sábado, 6 de fevereiro de 2016

Iris Rezende Perde o Comando do PMDB em Goiás

 O deputado federal Daniel Vilela é o novo presidente estadual do PMDB com 73% dos votos disputados no diretório mandabrasa. Por 174 votos a 63, o filho de Maguito Vilela venceu Nailton Oliveira na eleição ocorrida nesta sexta-feira. O triunfo de Daniel significa o fim do comando de Iris Rezende no partido há mais de 30 anos. Dona Iris, que perdeu feio na eleição para deputada federal, fez campanha agressiva em favor de Nailton e contra Daniel Vilela.

Daniel Vilela prega o discurso da união do partido em torno de um único projeto. Porém, na prática, o deputado assume um PMDB rachado em dois grupos; o seu e de seu pai contra os aliados de Iris. Daniel tinha como objetivo principal vencer o pleito para pavimentar sua candidatura ao governo em 2018. Já nos primeiros discursos como presidente do PMDB goiano, Daniel Vilela já disse a que veio. O jovem deputado desferiu vários ataques ao governo de Marconi Perillo e anunciou o que o PMDB sempre anuncia há anos. Que vai se modernizar, usar melhor as ferramentas da internet e tentar ser um partido afinado com a modernidade. Todavia, a prática é velha e manjada, já que tem levado o PMDB à várias derrotas em Goiás. 

Para isso, foi até as últimas consequências, entrando na Justiça para anular a eleição que aconteceria em outubro. O processo eleitoral acabou paralisado, houve a nomeação de comissão provisória e só agora aconteceu a disputa depois de um briga histórica na sede do diretório, na semana passada, entre grupos iristas e maguitistas, em que houve até disparo de arma de fogo.

A Iris resta o consolo de disputar a prefeitura de Goiânia neste ano. Nas pesquisas, ele aparece bem na frente dos rivais. Aos 82 anos, o cacique peemedebista disse hoje que não tem certeza se irá enfrentar mais uma eleição. Por se tratar de Iris, é mais um sinal de que vai sim para o pleito.

Nenhum comentário: