sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Marconi diz que acordo é um “divisor de águas” na história da Celg

Em entrevista coletiva, ontem à tarde, na qual detalhou os termos do acordo da Celg com a Eletrobrás o governador Marconi Perillo considerou o Termo de Entendimento um “divisor de águas” na história da empresa. Na prática, o acordo vai permitir a injeção de um recurso algo próximo a R$ 1 bilhão  na empresa, entre 2014 e 2015. Num primeiro momento, o Estado aportaria um volume maior de recursos que o governo Federal.
Segundo o governador, nos últimos dois anos, o governo de Goiás realizou diligências para formulação do acordo final.
Pelo protocolo assinado com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o Tesouro Nacional fará um aporte financeiro de R$ 1,9 bilhão à CelgPar, que repassará o montante para a Celg D promover investimentos na infraestrutura da empresa. De acordo com o governador, ficou acertado na reunião de hoje, no Ministério das Minas e Energia, em Brasília, que a direção da Eletrobrás virá a Goiás para anunciar um plano de investimentos na empresa.
Na coletiva, Marconi destacou que o governo de Goiás, nos últimos três anos, foi capaz um “planejamento revolucionário” na área de estradas e saneamento básico e só faltava a questão da energia,  para complementar o tripé. “A partir de agora vamos ter investimentos para o consumidor residencial, industrial e rural”, disse. Mesmo sem esses investimentos, observou que o PIB goiano tem experimentado um crescimento duas vezes e meia maior que o nacional.
No acordo de premissas, explicou Marconi, a Celg está sendo avaliada pelo que ela vale até 2015, quando termina o atual contrato de concessão. “Havendo a prorrogação, que temos certeza que acontecerá a partir desse acordo, a empresa terá uma valorização grande, muito importante para valorizar e qualificar as ações do governo estadual (49%) e da Eletrobrás (51%)”.
Na avaliação do governador, o governo Federal não aceitaria realizar a prorrogação sem que houvesse o acordo com relação à divisão das ações. Em resumo: a Eletrobrás entra como sócia e à medida que houver a valorização em função da renovação do contrato de concessão, a ser ofertado pelo governo Federal,  consequentemente as partes vão se beneficiar com o crescimento da empresa.
Marconi ponderou ao ministro que gostaria que todos os prazos da transferência fossem encurtados. Ele prevê que por volta do mês de maio deste ano todo o processo esteja concluído. “A Celg era uma até hoje. A partir deste acordo será outra”, sintetizou Marconi, para quem o governo estadual tomou todas as medidas para que a mudança do controle acionário fosse efetivamente realizada.
Bombeiros – Um pouco antes de conceder a entrevista, o governador Marconi entregou, na Praça Cívica, ao Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás 20 caminhões para combate a incêndio e quatro viaturas de resgate, que servirão para melhorar o atendimento da corporação à população.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pessoal para quem não conhece Antonio Gomide aí vai um exemplo recente de sua administração.

Mais um grande investimento da atual administração será entregue à população. Trata-se do Planetário Digital 3D e Observatório Astronômico de Anápolis, localizado na Praça Cecé Alencar, na Avenida Jamel Cecílio, que será inaugurado nesta quinta-feira, 30, às 20 horas. O evento contará com a presença do primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes.

Com cerca de 1.200 m² de área construída, o Planetário Digital de Anápolis conta com três espaços. O primeiro é o Planetário Digital – Espaço Imersivo Multidisciplinar onde serão realizadas as projeções digitais fulldome - mídia audiovisual imersiva baseada na projeção em telas hemisféricas – e conta com uma cúpula de 10 metros de diâmetro com capacidade de acomodar até 70 pessoas em confortáveis poltronas em um espaço que possibilita a apresentação dos mais diversos espetáculos visuais.

O segundo ambiente é o Observatório Astronômico onde será possível fazer observações dos corpos celestes por meio de um conjunto de quatro telescópios. O contato direto com os astros permite que as pessoas aprendam mais sobre a dimensão no espaço e sua importância para o planeta Terra.

O Planetário 3D também conta com o Espaço de Ciências Afins, com duas salas, onde será possível realizar uma interação e desenvolvimento de atividades de ciências e tecnologia, e promover o conhecimento e educação em salas exclusivas para crianças, com vários modelos pedagógicos para aprenderem de forma lúdica. Nesta parte do planetário serão realizadas também oficinas para jovens nas áreas de Matemática, Química, Física, Biologia, Astronomia e ainda mostra de filmes e vídeos educacionais e científicos, realizados com caráter multidisciplinar de forma diferenciada e dinâmica.

O projeto abrange também a construção de banheiros, masculino e feminino, sala de exposição, espaço para a administração, almoxarifado, secretaria e recepção. Foram instalados equipamentos tecnológicos de projeção digital e astronômicos de última geração. Além de sua função didática, o Planetário Digital é também uma excelente sala de espetáculos virtuais, que pode se tornar uma atração turística e cultural de grande interesse do público em geral.

O novo investimento da administração municipal visa disponibilizar a todas as escolas e universidades do município um centro de aplicação didática que proporciona uma orientação educacional, além das salas de aula. O espaço multidisciplinar é uma estratégia para levar às pessoas mais conhecimento científico e tecnológico. O horário de funcionamento de terça a sexta, das 8 às 21 horas, nos períodos matutino e vespertino, vai priorizar o público escolar. Aos sábados, das 17h30 às 21h30, e domingo, das 15 às 18 horas, o local será aberto para o público em geral. São duas sessões por turno e para usufruir dos serviços é preciso agendar visitas por meio do telefone (62) 3902-1016. João Marcos Leite