segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Marconi Lidera Pesquisa de Intenção de Voto Para Governador de Goiás

Foto: Reprodução DM
Foto: Reprodução DM
O governador Marconi Perillo (PSDB) lidera a corrida eleitoral para o governo de Goiás em todos os possíveis cenários. Seus índices de intenção variam de 36% a 41%, o que lhe dá a dianteira em relação a todos os outros adversários. Ele também aparece na frente na pesquisa espontânea. É o que aferiu a pesquisa pelo Instituto Fortiori, contratada pela Rede Sucesso de Rádio e Televisão Ltda.
É a primeira pesquisa que se realiza em Goiás desde a obrigatoriedade, de acordo com a Legislação Eleitoral, de se divulgar levantamento de intenção de votos, de registro junto à Justiça Eleitoral. 
A pesquisa Fortiori foi realizada entre os dias 18 e 24 de janeiro e ouviu mil pessoas numa amostra representativa de todo o Estado. Para um intervalo de confiança de 95%, a margem de erro máxima da pesquisa é de 3,1%. A pesquisa foi contratada pela Rede Sucesso de Rádio e Televisão Ltda e está registrada no TRE-GO sob o número GO-00001/2014 e no TSE com o número BR-00009/2014. A data do registro da pesquisa é dia 27 de janeiro de 2014.
CENÁRIOS
No primeiro cenário, Marconi lidera com 41% das intenções de voto, contra 22% de Vanderlan Cardoso (PSB) e 16% de Júnior Friboi (PMDB). Nessa simulação, 8% dos eleitores goianos dizem ainda indecisos e outros 14% afirmam querer votar em branco ou nulo.
O cenário número dois inclui também como candidato o nome do prefeito de Anápolis, Antônio Gomide (PT). Com a entrada de Gomide no páreo, Marconi lidera com 39% das intenções de voto, seguido por Vanderlan com 20%, Friboi com 13% e Gomide aparece em último com 9% das intenções de voto. Nesse cenário, 8% se dizem indecisos e 11% que pretendem votar em branco ou anular o voto.
O último cenário pesquisado, considerado hoje o menos provável para a eleição, troca o possível candidato do PMDB. Sai Júnior Friboi e entra Iris Rezende. Mesmo com essa mudança, Marconi mantém a liderança com 36% das intenções de voto contra 32% de Iris Rezende e 16% de Vanderlan Cardoso. Com essa configuração, 6% se dizem indecisos e 10% que votariam em branco ou nulo.
POR REGIÕES
Na estratificação por regiões, o governador encontra maiores dificuldades na Capital, onde obtém índices que variam de 26% a 29%. Na Região Sul Marconi chega a 52% em um dos cenários. Vanderlan tem seu melhor desempenho na Região Central, onde se localiza a cidade de Senador Canedo, onde ele foi prefeito por dois mandatos. O mesmo ocorre com Gomide, quando seu nome é colocado na disputa, já que Anápolis, onde é prefeito, também compõe essa região. 
Já o pré-candidato do PMDB, Junior Friboi, obtém seus melhores desempenhos nas regiões Norte e Sudoeste do Estado. E Iris Rezende, no cenário onde aparece seu nome, tem o melhor desempenho em Goiânia.
ESPONTÂNEA
Marconi também aparece em primeiro lugar na pesquisa espontânea, onde os nomes dos possíveis candidatos não são apresentados ao entrevistado. O governador alcança 18% das intenções de voto, contra 7% de Iris, 3% de Vanderlan, 2% de Júnior Friboi e 1% de Antônio Gomide. Essa variável mostra que, espontaneamente, 61% dos eleitores goianos continuam indecisos faltando nove meses para a eleição.
 50% aprovam desempenho do governador
A pesquisa Fortiori também quis saber do eleitor goiano a avaliação que faz do desempenho do governador Marconi Perillo à frente do governo de Goiás e a avaliação da atual administração. O resultado mostra que 50% dos goianos aprovam o desempenho do governador, contra 34% que desaprovam. 15% disseram não aprovar nem desaprovar, ao passo que 1% não respondeu a esse questionamento.
O número representa um avanço na aprovação ao governador nos últimos meses e coincide como resultado divulgado pelo Ibope no mês de dezembro. Segundo o Ibope, 48% aprovam a maneira do governador administrar o Estado.
APROVAÇÃO
Marconi obtém seus melhores índices de aprovação nas regiões Sul (62%), Noroeste (60%), Sudoeste (54%) e Entorno (53%). Entre os eleitores com nível primário, 66% afirmam aprovar o governador e 57% dos eleitores com mais de 50 anos também aprovam.
A avaliação do governo também cresceu se comparada às pesquisas feitas em meados de 2013. De acordo com o Instituto Fortiori, 43% consideram o governo de Marconi Perillo ótimo ou bom, contra 25% que o consideram ruim ou péssimo. Para 31%, o governo é regular. Em julho do ano passado, de acordo com o Ibope, a avaliação do governo era de 21%. A aprovação ao governo, portanto, dobrou nos últimos seis meses.
Números dão fôlego à reeleição do tucano
A recuperação da popularidade do governador Marconi Perillo, aferida em todas as pesquisas divulgadas nos últimos dois meses, aumenta as possibilidades de ele ser candidato à reeleição nas eleições de outubro. O aumento da aprovação ao governo e a melhoria da imagem pessoal do governador já o colocam em primeiro lugar na corrida sucessória em todos os cenários pesquisados. Apesar disso, o governador continua afirmando que só definirá se será ou não candidato à reeleição no mês de junho. Seus aliados mais próximos, no entanto, insistem que a candidatura de Marconi é a mais viável no campo governista.
O crescimento dos números de Marconi mostram que ele recupera alguns elementos de imagem positivos, com o de que foi o maior responsável pelas transformações econômica e social ocorrida em Goiás nos últimos anos e acaba diminuindo a força do discurso oposicionista de mudança.
Fonte: Diário da Manhã

3 comentários:

Anônimo disse...

Leonardo é preso no aeroporto de Brasilia por portar munição.
Caso Leonardo fosse opositor ao Governo de Goiás, com certeza estaria estampado neste blog chapa branca. Aqui funciona como um palanque partidário. Isso não teria problema algum, desde que se assuma esse papel de jornalismo que presta serviços a determinado candidato. Seja o partido que for, que usa esse tipo de coisa,é abominável no campo de um jornalismo sério.
Com certeza esse comentário será deletado. O que prova o citado acima.
Esse caso do Leonardo é apenas um exemplo do "estilo" implantado aqui.

http://www.opopular.com.br/editorias/magazine/leonardo-%C3%A9-preso-com-muni%C3%A7%C3%A3o-no-aeroporto-de-bras%C3%ADlia-1.468155

Anônimo disse...

Instituto de pesquisa comprado com certeza! Das pessoas que eu conheço ninguém vai votar no coronelzinho não

Unknown disse...

Eu tb acredito que esta pesquisa foi comprada, pq 99,9% das pessoas que conheço não vota Marconi, principalmente a classe dos professores,
ele tirou 30% do nosso salário( direito adquirido, TITULARIDADE), até o momento não conheci nenhum governador, que tirou salário de professor, fosse bem sucedido. Acredito que este terá o mesmo caminho de Onofre Quinan, Henrique Santilo, Woney Martins, Ademar Santilo (prefeito em Anápolis) e outros,nem para vereador ganham mais. O Governador Marconi, só ganha, se a classe dos professores, a saúde, a segurança, não tiver família e nem amigos. Se fosse ele nem candidatava, a decepção vai ser muito grande.
Espero que este comentário não seja excluído, pois já postei vários comentários com este dizeres, não permitiram ser publicado.