terça-feira, 21 de agosto de 2012

Executivos do Futebol Se Reuniram Em Goiânia

 evento da ABEX em Goiânia:  (Foto: Sílvio Túlio)
A cidade de Goiânia sediou nesta segunda-feira, o 3º Encontro da Associação Brasileira dos Executivos de Futebol (ABEX Futebol). Vários diretores de clubes estiveram presente para discutir, entre outros temas, a profissionalização do futebol brasileiro. 

O diretor de futebol do Atlético, Adson Batista, representa Goiás na ABEX na função de 2º diretor secretário da ABEX. Ele comentou sobre a importância de um encontro como este em Goiás. "Estamos trabalhando para profissionalizar ainda mais o futebol e eventos como esse em nossa cidade, com troca de ideias e com a participação de tantas pessoas gabaritadas nos deixa muito satisfeitos", avaliou. 

A palestra de abertura do encontro, que transcorreu durante todo o dia no Castro's Park Hotel, ficou a cargo do ex-presidente do Palmeiras e atual presidente do Sindicato das Associações de Futebol (Sindafebol), Mustafá Contursi. O dirigente falou sobre a área de atuação dos executivos de futebol. 

O presidente da ABEX Brasil, Ocimar Bolicenho, disse que o principal intuito da associação é de mostrar que a figura do diretor de futebol, enquando profissional de gestão, é essencial para o crescimentos dos times. "Nossa posição é profissional e definitiva em favor dos clubes", disse. Para reforçar essa ideia, Bolicenho fez questão de ressaltar que nenhum diretor tem vínculo com qualquer treinador ou dirigente, somente com a entidade. 

Há nove anos atuando na área executiva de futebol, com passagens por Grêmio e Vasco e, atualmente, como diretor de futebol do Fluminense, Rodrigo Caetano explicou que os clubes devem entender a necessidade de se ter profissionais não só no departamento de futebol, mas também em outras áreas que geram receita como marketing, departamento jurídico e assessoria de imprensa. 

Para Caetano, o modelo de gestão atual no futebol mudou ao longo dos anos. "Antigamente, quase sempre os clubes eram dirigido por dirigentes abnegados que representavam a instituição mas não tinham isso com o profissão. Estamos tentando contribuir com esse modelo antigo mudando algumas questões, principalmente com um novo material humano", destaca. 

Entre as novas formas de administração dos clube de futebol, o diretor do Fluminense elogiou a postura do Atlético nesse sentido. "A forma como o Atlético se iguala a outros clubes de maior investimento, é puramente na sua gestão", lembrou. Segundo ele, pesa a favor do rubro-negro o fato do clube ter como um a tradição honrar todos os compromissos firmados, o que permite entrar no mercado e competir com outras equipes que tem uma marca maior. 

A ABEX volta a se reunir no próximo dia 5 de novembro, em Salvador

Fonte: Site do ACG

Nenhum comentário: