quarta-feira, 22 de junho de 2016

José Eliton empossa membros do Conselho Estadual Antidrogas


Órgão reúne representantes de 18 instituições públicas e entidades civis. Diretora do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas, da Secretaria Cidadã, Ivânia Fernandes, foi reeleita presidente. Vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária destaca medidas para enfrentamento do crescente consumo de entorpecentes, “fonte de consequências nefastas para as famílias e que são sentidas por toda a sociedade”

O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), José Eliton, empossou nesta terça-feira (21/6) os membros titulares e suplentes do Conselho Estadual Antidrogas (Cepod) para o biênio 2016/2018. Ele representou o governador Marconi Perillo, na solenidade realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Em seu pronunciamento, destacou a urgência de se aprofundar as reflexões a respeito do tema, pondo fim ao preconceito que envolve as discussões sobre as diversas políticas de enfrentamento à disseminação de entorpecentes. “Trata-se de problema que causa constrangimento e preocupação pelas consequências nefastas para as famílias e que são sentidas por toda a sociedade”, acentuou.


O Conselho Estadual Antidrogas, ligado à Secretaria Cidadã, reúne representantes de 18 instituições públicas e entidades civis envolvidas diretamente no enfrentamento às drogas. A diretora do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (GEED), da Secretaria Cidadã, Ivânia Fernandes, foi reeleita presidente do conselho. 

Em março, Ivânia Fernandes também foi eleita coordenadora regional do Centro-Oeste no Colegiado Nacional de Conselhos de Políticas sobre Drogas (Conad), representando os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Tocantins e Rondônia.

Dentre as principais atribuições da entidade, está a de propor políticas públicas sobre drogas, supervisionar, controlar e fiscalizar as atividades relacionadas com a prevenção ao uso e tráfico de drogas no estado. É um órgão consultivo e deliberado que desenvolve inúmeras ações de prevenção e atenção aos usuários de drogas, entre elas os programas Farol e VemSer. 

De acordo com a presidente reconduzida, Ivânia Fernandes, os conselheiros vão preparar nos próximos dias o plano de trabalho a ser executado no biênio e que será apresentado à titular da Secretaria Cidadã, deputada Lêda Borges, para quem o grande desafio do conselho e aumentar a sua capilaridade, regionalizando e municipalizando sua presença em todo o estado.


Coragem

O vice-governador e secretário de Segurança Pública, José Eliton, afirmou, durante a solenidade, que o Conselho Estadual Antidrogas cumpre papel importante no sentido de fazer avançar as políticas públicas para o enfrentamento das drogas. “É preciso discutir com coragem, identificar o que está faltando para resolver o problema. Será que ação repressiva é só com segurança pública?” Ele relatou que “só este ano, mais de 25 toneladas de drogas foram apreendidas, mas é preciso avançar nessa discussão”.

Com três exemplos de pessoas que entraram no mundo das drogas – uma que chegou ao suicídio, outra que se recuperou e atua na reinserção de dependentes, e uma criança de 10 anos apreendida com um revólver e drogas nesta terça-feira (21/06), no Jardim Novo Mundo, em Goiânia –, o vice-governador e secretário José Eliton declara que é preciso investir naqueles que têm capacidade de resgatar as pessoas do mundo das drogas. “O grande desafio hoje na prevenção e no combate é justamente o de buscar estender as mãos, dar uma segunda chance para a reconstrução de vidas, de lares, de famílias”, observou.


Ele lembra que o governo de Goiás realiza grandes esforços tanto na segurança pública, quanto na saúde, na educação e em diversas outras áreas que estão diretamente envolvidas com a atenção aos usuários de drogas. Destacou que o programa dos Credeqs – Centros de Referência e Excelência em Dependência Química – com certeza será mais uma ação do estado a ser referência para o país. A unidade de Aparecida de Goiânia está para ser inaugurada. 



José Eliton também destaca que o Estatuto da Criança e do Adolescente assim como várias outras leis precisam ser rediscutidas e reformuladas, pois os tempos são outros e as crianças estão tendo contato com o mundo das drogas muito mais cedo.



José Eliton lembrou que, recentemente, a polícia prendeu 14 suspeitos de 50 homicídios e que em poucos dias apenas quatro permaneciam presos; dos 10 liberados pela justiça em audiências de custódia, dois foram presos enquanto cometiam outros crimes. O vice-governador ressaltou que mais de 80% dos crimes são cometidos por reincidentes. Por fim, disse aos novos conselheiros que eles têm grandes desafios, mas que certamente saberão trilhar um novo caminho para as políticas públicas de enfrentamento às drogas.


FOTOS/ANDRÉ SADDI

Nenhum comentário: