sábado, 9 de março de 2013

Patrocínio Da Unimed Ao Fluminense Está Sob Risco


Marcada para a próxima terça-feira, a eleição para o Conselho Fiscal da Unimed-Rio coloca o Fluminense no centro das discussões. Pela segunda vez, a atual gestão da cooperativa, presidida por Celso Barros, terá oposição. Disputa que já chegou até a Justiça e que pode comprometer a parceria entre clube e patrocinadora, desestabilizando uma relação que já dura 14 anos. 
Celso Barros, presidente da Unimed, carrega o troféu de campeão brasileiro de 2012 ao lado de Deco e Fred
A contestação aos valores pagos pela cooperativa ao clube tricolor é um dos principais pontos de questionamento do “Movimento Chapa 2”. Sob o lema “Transparência e Ética Já”, os integrantes elencam 10 razões para serem votados. Entre elas, há motivos como: “Garantir que a caixa-preta seja aberta” e “Garantir a ética e a transparência da Cooperativa”. 

Sob o grifo da pergunta “Você Sabia?”, o movimento traz ao público números que são tratados como confidenciais por clube e patrocinador. Entre eles, que o valor do patrocínio do Tricolor chega a R$ 100 milhões por ano e que os salários de alguns jogadores são pagos com verba direta da cooperativa. Fred, Abel, Deco e outros jogadores são citados no material. O valor de patrocínio, se verdadeiro, chega a ser 10 vezes maior do que a Peugeot pagará ao Flamengo, neste ano, R$ 8,4 milhões, por exemplo.

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Carta do 'Movimento Chapa 2' 
Ao fim, uma frase dá o tom da campanha: “É nosso direito saber o que acontece com a nossa empresa. Não tenha medo!”:


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Trecho final da carta do 'Movimento Chapa 2' 

Futuro

Dentro da cooperativa, o movimento é visto como uma prévia da eleição para a presidência da Unimed no ano que vem. Se fizer o Conselho Fiscal, a oposição pretende investigar todo o repasse de verba da cooperativa para o Fluminense e seus jogadores, entre outras despesas inerentes à atividade médica. Perdendo ou ganhando, o objetivo do movimento é lançar candidato à presidência. E esse resultado está diretamente ligado ao futuro da parceria entre patrocinador e clube. 

Justiça

No decorrer da eleição, a oposição listou uma série de perguntas que não foram respondidas pelo Conselho Fiscal e ingressou com uma ação na Justiça cobrando resposta. Entre salários de médicos e investimentos em obras para construção de unidades hospitalares, estão dúvidas quanto aos valores pagos ao Fluminense. A ação corre na 1ª Vara Cível do Fórum da Barra da Tijuca e ainda não teve decisão. 

Na última semana, numa carta aos cooperados, a Diretoria Executiva da Unimed se manifestou. Entre os seis tópicos de resposta, está o “Patrocínio do Fluminense”. No texto, a atual gestão se defende afirmando que o clube trouxe para a cooperativa um aumento da base de associados de 230 mil, para 1 milhão. E que o valor total das ações de marketing da Unimed é de R$ 56 milhões.

Fonte: ESPN

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