quinta-feira, 13 de junho de 2019

Secretária da Educação Fátima Gavioli Tenta Acabar Com a Máfia da Merenda Escolar em Goiás

A secretária da educação do estado de Goiás, Fátima Gavioli, está enfrentando o crime organizado, enraizado há anos dentro da estrutura da secretaria da educação. 

Um dos principais seguimentos do crime organizado é a máfia da merenda escolar. 

Bem estruturada,  a máfia da merenda escolar,  é formanda por pessoas e empresas,  que combinam entre si, quem vai ficar com o quê,  mesmo antes dos editais de licitações serem publicados.

São empresas que não produzem nada, não processam nada e são montadas,  com o único objetivo de fraudar e ganhar,  todas as licitações dentro da secretaria de educação, não importa que produtos sejam licitados.

A máfia tem várias maneiras de fraudar as licitações,  muitas vezes conta com a conivência e ajuda de servidores e diretores de escolas.

Um exemplo bem claro é a licitação da merenda escolar para carnes bovinas, carnes suínas e peixes,  que geralmente são colocados em um lote só, obviamente para favorecer a máfia e dificultar a participação dos pequenos produtores. 

A máfia não permite que o peixe seja licitado em chamadas públicas, pois, não conseguiriam "legalizar o produto com documentos da agricultura familiar, já que os produtores de peixes do Estado de Goiás,  não participam do esquema mafioso das cooperativas, montadas exclusivamente para fraudar a licitações da merenda escolar.

Desta forma,  o peixe é jogado na licitação da carta convite e tem que concorrer com o peixe falsificado da china, além disto,  quem quiser fornecer peixe para merenda escolar,  fica obrigado a ter carne bovina e suína.  

Assim,  a empresa que arrematar o lote,  fica na obrigação de fornecer os três produtos. Um frigorifico de peixe,  fica automaticamente impedido de participar da licitação, mesmo tendo o produto mais barato, porque ele não tem carne suína e nem bovina para oferecer.

Outra maneira que a máfia utiliza para fraudar a licitação,  é oferecer um produto abaixo do preço de custo,   com único objetivo de tirar um concorrente que queira "atrapalhar" os negócios da máfia. Em seguida, para não tomar prejuízo,  a máfia fornece apenas metade dos produtos licitados, recebendo a NF cheia,  pagando propina para diretores,  que atestam o recebimento da mercadoria.

Fátima Gavioli, decidiu por fim a esta máfia,  determinou a inclusão do peixe na licitação da merenda escolar, de forma obrigatória, em lotes separados. A determinação da secretária não foi obedecida e o peixe ficou fora da chamada pública da merenda escolar para os 30% destinados a produtos da agricultura familiar. Lógico que a decisão encontrou enorme resistência das pessoas que se beneficiam do esquema de propina da máfia. 

Fátima Gavioli,  selecionou  servidores dispostos a colocar um fim a máfia,  formou uma comissão para ir a Assembleia Legislativa,  buscar apoio dos deputados,  para tornar obrigatório através de lei,  a inclusão do peixe produzido no estado de Goiás, na merenda escolar. 

Esta comissão,   que teve representantes de todos os setores da SEDUC, encabeçada pela gerente de merenda escolar da secretaria da educação,  encontrou respaldo do presidente da Assembleia Lissauer Vieira, do deputado Álvaro Soares Guimarães e do presidente da Comissão de Educação Talles Barreto. 


Como resultado da ação desenvolvida pela secretária Fátima Gavioli, com irrestrito apoio da maioria dos deputados,    foi elaborado um projeto de lei,  que já está tramitando para colocar fim a máfia da merenda escolar.

A máfia vai reagir, servidores que se beneficiam do esquema criminoso vão se insubordinar,  tentar boicotar, jogar nas costas dos estudantes uma falsa rejeição pelo peixe, alegar que o produto é caro, enfim,  uma série de artimanhas,  para tentar manter ativo o esquema da máfia,  que paga propina, principalmente para alguns diretores de escolar, que se recusam a cumprir as determinações da secretária de educação e da gerência de merenda escolar. 

São exatamente estes diretores(as),  que fazem parte do esquema de corrupção,  implantado pela máfia da merenda escolar e não querem perder sua "fonte de renda".

A máfia tem tentáculos políticos e empresariais poderosos. A investida da secretária Fátima Gavioli para acabar com o esquema criminosos, certamente terá consequências. Uma delas,  será o lobby junto ao governador Caiado,  para demitir a secretária. Se isso acontecer, saberemos que Caiado se sucumbiu ao esquema corrupto, coisa que não acredito.

 Caiado tem muitos defeitos, mas corrupto não é. Resta saber,  se vai conseguir se manter integro,  ou se vai ceder a presão do esquema mafioso.

Caiado tem dois caminhos a seguir: Ou apoia e respalda Fátima Gavioli ou cede a pressão da máfia e demite a secretária. 






Nenhum comentário: