Neste ano os 10 clubes integrantes do Campeonato são: América, Caldas Novas, Goiânia, Iporá, Itumbiara, Mineiros, Morrinhos, Novo Horizonte, Rio Verde e Santa Helena. Todos eles devem cumprir os prazos estabelecidos pela FGF em relação à inscrição de atletas e entrega dos laudos técnicos de liberação dos estádios em que os times mandarão seus jogos.
Os clubes têm até a segunda-feira, dia 21 de julho, para protocolar os contratos dos jogadores que irão atuar na partida de estreia na Divisão de Acesso 2014. Dia 2 de setembro é o prazo limite para os jogadores ganharem condição de jogo no Campeonato. Quanto aos estádios, 9 de junho é a data estipulada para apresentação dos laudos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e de Engenharia.
Sistema de disputa
A fórmula foi modificada em relação aos dois anos anteriores, aspecto permitido pela legislação vigente. Na 1ª Fase do Campeonato, as 10 equipes estão divididas em dois grupos de cinco times cada, formados de acordo com a regionalização. No Grupo A estão Goiânia, Iporá, Mineiros, Rio Verde e Santa Helena enquanto o Grupo B é composto por América, Caldas Novas, Itumbiara, Morrinhos e Novo Horizonte. Os jogos acontecem dentro dos respectivos grupos, em turno e returno, 8 jogos para cada time, quatro em casa e quatro fora de casa, classificando-se os dois primeiros colocados de cada grupo para a Fase Final enquanto o 5º e último colocado de cada um dos dois grupos serão rebaixados para a Terceira Divisão em 2015.
Na Fase Final, os quatro times classificados jogarão entre si em turno e returno, contagem corrida de pontos ganhos, começando todos com zero ponto, com os dois primeiros colocados sagrando-se respectivamente campeão e vice, com acesso automático ao Goianão 2015.
Quantidade de atletas
Em relação aos dois anos anteriores, a quantidade de atletas até 22 anos de idade, ou seja, nascidos a partir de 1º de janeiro de 1992, foi diminuída de nove para sete por partida, enquanto ficou estipulado em até 18 o número de atletas que assinam súmula por time nas partidas.
Campeonato de 2015
Ficou definido também que no ano que vem, em função da presença do Vila Nova na competição e devido a sua participação no Campeonato Brasileiro, o Goiano da Divisão de Acesso será realizado no 1º semestre, provavelmente de três a quatro semanas após o início do Goianão, sendo que por força da lei, a competição será rigorosamente dentro dos parâmetros da edição deste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário