domingo, 2 de dezembro de 2012

Atlético MG x Cruzeiro - Clássico Com Nobres Objetivos


O fim de 2011 foi aliviante para os rivais mineiros. Atlético e Cruzeiro conseguiram se safar da queda para a Série B do Campeonato Brasileiro. Em 2012, ambos se reencontram na última partida da temporada, mas com olhos voltados para metas mais importantes, a partir das 17 horas deste domingo, no Independência, com torcida única alvinegra.

No ano passado, o Galo se livrou do rebaixamento na penúltima rodada, após triunfo contra o Botafogo, e jogou o clássico final sem grande pressão. Em 2012, a equipe de Cuca teve grande crescimento técnico, disputou o título nacional, e quer a segunda colocação. Ela é importante porque dá vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2013.

“Clássico quando você vence em qualquer momento do campeonato é importante. No final se torna mais importante porque a gente tem um fechamento positivo, deixa uma boa impressão para começar o próximo ano. Fechar o ano bem mostra o quanto o Atlético foi bem todo ano”, ressalta o zagueiro Leonardo Silva.

Já o Cruzeiro pode terminar o Brasileiro em sexto lugar, caso vença o rival e conte com tropeços de Vasco e Botafogo. Tal colocação pode levar o clube celeste diretamente às oitavas de final da Copa do Brasil do ano que vem. Isso porque o São Paulo, que vai disputar a Libertadores 2013, pode ser campeão da Sul-Americana este ano.

Se isso acontecer, o Tricolor será obrigado a disputar a edição do torneio continental no próximo ano, abrindo mão da disputa da Copa do Brasil – em 2013, só disputará a Sul-Americana quem for eliminado antes das oitavas da Copa do Brasil e os participantes da Libertadores entrarão no torneio nacional já nas oitavas. Dessa forma, o sexto colocado no Brasileirão, herdaria a ‘vaga’ do São Paulo nas oitavas de final da Copa do Brasil, pulando três fases anteriores.

Atlético: sem “favoritismo” e sem pensar no Grêmio

Para ficar com a vice-liderança, o Galo precisa ultrapassar o Grêmio, que disputa clássico no Sul contra o Internacional. Mas os jogadores e o técnico Cuca preferem esquecer o jogo do Olímpico. “Temos que fazer a nossa parte, irmos tranquilos e determinados para o jogo”, afirma Cuca.

Como fez uma temporada melhor, o Atlético pode ser apontado como favorito no duelo. Mas o treinador alvinegro diz que, em campo, o que vale é o momento. “Isso tudo é até às 17 horas de domingo. Quando a bola rolar, não entra em campo nada disso. Lá dentro é 11 contra 11”, ressalta.

Cruzeiro: para atrapalhar os planos do rival

Mais do terminar o Campeonato Brasileiro na sexta colocação, a motivação maior do torcedor cruzeirense é poder atrapalhar os planos do Atlético na briga pela vaga direta na Copa Libertadores. Na Toca da Raposa II, alguns jogadores admitem que essa possibilidade é um fator de incentivo para o grupo.

”Claro que atrapalhar o rival tem gostinho especial. Se conseguirmos impedir o Atlético de ir para a Libertadores diretamente, será bacana, é uma vitória a mais para nós”, admitiu o lateral Ceará, que disputará seu primeiro clássico mineiro. “Nosso objetivo é conseguir a vitória para alegrar o nosso torcedor e também para não deixar o Atlético ir direto para a Libertadores”, ratificou Leandro Guerreiro.

ATLÉTICO X CRUZEIRO

Atlético: Victor, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Junior César; Pierre, Leandro Donizete, Serginho (Escudero ou Guilherme), Ronaldinho e Bernard; Jô.
Técnico: Cuca

Cruzeiro: Fábio, Ceará, Leandro Guerreiro, Thiago Carvalho e Everton; Charles, Marcelo Oliveira, Tinga e Montillo; Martinuccio e Anselmo Ramon.
Técnico: Celso Roth

Motivo: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data/hora: 02/12/2012 (domingo), às 17 horas
Árbitro: Paulo César Oliveira (SP) 
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)

Nenhum comentário: