sexta-feira, 8 de abril de 2016

Associação de Pais e Amigos do Autista Realiza Mobilização no Parque Flamboyant

Implantação de uma clínica-escola e levantamento do número de autistas de Goiânia e Região Metropolitana são algumas das iniciativas do grupo

A Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA) de Goiânia realiza no próximo domingo, 10, das 8 às 12 horas, no Parque Flamboyant, mais um evento que visa divulgar informações sobre o transtorno, cientificamente conhecido como TEA. A Ciranda Azul tem o objetivo de chamar a atenção da população e das autoridades para as necessidades dos 2 milhões de brasileiros que convivem atualmente com a síndrome. Desde 2007, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), o mês de abril é dedicado à conscientização do autismo. 

Durante o evento serão realizadas diversas atividades, como brincadeiras de integração entre as crianças com TEA e visitantes, distribuição de lanches e material explicativo sobre o transtorno. Além de integrantes da AMA, um grupo de profissionais também estará no local para tirar dúvidas da população. Familiares de pacientes poderão ainda aderir à campanha “Cadastre seu Autista”. O objetivo é levantar o número de pessoas que têm o transtorno em Goiânia e Região Metropolitana, com o intuito de fomentar políticas públicas direcionadas a esta parcela da população. Atualmente não há um censo oficial sobre a quantidade de pacientes na cidade. 


CLÍNICA-ESCOLA – Outra ação importante a ser desenvolvida durante a Ciranda Azul é a mobilização da sociedade para a implantação de uma clínica-escola do autista na capital, aos moldes da existente na cidade de Itaboraí (RJ), administrada por Berenice Piana, ativista e mãe de autista que deu o nome para a Lei Federal 12.764. O atendimento será totalmente gratuito. “É nossa intenção, com este projeto, colaborar com as escolas regulares inclusivas, capacitando os seus profissionais para que de fato esses alunos sejam acolhidos na comunidade. Já existe um Projeto de Lei, o de nº 469/15, de autoria do vereador Dr. Gian, aprovado em primeira votação na Câmara, que trata sobre a criação da clínica-escola”, adiantam Silvana Modesto e Cássia Gouveia, duas das diretoras da AMA. Elas ainda informam que a própria Berenice Piana estará em Goiânia, no dia 30 de maio, para apresentar o modelo e os resultados da clínica-escola carioca. 

Saiba mais: 

Autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Não é uma doença; é uma condição especial que abrange uma ampla gama de sintomas com enorme variação de gravidade. Desde 2013 é descrito no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), em sua quinta edição, numa visão dimensional com características comportamentais que envolvem prejuízos: na interação social, comportamentos repetitivos e interesses restritos, e persistente deficiência de comunicação social. 

O TEA não tem um marcador biológico e exames específicos que determinem seu diagnóstico, sendo de suma importância a participação de equipe multiprofissional para o diagnóstico precoce. Os sintomas já estão presentes antes dos três anos de idade. 

O diagnóstico precoce beneficia o desenvolvimento adaptativo social e a aquisição de pré-requisitos para etapas essenciais dos primeiros anos de vida, pois minimiza as limitações e amplia a capacidade dos pacientes de acordo com os prejuízos observados por meio da avaliação clínica.

Nenhum comentário: