segunda-feira, 23 de maio de 2016

Laerte Rimoli Ex-Assessor de Aécio Neves é Nomeado Presidente da EBC

No início deste mês, Ricardo Melo foi oficializado pela presidente Dilma Rousseff como novo diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União e o mandato tinha duração prevista para quatro anos. Mas, o afastamento da petista fez com que o presidente em exercício, Michel Temer, mudasse as coisas e, nesta sexta-feira, 20, o jornalista Laerte Rimoli assumiu o cargo.

O jornalista Laerte Rimoli (Imagem: Divulgação/EBC)Na última semana, a possibilidade de mudança na empresa pública de comunicação fez com que o conselho curador, formado por membros do governo, do Legislativo e da sociedade civil, se manifestasse contra a saída de Melo. O grupo afirmou em nota que não havia amparo legal para “substituições extemporâneas” e que o jornalista tinha mandato garantido pela lei e, por isso, “não poderia ser destituído” pelo presidente interino da República. A lei que criou a EBC, de 2008, estabelece que o mandato do diretor-presidente seria de quatro anos e não necessariamente deveria coincidir com os mandatos do presidente da República. Assim, Melo deveria permanecer no comando da empresa até maio de 2020.

Acontece que, ainda que o conselho tenha argumentado, Temer exonerou Melo. Rimoli foi escalado e oficializado nesta sexta como o novo diretor-presidente da EBC, conforme decreto publicado no Diário Oficial da União. Segundo a publicação, a jornalista Christiane Samarco foi escolhida para o cargo de diretora-geral da estatal.

Segundo informações de O Dia, a equipe de Temer estaria preparando Medida Provisória alterando normas de nomeação do titular da estatal, acabando com o mandato de quatro anos para seu titular e reduzindo o poder do conselho curador da empresa. A proposta é que essa MP seja publicada o quanto antes para fazer valer as mudanças pretendidas.

Rimoli faz parte da lista de homens de confiança do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ocupando o cargo de assessor da Secretaria de Comunicação da Câmara. O jornalista também foi responsável por coordenar a comunicação da campanha do senador Aécio Neves (PSDB-MG) na eleição presidencial de 2014.

Nota oficial
A área institucional da EBC falou sobre a nomeação na manhã desta sexta-feira. A nota mostra que o atual assessor da diretoria de serviços da EBC, Luiz Antônio Ferreira, assumirá a diretoria de administração e finanças (Diafi). O texto fala ainda que a "nova diretoria assume com o compromisso de exercer uma administração essencialmente jornalística para bem informar o cidadão" e que, assim, conta com a colaboração dos profissionais que já atuam em TV Brasil, TV Brasil Internacional, TV NBR, Portal EBC, Agência Brasil, Radioagência Nacional e nas oito emissoras de Rádio EBC.

Nenhum comentário: