quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O Campeonato Goiano de Futebol Está Encolhendo

Outrora um campeonato que movimentava todo o estado de Goiás, o campeonato goiano  de futebol está encolhendo, principalmente no que diz respeito ao número de cidades que participam da competição, e,  aos poucos vai deixando de ser um campeonato goiano para ser um campeonato metropolitano. O campeonato goiano de 2014 será disputado por 10 equipes envolvendo apenas 6 cidades: Goiânia, Anápolis, Trindade, Aparecida, Goianésia e Catalão. 

Não teremos nenhuma equipe da região sudoeste e nem sul do estado. Na região sudoeste, a mais rica do estado no agronegócio, cidades grandes como Jataí, Rio Verde, Mineiros, Quirinópolis e Santa Helena estão fora da elite do futebol goiano. 

No sul, duas cidades que conquistaram o campeonato goiano com suas equipes, não fazem mais parte da elite: Itumbiara e Goiatuba. Morrinhos e Caldas Novas e Piracanjuba completam as cidades do sul sem clubes na primeira divisão.

O vale do São Patricio será representado apenas pelo Goianésia. Ceres já teve grandes equipes, mas deixou de figurar na elite do futebol goiano por absoluta falta d einteresse da classe política em apoiar o futebol como lazer divisão para a população.

O norte embora tenha cidades grandes como Porangatu, Minaçu e Uruaçu, não tem tradição no futebol goiano,  o mesmo acontecendo com o nordeste com Niquelândia.

Na estrada de ferro apenas o Crac mantém a tradição futebolística da região. Novo Horizonte que chegou a decidir o campeonato em duas oportunidades e Pires do Rio amargam o ostracismo no futebol.

O vale do Araguaia tem grandes cidades mais nenhuma com força para  brilhar no futebol.


Nenhum comentário: