segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Relato de experiência - Djair Garcia Ex - Vila Nova FC na Índia




Ao Amigo Cleuber Carlos
agora sou seguidor do seu blog também

Bom Dia aqui hoje no Estado de Goa no Sul da Índia, estamos disputando a Federation Cup ( um tipo de Copa do Brasil na Índia ).O Estado e único em Índia que se fala o "Português", mas no geral em todo País é o Hindu e depois o Inglês o qual utilizo para conversar com atletas e relacionar-me com dirigentes e impressa no geral.

Minha equipe Chirag United Sports Club é de porte médio , somos da cidade de Kolkata no leste Asiático perto da China. À pouco meses atras dei uma entrevista para um blog no Brasil e gostaria que desse uma olhada aqui esta detalhada um pouco da minha historia para chegar até aqui na Índia:
Aqui na Índia onde os Deuses sao os Animais, estou tentando colocar um pouco de profissionalismo no Futebol e na Preparação Física tambem

Estou enviando algumas fotos para ter ideia como e o futebol aqui na India
Um Semi profissional aonde ainda muitos atletas trabalham " meio período " e alguns "Treinadores" também
São atletas de baixa estatura e mal nutrido em sua maioria vindo da zona rural em condições precária até atingir o profissional.
muitos chegam já com uma idade de "24 anos " sem ter passado pelo conhecimento das Categorias de Base .
Meu trabalho nao se limita a Preparação física por os Treinadores Indianos nao tem paciencia para fundamentos basicos , entao procuro entroduzir durante meus aquecimentos !
Faço os treinamentos dos meus goleiros e auxilio meu fisioterapeta , que tem pouco conhecimento na área de recuperação de " Atletas de Futebol ".
Sou o único Preparador Físico extrangeiro na Índia porque os Treinadores nao admitem e nao deixam trabalhar um Preparador Físico. Meu time esta sendo pioneiro em manter " Um " e Brasileiro acima de tudo ....estou muito feliz com meu trabalho e vejo uma melhora acentuada no meus jogadores, agora iniciando minha terceira temporada.
Das 14 equipes que disputam a I National league Indian, somente acredito 3 possuem um preparador físico e somente o treinador com seu adjunto trabalham na equipe! fazendo o trabalho do preparador físico , treinador guarda redes , nutricionista ,fisioterapeuta , psicologo...etc
Neste dois anos ja tive proposta de mudar de equipe, mas preferi ficar aonde me dão condições e acreditam no meu trabalho ....e vejo minha equipe evoluir no Futebol do Pais.
Existe uma diferença muito grande na sociedade aonde os ricos sao muito ricos e o pobres " miseráveis " muito pobres.
Os atletas não têm grande ambição ...tipo um dia jogar no futebol europeu como é o sonho por exemplo de um jogador Sul Americano / Brasileiro.


O Pouco que ganham do futebol mais o que ganham no ( office ) seu emprego ..já é um grande dinheiro no mês para sua familia aqui na Índia.
A Seleção nacional se limita a ter os mesmo atletas em todas convocações desde que cheguei aqui em 2008.
Existe atletas na seleção nacional com quase " 37 " anos de Idade .....impossível pensar para um futebol que precisa evoluir.
Os Campos de treinamentos sao precários e infelizmente o maior estádio Nacional da Índia o Salt Lake stadium com capacidade de 200 mil pessoas, colocaram grama sintetica a questao de um ano atrás .
Com isto minha equipe e outras tambem ja perderam vários atletas por contusões jogando neste tipo de piso.
Os Clubes nao possuem um Centro de treinamento como nos grandes Clube Mundiais.
Há uma resistência muito grande acredito para o não profissionalismo e sim o grande esporte do país acaba sendo o Cricket, onde gera grandes investimento dos patrocinadores e grandes públicos nos espetáculos, sendo assim a televisão perde o interesse para transmitir uma partida de futebol.
Os jogadores que aqui estão são muitos Nígerianos e alguns Brasileiros , cada equipe pode ter no maximo 4 sendo 3 extrangeiro e um asiático !
Geralmente os gols sao marcados pelos extrangeiros sempre.
O Futebol é disputado de uma forma lenta e de pouco dinâmica e variação tática muito " Chutão" para o alto e para frente
Os goleiros sao de baixa estátura para um perfil normal de goleiro europeu e Sul americano, os meios campistas pouco trabalham no jogo.
O que tenho feito é dar maior forca, mais agilidade com velocidade e temos conseguido com isto igualar em condições com as equipes " grandes da Índia "
East Bengal , Mohum Bagan de Kolkata , Churchil Brothers ,Dempo SC de Goa que sao as equipes que vencem todos torneios a disputar na Índia.
Trabalho com ex-Defesa famoso aqui da Índia Subrata Batatharya que foi muitos anos jogador da Sel. Nacional e jogou pelo Mohum Bagan.
Estou feliz aqui porque apesar de ser o país onde os Deuses sao os Animais .
Aconteceram muitas coisa engracadas comigo nestes anos, tipo :
- Um pássaro pegou meu peixe na hora do almoco ..invadiu o refeitorio e pegou do meu prato.rs

- A Vaca invadiu minha casa no quintal e todos os dias elas ficam deitadas no asfalto atrapalhando o transito .
- Um rato pulou na minha frente um dia que caminhava para dar Treino.rs
-Uns Macacos atravessaram o campo de jogo antes de eu comecar o aquecimento .rs
Nesta pre-temporada um macaco correu em minha direção e fui salvo com os gritos dos jogadores ...deu tempo de sair de lado e ele passou bravo por min correndo ...rs
Trabalhar no Brasil aonde o futebol nao se tem seguranca e muitos Clubes nao te pagam o mês.
prefiro estar aqui com os animais, meu trabalho reconhecido e minha familia segura .


Abracos e estou a asua disposição

prof. Djair Garcia

Nenhum comentário: