sábado, 6 de fevereiro de 2016

José Eliton Leva Benefícios à Comunidade Kalunga Vítima de Enchente


Vice-governador e titular da SED conheceu moradores que perderam suas 
casas com chuvas fortes dos últimos dias; na próxima semana equipes da Agehab 
atuarão no local para reconstrução das moradias   


“O governo de Goiás está consternado com a tragédia e vai fazer o possível para prestar toda a assistência às famílias atingidas”. Essa foi a afirmação do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (SED), José Eliton, em visita nesta sexta-feira (06), aos moradores do Vão do Moleque, em Cavalcante, vítimas de enchentes provocadas pelo excesso de chuvas dos últimos dias.

No total, 112 integrantes da comunidade Kalunga estão desabrigados. São 83 adultos e 29 crianças. Além de ajuda com a reconstrução das casas destruídas, que será realizada pela Agência Goiana de Habitação (Agehab), equipes da Secretaria Cidadã e da Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop) também foram ao local com José Eliton para catalogar as necessidades dos moradores e demandas emergenciais de infraestrutura.

O vice-governador afirmou que as casas totalmente destruídas ou condenadas pela Defesa Civil serão reerguidas em conjunto com os moradores, em regime de mutirão, com apoio da Agehab. Entre os benefícios que serão destinados pelo Governo do Estado estão Cheques Reforma, no valor de R$ 3 mil cada.

Durante a visita à comunidade, José Eliton, acompanhado pelo prefeito de Cavalcante, João Neto e pelo prefeito de Teresina de Goiás, Josaquim Miranda, anunciou parcerias futuras para levar outros benefícios à população local. “O governo de Goiás já fez muito pelas cidades do Nordeste goiano, e faremos ainda mais”, disse.

Dentre os investimentos anunciados, o vice-governador afirmou que técnicos da Agetop farão estudos para reformas de pontes danificadas pelas enchentes na região. Em Teresina de Goiás, a Ponte do Rio dos Bois foi levada pelas águas, deixando 270 famílias que vivem em uma comunidade Kalunga isolada.

Patrulha do Desenvolvimento
Ao transmitir um abraço do governador Marconi Perillo, José Eliton afirmou ainda que tão logo a Patrulha do Desenvolvimento encerre a frente de trabalho para erradicação de focos do mosquito da Dengue no Estado, a região dos Kalunga será a primeira a ser atendida.

A iniciativa vai auxiliar as prefeituras da região Nordeste na recuperação de estradas e na limpeza de espaços urbanos e rurais. “Faço aqui meu compromisso de que os Kalunga terão prioridade. O governo de Goiás segue firme na preservação de nossas comunidades tradicionais que de forma simples carrega grande parte de nossa história em seus costumes”, afirmou.

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) também participou das ações emergenciais. A entidade destinou cerca de 425 quilos de alimentos, 600 litros de leite, 400 fraldas descartáveis geriátricas, 400 fraldas descartáveis infantis e 40 kits de enxovais para bebê. José Eliton fez a entrega simbólica de parte dos donativos a representantes das famílias.

Vilmar Costa, presidente da Associação Kilombola de Monte Alegre, Teresina de Goiás e Cavalcante, agradeceu a presença do vice-governador e lembrou a todos que em muitos outros momentos o governador Marconi Perillo e José Eliton já foram ao local. “Esse é o governo que não esquece das nossas comunidades, e a prova disse é a sua presença hoje aqui”, relatou o representante.

Enchente
Á água do Rio Prata subiu cerca de 10 metros e atingiu propriedades que estavam a mais de 100 metros de distância das margens. Também foram registrados estragos em outros pontos do município. Diversas pontes na zona rural caíram. Entre elas, a que liga a comunidade do Vão das Almas ao município de Teresina.

As famílias desabrigadas também perderam bens materiais, como móveis, roupas, motocicletas, criações de animais, plantações e documentos pessoais, por exemplo. As vítimas estão abrigadas nas casas de parentes ou de outros integrantes da comunidade. Os atingidos estão recebendo roupas e remédios do Governo de Goiás e da Prefeitura Municipal. Moradores da cidade também estão mobilizados.

Nenhum comentário: