A equipe do "Shakhtar" nasceu em maio de 1936, com o nome de "Stakhanovets". O nome "Shakhtar" surgiria somente dez anos mais tarde, já em 1946. O seu primeiro nome era uma homenagem a Alexei Stakhanov, o lendário mineiro da Donbass (bacia carbonífera do Donets). Popularmente, o clube também era conhecido como "Os Mineiros". O "Shakhtar" (mineiro em ucraniano) é o orgulho da Donbass, terra de muitos operários das minas de carvão. Prova disso é que em épocas de vitórias do time aumentava a extração de carvão nas minas, assim como a produtividade nas usinas siderúrgicas e fábricas da região.
No período soviético, a equipe do "Shakhtar" alcançou grande sucesso esportivo, principalmente na Copa da URSS. Por seu caráter inabalável, união do coletivo e capacidade de lutar até o último minuto, o time do "Shahtar" (Shakhtyor, em russo) era muitas vezes chamado de “equipe da copa". No início da década de 60 do século passado, sob a orientação do técnico Oleg Oshenkov, o "Shakhtar" jogou por três anos consecutivos na final da Copa da URSS, tendo saído vencedor e ganho a Copa honorária duas dessas vezes (em 1961 e 1962). Mais tarde, em 1980 e 1983, os mineiros voltaram de novo a conquistar a Copa da URSS.
Nas competições dos campeonatos da URSS, o "Shakhtar" também conseguiu resultados de grande destaque. Ele ficou duas vezes em segundo lugar (1975, 1979) e o mesmo número de vezes em terceiro (1951, 1978). Em 1984, o "Shakhtar" ganhou a distinção de "Melhor Time da URSS" ao vencer a Supercopa do país.
Em 1991 se deu o colapso da União Soviética e teve início um novo período na História da Ucrânia independente. Para os ucranianos, o "Shakhtar" é o líder consensual do futebol nacional. Atualmente, a equipe de Donetsk conquistou por seis vezes o título de Campeã da Ucrânia (2002, 2005, 2006, 2008, 2010, 2011), ganhou sete vezes a Copa da Ucrânia (1995, 1997, 2001, 2002, 2004, 2008, 2011) e em 2005, 2008 e 2011, os mineiros se tornaram os vencedores da Supercopa da Ucrânia.
Um novo marco na história do clube se deu em 1996, quando Rinat Akhmetov tomou as rédeas do "Shakhtar". O novo presidente do clube assumiu o compromisso de fazer do "Shakhtar" um clube de elevado nível europeu.
Atualmente, o “Shakhtar” participa regularmente na mais prestigiada competição de clubes do futebol europeu: a Liga dos Campeões da UEFA. Pela primeira vez na história do futebol ucraniano, os "mineiros" venceram a Copa UEFA, quando em maio de 2009, no jogo da final, o "Shakhtar" venceu por 2-1 o clube “Werder” de Bremen, com o gol da vitória marcado por Jadson.
A Cidade
Donetsk é uma cidade da Ucrânia, capital da região com o mesmo nome. Localiza-se no sudeste do país, nas margens do rio Kalmius. Tem cerca de 1.566.000 habitantes. Foi fundada em 1870 pelo industrial galês John Hughes. Designou-se Yuzovka ou Hughesovka até 1924 e Stalino de 1924 a 1961. Na Segunda Guerra Mundial a cidade esteve ocupada pelos alemães entre 1941 e 1943 e ficou praticamente destruída, sendo depois reconstruída no típico estilo soviético. Desde 1961 que a cidade se chama Donetsk.
A população de Donetsk, ao contrário do que acontece nas zonas ocidentais da Ucrânia, é maioritariamente de língua russa.
Nos anos 60 a cidade foi distinguida pela UNESCO como a cidade industrial mais verde entre cidades de tamanho semelhante.
O Shakhtar Donetsk é um conhecido clube de futebol da cidade. Além do Shakhtar, Donetsk possui outro clube, menos famoso no cenário europeu, o Metalurg Donetsk.
O Estádio
Em agosto de 2009 o clube inaugurou o novo estádio, o "Donbass Arena", com uma capacidade para 51.504 espectadores.
Antes disso, o time jogava no estádio "Shakhtyor" e no RSK (Complexo Esportivo Regional) "Olimpisky".
Donbas Arena foi o estádio na Ucrânia que recebeu o Campeonato Europeu de Futebol de 2012. Localiza-se no centro da cidade de Donetsk. Iniciado em 2006, foi concluído em 2009 e foi custeado pelo Shakhtar Donetsk.
Patrocinadores
O Shakhatar tem como acionista principal o grupo System Capital Management que é o maior grupo industrial e financeiro da Ucrânia. A missão do SCM é criar um negócio de classe mundial que contribua para o desenvolvimento econômico e social da Ucrânia.9 arremessos (8 - com grama natural, um campo artificial). Ao todo o clube tem 19 patrocinadores entre eles: Nike, Pepsi, Nestle, Hyundai, etc.
Centro de Treinamento
São 9 campos para treinamento, todos os campos são iluminados e três deles têm aquecimento no subsolo.
O novo centro de treinamento foi construído num local de Kirsha que tinha hospedado antigas instalações de treinamento do Shakhtar desde 1953. É um Centro que não tem análogos na Europa. O Centro foi inaugurado em 1999.
Mais instalações foram construídas em 2001 para o time reserva e Shakhtar-3. O novo edifício é de cerca de 2.300 m2 e possui um confortável hotel com apartamentos duplos, cantina, ginásio, sala de consultoria, escritórios totalmente equipados do departamento médico, que inclui:
complexo de fisioterapia;
salas de tratamento;
centro de recuperação com piscina e sala de vapores.
O dormitório para os atletas da categorias de base tem 30 quartos, piscina, sala de vapores, ginásio, consultório, cinema, sala de informática, sala de aulas de teoria, bilhar e tênis de mesa.
Tem também foi construído um novo centro de reabilitação. É a área total é de 10.668 m2.
O centro de reabilitação conta com 25 metros de comprimento, piscina, SPA, equipado complexo médico, treinamento relvado artificial, ginásio (580 m2), sala de informática, cinema, jardim interior, sala de conferências, uma sala com lareira, etc
Marketing do Clube
A maior loja do clube de futebol na Ucrânia é a Fan Shop no Donbass Arena. A sua área comercial é de 390 metros quadrados. A loja comercializa uma coleção especial da Nike com o logotipo do FC Shakhtar Donetsk que inclui o uniforme de jogo (em casa e fora), o uniforme de treino, roupa de uso comum, agasalhos de outono e inverno, sapatos, botas, uma coleção exclusiva de bolas de futebol, luvas, caneleiras e bolsas.
O cliente tem à sua disposição cerca de 160 itens e artigos da marca: chaveiros, flâmulas, etiquetas, ímãs, pulseiras, braceletes, canecas, bolas com retratos e autógrafos dos jogadores, etc. Há uma seção especial de lembranças VIP, bem como produtos para os torcedores mais jovens: uniforme de criança, os brinquedos, "Toupeira", "Bola", "Quebra-cabeça".
Além disso, a Fan Shop do Donbass Arena tem um serviço único de gravação na camisa oficial do clube do seu nome ou do nome e número de um jogador à sua escolha.
O cliente tem à sua disposição cerca de 160 itens e artigos da marca: chaveiros, flâmulas, etiquetas, ímãs, pulseiras, braceletes, canecas, bolas com retratos e autógrafos dos jogadores, etc. Há uma seção especial de lembranças VIP, bem como produtos para os torcedores mais jovens: uniforme de criança, os brinquedos, "Toupeira", "Bola", "Quebra-cabeça".
Além disso, a Fan Shop do Donbass Arena tem um serviço único de gravação na camisa oficial do clube do seu nome ou do nome e número de um jogador à sua escolha.
Os 10 Jogadores brasileiros do Shakhtar
Maicon |
Ismaily |
Wellington Nem |
Fred |
Fernando |
Douglas Costa |
Taison |
Alex Teixeira |
Ilsinho |
Luiz Adriano |
Nenhum comentário:
Postar um comentário