coronato pelo jeito tem vida curta neste ramo de pesquisas. No último dia 14 de setembro, o juiz eleitoral de Palmas(TO), Luiz Astolfo de Deus Amorim, determinou liminarmente, a suspensão de pesquisas eleitorais realizadas pelo GK de Oliveira Coronato Produções-ME - Grupo Coronato Produções. 

A  impugnação foi impetrada pelos advogados do candidato a prefeito de Palmas, Raul Filho e acatada pela Justiça Eleitoral. Ela aponta que há inconsistências insanáveis no questionário de entrevistas, pelo GK de Oliveira Coronato Produções – ME Grupo Coronato Produções.

De acordo com os advogados da parte representante, uma das perguntas da pesquisa feita pelo Coronato, haveria erro por terem sido listados os nomes dos candidatos a prefeito, contudo o enunciado e a referida lista de nomes não se relacionam. E ainda, no campo faixa etária do entrevistado não constou as pessoas com idade entre 55 a 59 anos. No plano de amostra não há a indicação, em percentuais, da quantidade de pessoas a serem entrevistadas nos setores da capital, o que influi drasticamente nos resultados, já que certos candidatos possuem mais votos em determinadas regiões que em outras.

Além disso, asseverou a coligação que os resultados da pesquisa em questão destoam das demais pesquisas divulgadas até então. Os advogados da coligação Coragem Pra Fazer Diferente, para comprovar o alegado, juntaram espelho de visualização do registro da pesquisa extraído do site do TSE, o questionário utilizado e a nota fiscal da prestação de serviços.

Bruno do Posto e Grupo Coronato


O Grupo Coronato foi contratado pelo PSB que tem como candidato a prefeito de Hidrolândia Bruno do Posto para realizar pesquisa com objetivo de divulga-la na véspera da eleição. Pelo histórico de fraude na eleição de 2012 podemos imaginar o que vem pela frente.



Espero que a Senadora Lúcia Vânia que sempre pautou sua atuação política pela ética, tome providências e não permita que a imagem do partido seja manchada com publicação de pesquisa fraudada, paga no valor de R$ 5.000,00 (Cinco Mil Reais) com recursos do PSB, conforme comprava Nota Fiscal registrada no TRE-GO.












Nenhum comentário: