Uma verdadeira bomba na política em Goiânia. O Blog do Cleuber Carlos realizou com exclusividade levantamento junto ao TRE e verificou que sete partidos, que lançaram candidatos a vereador nas eleições deste ano, não cumpriram a legislação, referente a cota de 30% de mulheres na chapa.
De acordo com documentos obtidos com exclusividade, esses partidos chegaram a registrar as chapas com a cota de 30%, no entanto, algumas candidaturas foram retiradas e outras indeferidas.
A responsabilidade do preenchimento das cotas é inteiramente dos partidos. Com a renuncia de algumas candidatas e desistências de outras, os partidos deveriam fazer as adequações necessárias, retirando candidaturas para preencher a proporcionalidade da cota.
O TRE chegou a emitir comunicado para os partidos que tiveram candidaturas de mulheres indeferidas para fazer as adequações, ainda durante a campanha. Sete partidos deixaram de cumprir a legislação e de acordo com a lei, terão todas a suas chapas invalidadas.
Os vereadores eleitos por este partidos não serão diplomados e consequentemente vai haver uma reviravolta no quadro de vereadores eleitos em Goiânia.
O caso que mais chama atenção é o do Partido da Mulher Brasileira que não conseguiu cumprir a cota de 30% das mulheres.
Veja relação dos partidos que não conseguiram cumprir a cota de 30% de mulheres e correm risco de ter toda as chapas de candidatos invalidadas.
Avante 2 vereadores
PMB 2 Vereadores
PTB, PL, PTC, CIDADANIA E PSC 1 vereador cada Partido.
O PSL fez 29,7. Como a lei fala da fração que igual a meio ou acima arredonda pra cima, menor que meio arredonda pra baixo, está dentro da cota.
AVANTE
O Avante lançou 41 candidatos a vereador, sendo 30 homens e 11 mulheres. O percentual do partido da cota feminina é de 26,83%. Avante elegeu dois vereadores: GEVERSON ABEL DE SOUZA CARMO e THIALU RAPHAEL GUIOTTI LUSTOSA.
Maria Felix Guimarães e Carolina de Oliveira Cruvinel.
PMB
O partido da mulher brasileira lançou 39 Candidatos a vereador em Goiânia, sendo 28 homens e 11 mulheres. Elegeu dois vereadores. EDGAR DUARTE
e WILSON PEREIRA DA SILVA CUNHA.
O PMB teve três pedidos de renuncia homologados pela justiça eleitoral duas candidaturas indeferidas.
Angela Socorro, Soraya Aparecida e Marta de Jesus renunciaram. Nathalia Cristina e Vânja dos Santos tiveram suas candidaturas indeferidas pela Justiça Eleitoral.
Ao homologar a renuncia da candidata Angela Socorro, o juiz Eleitoral, Wilson da Silva Dias, alertou o partido sobre a necessidade de regularizar os parâmetros de candidaturas femininas para atingir a cota de 30%.
vez que o Sistema de Candidaturas já encontra-se fechado.
Intime-se o partido de que o fato de o pedido de registro do partido para
participar do pleito eleitoral não retira sua obrigação de manter a regularidade dos
parâmetros percentuais de candidaturas mínimas por gênero, consoante art. 10, § 3º,
da Lei nº 9.504/97, suportando as consequências cabíveis em caso de
desatendimento.
Publique-se. Registre-se. Intimem-se.
Goiânia, 10 de novembro de 2020.
Wilson da Silva Dias
JUIZ ELEITORAL
PSC
O PSC lançou 41 candidatos a vereador em Goiânia. Sendo 29 homens e 12 mulheres. Elegeu uma vereadora: Léia Klebia.A candidata Ranykelle teve seu registro indeferido pela Justiça Eleitoral e o percentual do partido de cota feminina ficou em 29,27%.
PTB
O PTB lançou 40 candidatos a vereador. 29 homens e 11 mulheres. Elegeu o vereador Leonardo Arantes. Houveram quatro baixas femininas na chapa do PTB. O percentual de candidaturas femininas ficou em 27,50%.
Valéria Batista da Silva teve a candidatura indeferida.
Lucimar Alves Elias teve o registro indeferida
Marina Golçalves Correia também teve sua candidatura indefirida
PL
O PL lançou uma chapa de vereadores com 42 candidatos, sendo 30 homens e 12 mulheres. Foi eleito Willian Veloso de Carvalho.
Aconteceram duas baixas femininas. Ficando o percentual da cota feminina em 28,57%.
Elegeu um vereador: Marlon dos Santos. O percentual de cota feminina ficou em 28,57%.
PTC
O PTC lançou 35 candidatos, sendo 25 homens e 10 mulheres.
Elegeu um vereador, Paulo Henrique Rodrigues Silva. O partido teve duas baixas feminina. O percentual da cota ficou em 28,57%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário