quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Governador Premia Universitários Vencedores da Hackatona Let’s Go

 Três equipes de estudantes universitários apresentaram projetos inovadores que poderão ser adotados pela administração estadual

 Eles poderão desenvolver os projetos nas incubadoras de universidades goianas e terão acesso à plataforma Azure, da Microsoft.

O Governo de Goiás efetivou, hoje, mais uma ação do programa Inova Goiás. O governador Marconi Perillo premiou, em evento no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, estudantes universitários que desenvolveram projetos para o aperfeiçoamento da administração estadual, por meio do programa Hackatona Let’s Go, coordenado pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan). 

Entre os dias 11 e 15 de dezembro, 88 competidores de diversas universidades goianas participaram de uma maratona de elaboração de um projeto inovador, pautado principalmente nos quesitos tecnologia e transparência, para diferentes áreas da administração estadual. Os estudantes foram divididos em sete equipes, sendo três as vencedoras, premiadas na tarde de hoje pelo governador. Após passarem por processo de maturação, os projetos poderão ser adotados pelo governo estadual.

O primeiro lugar foi alcançado pela startup EmpreendeGo, formada pelos estudantes Gustavo Martins, Renata Alves, Milton Benevides e Tiago Rodrigues, com a coordenação do tutor Alexandre Andrade. Eles desenvolveram uma plataforma para instalação de empresas em Goiás, com fornecimento de dados socioeconômicos necessários aos empreendedores. Como prêmio, receberam seis meses de incubação dastartup na incubadora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), para desenvolver o projeto. Obtiveram, ainda, quatro bolsas para o curso Empretec, promovido pelo Sebrae, e quatro para o curso capacitação da Faculdade Alfa, além de vouchers(acesso) de 30 dias para a plataforma Azure, da Microsoft.

O segundo lugar ficou com a equipe da LiCidadão, dos estudantes Pedro Braz, Jordana Mendonça, André Tomazetti, Israel Buzaym e Rouden Lima, tutorados por Thiago Zaiden. Eles elaboraram uma plataforma para gerar mais transparência às licitações do governo estadual, de modo que o cidadão possa fazer comparação com o preço de mercado. A equipe avançará com o projeto na incubadora da Universidade Federal de Goiás (UFG) por seis meses, e também recebeu duas bolsas do curso de Empretec e quatro vouchers de 30 dias para a plataforma Azure.

A MedGo obteve a terceira colocação. Formada pelos estudantes Luciano Jandrey, Adriana Rodovalho, Raulian Vieira e Rodrigo Seixas, e pelo tutor Laércio José, a equipe propôs otimizar o acesso à saúde pública, a partir do equilíbrio da demanda das unidades ao encaminhar o cidadão ao posto de atendimento mais próximo e com o menor tempo de espera. Eles poderão acessar a incubadora Aldeia Anhanguera por seis meses, participar do curso Empretec e terão direito a três vouchers de 30 dias para a plataforma Azure.

O governador ressaltou que na atual gestão foi feito esforço grande no sentido de implementar pelo menos dois projetos diferenciados, que são o Inova Goiás e o Goiás Mais Competitivo. “Temos metas audaciosas de melhorar nossa performance em termos de indicadores em todas as áreas: desde mortalidade infantil, homicídios, educação e transparência. E nesse quesito da transparência nós avançamos muito nos rankings que foram divulgados recentemente. Com relação ao Inova Goiás, iniciativas como o Let’s Go serão muito importantes”, afirmou Marconi, que adiantou que o programa deve ter nova edição em março do próximo ano, e pediu novamente o empenho dos estudantes nos projetos.

Ele reafirmou que um dos grandes objetivos é alcançar a digitalização da maior parte dos serviços do governo. “Nossa meta é chegar a 2018 com pelo menos 50% dos clientes do Vapt Vupt interagindo conosco e recebendo os serviços via internet. Nas outras áreas como Ipasgo, Detran, transparência, queremos avançar muito nesse sentido também”, afirmou. O secretário de Gestão e Planejamento, Thiago Peixoto, disse que a ideia é ir além do foco tecnologia e formar, nas próximas edições, cases em parceria com as universidades.

“O Let´s GO despertou em mim muito entusiasmo e expectativa. Tenho certeza que da imersão absoluta de vocês no ambiente entre nosso governo e as tecnologias que dominam tão bem resultaram boas ideias e projetos interessantes. O governo, e o cliente do governo, que é o cidadão, só tem a ganhar com esta emulação, com a empatia inicial que se estabeleceu com esta participação engajada, com esta ideia de soluções participativas”, acrescentou, dirigindo-se aos estudantes premiados.

Nenhum comentário: