terça-feira, 31 de março de 2015

Marconi Recebe Principal Honraria da Academia Goiana de Direito



Governador recebeu a comenda Clóvis Bevilláqua durante encontro com os acadêmicos no Palácio Pedro Ludovico Teixeira


O governador Marconi Perillo recebeu na manhã de hoje, no Palácio Pedro Ludovico, a comenda Clóvis Bevilláqua, a mais importante honraria concedida pela Academia Goiana de Direito (Acad). “É uma homenagem que muito me orgulha; vou incluí-la em meu centro de memória, como uma das mais importantes”, afirmou Marconi, ainda antes de seu discurso, no salão do 10º andar do Palácio Pedro Ludovico.

Marconi agradeceu as referências feitas pelo presidente da Acad, Edemundo Dias Filho, ao confirmar que de fato se move, entre outros, pelas três qualidades enumeradas pelo acadêmico: “respeito a Deus; elevada capacidade de sobrepor-se aos desafios; e a busca incansável da alta estima do goiano”.

“São palavras de estima que de fato retratam nossa preocupação, que sempre foi a modernização do Estado. E conseguimos avanços, reconhecidos aqui e em todo o País”, disse Marconi, aos acadêmicos da Acad, auxiliares de governo, jornalistas e o superintendente do Sebra-GO, Igor Montenegro. “Não há história sem memória e esse sempre foi um dos desafios para o Estado”, acrescentou o governador.

Em seu discurso, Marconi ressaltou o lema da Acad, em latin: “IUS EST ARS BONI ET AEQUI”, ou seja: “Direito é a arte do bom do e do justo”, ensinado pelo jurisconsulto romano Celso. E observou que o lema se coaduna com a administração pública moderna, na qual o Governo de Goiás se inspira e planeja, e sobre a qual se esmera para colocar em prática, em todas as suas ações.

O governador também se mostrou sensibilizado pelas referências do acadêmico Nelson Figueiredo, para quem a comenda concedida é “a materialização de nossa gratidão e admiração ao governador”. Figueiredo ressaltou, sobretudo, a “busca incansável do governador pela modernização e pelo apoio à cultura.” Para ele, essa é uma das principais marcas do Governo de Goiás, retratada por “uma administração moderna e de apoio à cultura”. Para o acadêmico, Marconi é “um jovem com os olhos no futuro.”

Figueiredo lembrou a primeira visita que o governador fez à Acad, em 19 de abril de 2004, quando fez uma doação de R$ 200 mil para a construção da sede que, no entanto, ainda está em fase de pré-acabamento. Em resposta, durante o seu discurso, o governador se prontificou a ajudar na finalização da sede, o que causou reação positiva dos acadêmicos presentes, entre eles, o desembargador e idealizador da Acad, Alfredo Abinagem; e ainda: Valentina Jungmann; Ricardo Oliveira de Sousa, Laudelina Inácio, Maria Luiza Póvoa, Ari Ferreira de Queiroz e Marcelo Di Rezende.

Marconi ainda interrompeu seu discurso ao citar um dos patronos da Adag, Jeronimo Geraldo Queiroz, morto em 2003. “Foi meu primeiro professor de oratória, quando dava cursos todos os meses no PMDB Jovem. Eu aprendi um pouco com ele, pois assistia a todas as aulas. Era muito gostoso vê-lo ensinar”. 

A comenda Clóvis Bevilláqua foi entregue pelo acadêmico da Acad e também presidente da Academia Goiana de Letras, Getúlio Targino Lima.



A Acad

A Acad é uma associação de caráter cultural e educacional sem fins lucrativos, com sede Goiânia. Tem por finalidade congregar pessoas que tenham se destacado como operadores do Direito, pugnar pelo Estado democrático de Direito e pela defesa da cidadania e do pluralismo político, desenvolver atividades sociais e educacionais relativas aos diversos campos jurídicos, promovendo congressos, cursos, conferências e pesquisas sobre assuntos jurídicos de interesse geral.

A Acad foi fundada em 29 de junho de 1996, por um grupo de magistrados, advogados e professores, tendo à frente o professor e desembargador aposentado Alfredo Abinagem, que foi também seu primeiro presidente – atualmente, é presidente de honra da Acad. Com 60 patronos e 60 acadêmicos, a Academia é considera por lei como de utilidade pública estadual e municipal.

Clóvis Bevilláqua

Personalidade que dá nome à principal comenda da Acad, Clóvis Bevilláqua foi jurista, magistrado, jornalista, professor, historiador, crítico e fundador da cadeira 14 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Nasceu em Viçosa (CE), em 4 de outubro de 1859, e morreu no Rio de Janeiro, RJ, em 26 de julho de 1944. Entre diversas obras, foi responsável pelo Código Civil brasileiro de 1916, após 16 anos de tramitação no Legislativo federal.







Nenhum comentário: