sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Vice-Governador Representou Governador Marconi Perillo na Sessão Inaugural da 18ª Legislatura


José Eliton e Hélio de Sousa  Foto:Carlos Costa 
O vice-governador José Eliton (PP) defendeu parcerias proativas com a Assembleia Legislativa para que Goiás continue a manter ótimos índices de crescimento a despeito do cenário de retração da economia nacional. “Reafirmamos as ações positivas e avançaremos muito mais”, disse ele, em discurso durante sessão inaugural do Legislativo goiano, onde representou o governador Marconi Perillo na tarde desta quinta-feira (19).


Além de ressaltar a importância de um bom diálogo entre a Casa e o Executivo estadual, José Eliton afirmou que a expectativa é de que a atual legislatura seja “a mais profícua e a mais promissora possível em face de desafios grandiosos”. E ao cumprimentar o presidente Helio de Sousa (DEM), enfatizou: “Goiás vai continuar no caminho promissor do crescimento econômico sustentável com inclusão social e realizações que mudam para melhor a vida dos cidadãos”.

Hélio de Sousa e Secretária da Fazenda Ana CarlaFoto Y. Maeda
Em seu discurso, o vice-governador, que também é o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), detalhou realizações governamentais do último mandato de Marconi Perillo (2011 – 2014). De acordo com o vice-governador, nos últimos quatro anos, o governo alcançou um acentuado processo de transformação do perfil socioeconômico do Estado ao empreender um conjunto de investimentos que abrangeu todos os setores. “Trata-se de uma gestão determinada a consolidar Goiás como referência nacional, tendo como suporte os nossos índices de crescimento sempre acima da média brasileira”.

A Reforma Administrativa também foi destaque no discurso do vice-governador. “Com gastos públicos reduzidos, podemos lançar mão de mais investimentos que garantam modernidade, transformação e desenvolvimento”, disse José Eliton, em tom otimista. Segundo ele, a reforma, aprovada pelos deputados estaduais, é “pioneira, abrangente e ousada”.

Goiás no rumo certo
Foto Y. Maeda
Ao relatar números positivos do crescimento do Estado, José Eliton fez comparativos com dados nacionais. “Em 2014, a balança comercial brasileira registrou déficit de US$ 3,9 bilhões. Além disso, sobem os juros e os índices de inflação, ao passo em que diminui a oferta de crédito”, lembrou o vice-governador ao afirmar que a meta do governador Marconi Perillo será sempre uma administração eficaz e, sobretudo, mais transparente e próxima dos cidadãos.

O vice-governador ainda citou outros destaques obtidos por Goiás, como na Educação. “Obtivemos marcas históricas que bem refletem o esforço realizado ao longo dos últimos quatro anos”, relatou ao mencionar que, em 2014, o Ministério da Educação anunciou que o Ensino Médio da rede estadual alcançou a primeira posição em ranking nacional.

Quanto aos investimentos do Governo do Estado em saúde, José Eliton lembrou a todos que, em 2013 foi criada a Rede Hugo com o objetivo de reorganizar o acesso a leitos de urgência e emergência em Goiás, entre outros. Além disso, o advento das Organizações Sociais (OSs) permitiu estreitamento de parcerias com a iniciativa privada e o terceiro setor, “o que trouxe resultados mais alvissareiros, a ponto de Goiás servir hoje como modelo para experiências em outros Estados. Uma solução que faz escola.” 

Foto Y. Maeda
Mencionou ainda investimentos em Segurança Pública - cresceram 30% - e em programas de infraestrutura, como o Rodovida, que recuperou as estradas goianas e totalizou recursos aplicados superiores a R$ 1,1 bilhão.”

Por fim, o vice-governador citou os programas de proteção social, que proporcionam maior dignidade às populações em vulnerabilidade. “Para os próximos quatro anos, vamos reafirmar as ações positivas e avançar muito mais, a despeito do cenário nacional desfavorável”.

Após relatar ações fundamentais do governo de Goiás realizadas nesses últimos anos, José Eliton conclamou o poder legislativo para que, juntos possam fazer ainda mais pelo Estado. “Com a parceria positiva da Assembleia Legislativa e dos demais poderes, Goiás, mais uma vez, dará respostas à altura das exigências de nosso tempo. Não nos faltam entusiasmo e plena disposição para romper barreiras e vencer desafios”, finalizou.

Nenhum comentário: